quarta-feira, 23 de junho de 2010

Vivaldi e Mozart juntos em concerto da Orquestra de Câmara de Curitiba



Apresentações no fim de semana, sob a regência de Emmanuele Baldini e participação da soprano Marília Vargas, têm releituras de obras conhecidas.



A Orquestra de Câmara de Curitiba, grupo musical mantido pela Prefeitura Municipal, é a atração deste fim de semana, com um concerto que une composições de Antonio Vivaldi (1678 – 1741) e Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791). Tendo como convidado o maestro e violinista Emmanuele Baldini e com a participação da soprano Marília Vargas, as apresentações acontecem na sexta-feira (25), às 20h, e no sábado (26), às 18h30, na Capela Santa Maria. O espetáculo integra a temporada 2010 patrocinada pela Volvo.

A presença de músicos convidados é fator importante para o fortalecimento da carreira própria desenvolvida pela Orquestra de Câmara de Curitiba, parte instrumental da Camerata Antiqua de Curitiba. E o convite ao regente Emmanuele Baldini é exemplo dessa afirmação, quando o grupo atua sob a regência de um nome reconhecido internacionalmente. Nascido em Trieste, na Itália, e atualmente vivendo no Brasil, Baldini atuou em importantes grupos musicais europeus. Sobre seu desempenho como violinista, o célebre maestro italiano Claudio Abbado escreveu: “Fiquei impressionado com sua qualidade musical e com tamanha habilidade técnica”.

Com formação pelo Conservatório de Genebra (Suíça) e especialização em Berlim (Alemanha), Baldini foi vencedor de diversos concursos internacionais e apresentou-se em recitais nas principais cidades europeias, além de realizar longas turnês pela América do Sul, Estados Unidos, Austrália e Japão. Possui extensa discografia, destacando-se o CD Sonatas de Franck e Magnard, muito elogiado pela crítica especializada.

Como solista no repertório camerístico, dividiu o palco com Ricardo Castro, Silvia Chiesa, Arnaldo Cohen, Antonio Meneses, Caio Pagano, Luca Ranieri, Maurizio Zanini e Lilya Zilberstein. No ano passado, Baldini, que desde 2005 é primeiro violino da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, apresentou o ciclo integral dos concertos para violino de Mozart, regendo e tocando ao mesmo tempo, em performance que lhe rendeu indicação ao prêmio Carlos Gomes de Música Erudita.



Soprano – A Orquestra de Câmara de Curitiba também recebe, nesta ocasião, a soprano Marília Vargas, que tem divulgado a música brasileira no exterior com festejadas apresentações, entre elas a realizada ao lado de Antonio Meneses no concerto de abertura do Ano Brasil – França, em 2005. Formada em canto barroco na Schola Cantorum Basiliensis (Suíça), em 2001, Marília ostenta várias premiações, tanto no Brasil como no exterior, tendo se apresentado como solista de diversas orquestras.

Com numerosas gravações para rádios e televisões europeias e brasileiras, além de participações em muitos CDs e DVDs, Marília ainda tem atuado como professora convidada de importantes festivais de música e universidades, no Brasil. Em 2009, lançou o CD “Todo amor desta terra”, com canções paranaenses, resultado de projeto aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba.

A união de Emmanuele Baldini e Marília Vargas à Orquestra de Câmara de Curitiba garante um espetáculo inesquecível. “Com esses elementos foi possível chegar a este bonito programa, com releituras de obras conhecidas”, destaca o diretor artístico da Orquestra de Câmara, Wagner Polistchuk. No repertório estão Serenata em Sol Maior e Adágio para Violino e Orquestra, de Mozart, ao lado dos Motetos para Soprano em Lá Maior, Mi Maior e Dó Menor, de Vivaldi.



Serviço: Apresentações da Orquestra de Câmara de Curitiba, sob a regência do maestro e violinista Emmanuele Baldini e com a participação da soprano Marília Vargas, dentro da temporada de concertos 2010 patrocinada pela Volvo. Datas e horários: dia 25 de junho (sexta-feira), às 20h, e dia 26 de junho de 2010 (sábado), às 18h30 Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro) Ingressos: R$ 10 ou R$ 5 (mais um quilo de alimento não perecível) / promoção não cumulativa

Nenhum comentário: