quinta-feira, 8 de julho de 2010

Samuel Beckett e Angeles Mastretta no projeto XX Narrativas do Século XX


A literatura irlandesa e a mexicana em sessão conjunta





Samuel Beckett e Angeles Mastretta são os nomes do projeto do XX Narrativas do Século XX, no Teatro da CAIXA. A edição de 14 de julho é dirigida por Suely Araújo, com a coordenação de Mauro Zanatta, curadoria de Flavio Stein e produção de Leandro Daniel.



O primeiro texto é do dramaturgo Samuel Beckett. Nascido em 1906, na Irlanda, Beckett se formou em literatura e passou a viver no circuito Dublin-Paris. Em estadia na cidade luz, conheceu James Joyce, grande influência em sua formação. A primeira novela, "Dream of Fair to Middling Women", foi escrita em 1931, porém publicada somente depois de sua morte. “Esperando Godot" (1952), sua obra mais famosa no Brasil, é uma das fundadoras do teatro do absurdo. Em 1969, Beckett ganhou o Prêmio Nobel de Literatura. Sua obra foi traduzida para mais de 30 idiomas e reúne poemas, texto em prosa, romances, novelas, contos, ensaios, textos para teatro, cinema, rádio e televisão. Samuel Beckett morreu em 1989 e é considerado um dos principais autores do século 20.



A mexicana Angeles Mastretta, de 1949, é formada em jornalismo e é considerada uma das mais talentosas escritoras latino-americanas da atualidade. Estreou na literatura com “Arranca-me a Vida”, de 1985, que recebeu o prêmio Mazatlán. Escreveu, na sequência “Mulheres de Olhos Grandes” (1990) e “Mal de Amores” (1995), que ganhou o prêmio internacional de romance Rômulo Gallegos em 1996. O direito de adaptação de algumas obras para o cinema e televisão já foram vendidos.



Sobre o projeto



XX Narrativas do Século XX propõe uma leitura mensal, sempre nas quartas, composta por dois textos de autores da literatura universal. A intenção é expor e comparar a panorâmica da literatura mundial no século XX, em que o homem é visto como o “contador de histórias”, em todas as diferentes maneiras de se contar a cultura.



A importância do projeto consiste na maneira diferenciada e criativa de abordar textos literários, provocando no público o interesse pela leitura dos textos originais em sua íntegra. Sempre realizado a partir da leitura de dois textos, o projeto vai além da mera encenação de peças literárias e se torna um ambiente de reflexão sobre a importância da palavra escrita na construção da identidade de um povo.



Serviço



Projeto XX Narrativas do Século XX: Textos de Samuel Beckett e Angeles Mastretta

Local: Teatro da CAIXA

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba

Data: 14 de julho

Horários: quarta 20h

Ingressos: 01 (um) livro não didático

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos

Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: