domingo, 18 de julho de 2010

Meu caminho


Meu caminho
Mon chemin
de Edgar Morin
entrevistas concedidas por ele à jornalista Djénane Kareh Tager

Páginas: 378

Atos e escrita a serviço de um engajamento

Meu Caminho, novo livro de Edgar Morin, apresenta entrevistas concedidas por ele à jornalista Djénane Kareh Tager ao longo de 2008. Nelas, o autor mostra a unidade de uma obra magnífica, marcada pela diversidade e pelas vicissitudes.

Desde o início do livro, o leitor mergulha na vida de Edgard Morin, do engajamento na resistência comunista à sua ruptura com o stalinismo. Ele pertence à geração de intelectuais que ocultaram, sob o calor da ação, a gangrena que constituía o stalinismo, sem aderir, porém, aos dogmas. Essa reflexão pessoal e sua independência constituem as forças que o animam ainda hoje.

Em Meu Caminho, o homem, escritor, sociólogo, inventor do pensamento complexo, ator da vida social, e mesmo política, se liberta, não escondendo as emoções nem as paixões, e revelando ao leitor sua própria experiência na vida, no amor, na velhice e diante da morte.

O amanhã da humanidade está no cerne das reflexões de Edgard Morin. Trata-se de se apoiar sobre todos os aspectos positivos das ciências e técnicas, desenvolvendo a economia solidária e o comércio equitativo. Para ele, a crise econômica é tanto um risco quanto uma chance para a humanidade. Ela pode favorecer as forças retrógradas ou a emergência de soluções positivas que modificarão para sempre o sistema global.

Esse é o caminho de um homem. Esse é o pensamento que se formou no decorrer desse caminho e produziu uma obra maior.

Edgar Morin nasceu em Paris, em 1921, em uma família de nacionalidade italiana, de ascendência judeu-espanhola. Sua adolescência foi marcada pela ascensão ao poder do nazismo, pelos processos stalinistas de Moscou e pela marcha sonambúlica rumo à guerra. Aos vinte anos, com a França sob a ocupação alemã, entrou, simultaneamente, para o Partido Comunista e para a Resistência gaullista. Após a guerra, sua vida prosseguiu na resistência ao stalinismo, à Guerra da Argélia e a todas as barbáries. É doutor honoris causa de várias universidades do mundo e seu trabalho exerce uma forte influência sobre a reflexão contemporânea. Publicou pela Bertrand Brasil outras obras fundamentais: A Cabeça Bem-Feita, A Religação dos Saberes, Ciência com Consciência, Meus Demônios e Amor, Poesia, Sabedoria, O Mundo Moderno e a Questão Judaica e Cultura e Barbárie Europeias.



um lançamento





Nenhum comentário: