sexta-feira, 23 de julho de 2010

O Poder do Santo Nome







Verso 1.1.9 do Sri Brhad-Bhagavatamrta, de Sanatana Gosvami. Comentário de Gopiparanadhana prabhu com base no comentário Dig-darsini.

Em homenagem a Sua Graça Aindra prabhu.



jayati jayati namananda-rupam murarer

viramita-nija-dharma-dhyana-pujadi-yatnam

katham api sakrd attam mukti-dam praninam yat

paramam amrtam ekam jivanam bhusanam me



jayati jayati—todas as glórias, todas as glórias; nama-ananda—como o nome completamente extático; rupam—à forma; murareh—do Senhor Murari (Krsna); viramita—abandonando; nija—pessoais; dharma—deveres sociais; dhyana—meditação; puja-adi—adoração ritual e assim por diante; yatnam—os esforços; katham api—de uma maneira ou outra; sakrt—uma única vez; attam—adotado; mukti-dam—dando a liberação; praninam—às entidades vivas; yat—que; paramam—o maior; amrtam—o néctar eterno; ekam—o único; jiva­nam—meio de subsistência; bhusanam—ornamento; me—meus.



Todas as glórias, todas as glórias ao Senhor Murari na forma de Seu nome completamente extático! Se qualquer ser vivo deixa de lado afazeres como a meditação, a adoração ritual e os deveres sociais e, mesmo que uma só vez, vale-se do santo nome do Senhor, o nome conceder-lhe-á a liberação. Esse santo nome é a maior fonte de prazer eterno, e é a minha própria vida, meu ornamento.



COMENTÁRIO: Entre as várias práticas do serviço devocional, a mais importante é o cantar dos santos nomes do Senhor. O cantar do nome do Senhor é ananda-rupam, pura bem-aventurança, porque faz com que o êxtase nasça no coração. Cantar os santos nomes também é ananda-rupam no sentido de que se trata da essência do êxtase e no sentido de que torna extático tudo o que toca.



Neste verso, o autor novamente repete a exclamação jayati, indicando que o hari-nama, o nome do Senhor, é a mais grandiosa manifestação da atratividade e da misericórdia do Senhor Supremo. Aquele que compreende verdadeiramente o valor do hari-nama escolherá confiar no cantar do hari-nama ao invés de o fazer em relação a outros tipos de empenhos espirituais. Observar deveres prescritos dentro do sistema varnasrama é problemático. Aqueles que perderam o interesse nos deveres ritualísticos do varnasrama cultivam a meditação ióguica, quer visando a perfeição impessoal, quer visando o serviço devocional; em ambos os casos, entretanto, também se trata de algo problemático, dado que envolve a dificuldade de subjugar a mente e os sentidos. Adorar a Deidade do Senhor é problemático porque o adorador deve purificar todos os artigos a serem oferecidos, bem como seu próprio corpo e o seu coração. Igualmente problemáticas são as demais práticas devocionais, como a prática de ouvir, a qual só pode ser corretamente observada após o atendimento de difíceis prerrequisitos, como aquele de encontrar um Vaisnava devidamente qualificado para de quem ouvir. Por conseguinte, deixando de lado a preocupação atinente ao sucesso nesses métodos, um devoto inteligente simplesmente focará sua atenção no hari-nama, em conseqüência do que logrará facilmente os resultados de todos os outros métodos.



Devahuti, a mãe do Senhor Kapiladeva, confirma isto em uma oração ao seu filho:



aho bata sva-paco ’to gariyan

yaj-jihvagre vartate nama tubhyam

tepus tapas te juhuvuh sasnur arya

brahmanucur nama grnanti ye te



“Oh, quão gloriosos são aqueles cujas línguas estão cantando Vosso santo nome! Mesmo se nascidos em famílias de comedores de cachorro, tais pessoas são adoráveis. Aqueles que cantam o santo nome de Vossa Senhoria devem ter executado todos os tipos de austeridades e sacrifícios de fogo e obtido todas as boas maneiras dos arianos. Para estarem cantando o santo nome de Vossa Senhoria, devem ter-se banhando nos lugares sagrados de peregrinação, estudado os Vedas e feito tudo o que é requerido”. (Bhagavatam 3.33.7)



Similarmente, no Sri Visnu Purana (6.2.17), encontramos a seguinte declaração:



dhyayan krte yajan yajnais

tretayam dvapare ’rcayan

yad apnoti tad apnoti

kalau sankirtya kesavam



“O que se obtinha, na era de Krta, por meio da meditação; na era de Treta, por meio de sacrifícios ritualísticos; e, na era de Dvapara, por meio da adoração à Deidade do Senhor; é obtido na era de Kali por meio do cantar sonoro dos nomes de Kesava”.



Uma pessoa questionadora talvez duvide da facilidade do sucesso mediante o hari-nama: “A pessoa talvez logre crédito religioso, sucesso econômico e desfrute material através do hari-nama”, pode ser que diga, “mas a liberação é algo diferente. A liberação só pode ser alcançada por aqueles que são espiritualmente qualificados. Na melhor das hipóteses, os devotos que cantam o hari-nama com perfeita fé e perfeita devoção talvez obtenham a liberação após longa prática”. Srila Sanatana Gosvami refuta este questionamento declarando que, se alguma entidade viva, mesmo que uma única vez, cante o nome do Senhor Hari – mesmo que desintencionalmente ou em escárnio, gracejo ou em aflição material –, o santo nome certamente agraciará essa pessoa com a liberação. Esse cantar pode ser feito sem compreensão verdadeira – ele pode ser um mero reflexo ou sombra (namabhasa) –, mas, ainda assim, ele redundará na liberação. O Srimad-Bhagavatam confirma isso repetidamente:



etavatalam agha-nirharanaya pumsam

sankirtanam bhagavato guna-karma-namnam

vikrusya putram aghavan yad ajamilo ’pi

narayaneti mriyamana iyaya muktim



“A pessoa é facilmente liberta de todas as reações pecaminosas através do cantar do santo nome do Senhor e do cantar de Suas qualidades e atividades. Trata-se do único processo recomendado para a libertação das reações pecaminosas. Mesmo se a pessoa cantar o santo nome do Senhor com pronúncia imprópria, ela se verá livre do condicionamento material caso cante sem ofensas. Ajamila, por exemplo, era extremamente pecaminoso, mas, enquanto morria, ele simplesmente cantou o santo nome, e, conquanto estivesse a chamar por seu filho, obteve completa liberação, pois se lembrou do nome de Narayana”. (Bhagavatam 6.3.24)



citram vidura-vigatah sakrd adadita

yan-namadheyam adhuna sa jahati bandham



“É maravilhoso que mesmo uma pessoa fora da jurisdição das quatro castas – em outras palavras, um intocável – livre-se imediatamente do condicionamento da existência material caso profira o santo nome do Senhor mesmo que uma vez”. (Bhagavatam 5.1.35)



yan-nama-sakrc-chravanat

pukkaso ’pi vimucyate samsarat



“Pela mera audição do santo nome de Vossa Senhoria por uma única vez, mesmo os candalas, os homens da classe mais baixa, livram-se de toda contaminação material”. (Bhagavatam 6.16.44)



O Prabhasa-khanda do Skanda Purana também afirma:



madhura-madhuram etan mangalam mangalanam

sakala-nigama-valli-sat-phalam cit-svarupam

sakrd api parigitam sraddhaya helaya va

bhrgu-vara nara-matram tarayet krsna-nama



“Ó melhor da dinastia Bhrgu, o santo nome de Krsna é a mais doce doçura e a mais auspiciosa auspiciosidade. Ele é o fruto transcendental de todos os Vedas, e é puramente espiritual. Quem quer que o cante mesmo que uma vez, com fé ou com desdém, é liberado”.



Embora, de maneira geral, pensemos que o cantar é função da língua, todas as faculdades conscientes podem se ocupar com o hari-nama. A mente pode contemplar as sílabas dos nomes do Senhor e seus significados, e os sentidos externos podem interagir com o hari-nama cada um à sua maneira. A fala e a audição estão obviamente envolvidas no hari-nama, mas o sentido do tato também pode sentir o nome escrito com barro sagrado no próprio corpo, os olhos podem ver o nome escrito em vários lugares, as mãos e pernas podem trabalhar para carregar um estandarte gravado com o nome, e assim por diante.



Ao fim deste verso, Srila Sanatana descreve sua própria relação com o hari-nama. Ele lhe é tudo. Nada mais importa. Para ele, o hari-nama é o néctar da imortalidade, a felicidade da verdadeira liberação. Incontáveis vezes mais grandioso do que a satisfação da mukti impessoal, o hari-nama também é mais grandioso do que a bem-aventurança de Vaikuntha. Ele é mais doce do que todas as outras coisas atrativas. Trata-se da própria vida de Sanatana Gosvami, seu único ornamento, um reservatório ilimitado de auspiciosidade, todo o foco de sua atenção.





Tradução de Bhagavan dasa (DvS) e revisão de Prema-vardhana devi dasi (DvS) – Outras traduções disponíveis em www.devocionais.xpg.com.br


***

Nenhum comentário: