quinta-feira, 8 de julho de 2010

Cine Papo - mês de julho


Dos dias 09 a 23 de julho, sempre às sextas-feiras, o Instituto Cervantes de Belo Horizonte, órgão oficial do Governo da Espanha e referência mundial na difusão da cultura hispânica, irá exibir gratuitamente filmes do cinema espanhol que tem como elemento de destaque a Guerra Civil Espanhola, que ocorreu de 1936 a 1939. Antes de cada exibição será feita uma apresentação do autor e da obra realizada por especialistas e, em seguida ao filme, será aberta uma discussão envolvendo os espectadores. O evento faz parte do Cine Papo, projeto que tem como objetivo oferecer ao público um pouco sobre o cinema contemporâneo espanhol de forma lúdica e didática.

Nesta série serão exibidos três filmes contemporâneos que abordam a Guerra Civil. A perspectiva de uma criança e seu relacionamento com o professor rural em “A Língua das Mariposas”; a história de um guerrilheiro em “Silêncio Rompido”; ou a investigação sobre um episódio em que os guerrilheiros salvaram a vida de um inimigo, em “Soldados de Salamina”, este, baseado no romance homônimo de Javier Cercas.

O Cine Papo é realizado no próprio Instituto Cervantes às 19h30 e as sessões têm entrada franca e aberta ao público até a lotação do espaço. Mais informações: (31) 3789-1600.

Programação Cine Papo - mês de julho

09 de julho de 2010

A Língua das Mariposas (La Lengua de las Mariposas, 1999, Espanha, 97 minutos).

Sinopse: Espanha, 1936. Moncho, um garoto de 8 anos, tem medo de ir para a escola porque ficou sabendo que os professores batem nas crianças. Até que seu novo professor começa a dar aulas ao garoto em sua casa. Aos poucos, o menino conhece o professor e fica fascinado por seu caráter e por sua sabedoria. Porém, quando explode a Guerra Civil Espanhola, garoto desespera-se ao saber que seu mestre é perseguido.

Horário: 19h30

Local: Instituto Cervantes - Praça Milton Campos, 16 – 2º andar, Serra.

Legenda em português

Entrada franca

16 de julho de 2010

Soldados de Salamina (Soldados de Salamina, 2003, Espanha, 112 minutos).

Sinopse: Uma escritora que abandonou a carreira investiga uma história real que aconteceu nos últimos dias da Guerra Civil Espanhola: o escritor Rafael Sánchez Mazas (Ramón Fontserè) seria fuzilado junto a outros cinquenta prisioneiros, mas conseguiu fugir pelo bosque e se escondeu. Um soldado acabou encontrando-o, mas o deixou escapar. A escritora recompõe as peças dessa história cheia de contradições e personagens enigmáticos. Na sua procura, sem saber, não tenta encontrar só a verdade, mas também a si mesma.

Horário: 19h30

Local: Instituto Cervantes - Praça Milton Campos, 16 – 2º andar, Serra.

Legenda em português

Entrada franca

23 de julho de 2010

Silêncio Rompido (Silencio Roto, 2001, Espanha, 110 minutos).

Sinopse: No inverno de 1944, já terminada a Guerra Civil, ainda existem nos montes do norte da Espanha os “maquis”, grupos armados que não se resignam ao triunfo do franquismo e seguem lutando. Lucía, de apenas 21 anos, chega a um desses povoados para trabalhar com sua tia e ali conhece Manuel, jovem ferreiro que colabora com os maquis, passando a envolver-se com ele e com a realidade oculta sob as montanhas.

Horário: 19h30

Local: Instituto Cervantes - Praça Milton Campos, 16 – 2º andar, Serra.

Legenda em português

Entrada franca

Nenhum comentário: