segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Federico Garcia Lorca e Ismail Kadare no Teatro da CAIXA



XX Narrativas do Século XX acontece na próxima quarta, dia 01 de setembro

Federico Garcia Lorca e Ismail Kadare são os autores da edição de 01 de setembro do projeto XX Narrativas do Século XX, no Teatro da CAIXA. O projeto propõe uma leitura mensal, sempre nas quartas, composta por dois textos de autores da literatura universal. A intenção é expor e comparar a panorâmica da literatura mundial no século XX, em que o homem é visto como o “contador de histórias”, em todas as diferentes maneiras de se contar a cultura.

Federico Garcia Lorca - Espanha

“Romanceiro Gitano” (1928) é o texto do espanhol Federico Garcia Lorca e apresenta 18 poemas. O poeta nasceu em Granada, Espanha, e estudou direito, filosofia e letras na Universidade de Granada e, posteriormente, em Madrid. Nesse período conheceu o cineasta Luís Buñuel e o mestre do surrealismo Salvador Dali, mudando então para Nova York, Estados Unidos.

Quando retornou à Espanha, criou o “La Barraca”, teatro universitário ambulante com montagens de peças de autores espanhóis consagrados. Em 1936, no entanto, eclodiu a Guerra Civil Espanhola e Lorca, como diversos membros da classe artística, além ainda da sua homossexualidade, era uma ameaça ao regime autoritário de Franco. O poeta retornou a Granada, mas foi perseguido, preso e assassinado.

As primeiras obras são "Libro de Poemas", "Mariana Pineda" e "O Malefício da Mariposa". Entre suas obras mais encenadas estão "Bodas de Sangue", "Yerma" e "A Casa de Bernarda Alba". Como poeta, publicou "Romance Cigano", "Poeta em Nova York", "Seis Poemas Galegos", "Cantares Populares", entre outros.

Ismail Kadare – Albânia

O texto do escritor albanês Ismail Kadaré é “Dossiê H”. Nascido em 1936, em Gjirokastra, Albânia, estudou na Faculdade de Letras de Tirana e no Instituto Górki, de Moscou. É o mais famoso escritor albanês e as suas obras estão traduzidas em diversas línguas.

Entre suas principais obras estão “O General do Exército Morto”, “Crónica da Cidade de Pedra”, “Os Tambores da Chuva”, “O Concerto”, “O Palácio dos Sonhos”, “A Pirâmide” e “Três Contos Fúnebres pelo Kosovo”. “Abril Despedaçado” foi adaptado ao cinema pelo cineasta brasileiro Walter Sales. Ismail Kadaré ganhou o Man Booker International Prize em 2005 pelo conjunto de sua obra.

Serviço

Projeto XX Narrativas do Século XX: Federico Garcia Lorca e Ismail Kadaré

Local: Teatro da CAIXA

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba

Data: 01 de setembro

Horários: quarta 20h

Ingressos: 01 (um) livro não didático

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos

Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: