terça-feira, 10 de agosto de 2010

Inscrições abertas para Laboratórios de Leitura

Estão abertas até o dia 20 de agosto as inscrições para os Laboratórios de Leitura, projeto desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba voltado à formação de mediadores de leitura. Serão cinco laboratórios ministrados nas Casas da Leitura e as inscrições podem ser feitas diretamente na secretaria de cursos da Coordenação de Literatura (Praça Garibaldi, n.º 7 - Palacete Wolf - Fone: 3321-3317), de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h. Para se inscrever o interessado deve levar um livro de literatura novo, escolhido a partir de uma lista divulgada pela organização. As informações completas sobre os Laboratórios estão disponíveis no site da Fundação Cultural de Curitiba (www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br).

Os laboratórios integram o programa Curitiba Lê, promovido pela Fundação Cultural, que engloba um conjunto de ações de fomento, difusão e formação com o intuito de aumentar quantitativa e qualitativamente os índices de leitura nos vários grupos sociais. Esta é a terceira edição dos cursos que orientam a montagem de projetos de incentivo à leitura a serem aplicados à população.

Abertas a um público heterogêneo, que abrange professores da rede pública de ensino, funcionários de bibliotecas, educadores e artistas, entre outros, as oficinas serão orientadas por profissionais qualificados na área de Literatura. Sob a orientação dos mediadores, os participantes percorrem um período de 13 meses de estudos, discussões e reflexões a respeito de leitura e literatura. É nesse trabalho a médio e longo prazo que se dá a formação efetiva de mediadores de leitura, tanto no que diz respeito à fundamentação teórica e troca de experiências, quanto no que concerne às ações práticas junto à população.

O programa desenvolve-se até novembro de 2011, em sessões quinzenais com duração de quatro horas cada, num total de 26 encontros e 104 horas de atividades, não incluindo a aplicação dos projetos. Os trabalhos serão realizados em duas fases. Na primeira, os participantes farão pesquisas sobre os autores escolhidos, ao mesmo tempo em que organizarão projetos de incentivo à leitura. Na sequência, os projetos serão aplicados em bibliotecas, escolas e instituições de atendimento social, entre outros locais que atendam às comunidades curitibanas.

Os laboratórios, que unem teoria e prática de leitura, acontecem com aulas em dias e horários variados nas Casas da Leitura: Dario Vellozo (Centro), Augusto Stresser (Parque São Lourenço), Paulo Leminski (CIC), Maria Nicolas (Santa Felicidade) e Nair de Macedo (Guabirotuba). Integram esta edição os escritores Paulo Sandrini, com o laboratório Um percurso fantástico, mágico e maravilhoso, e Assionara Souza, com A arte de desenhar um carneiro: leitura e o papel do mediador, os pesquisadores Flavio Stein, com Leitura: conhecimento e vida. Da literatura como mediação, e Elcio di Trento, com Da narrativa ao livro. O psicólogo Mauro Tietz, coordenador de Literatura da Fundação Cultural de Curitiba, apresenta o tema Leitura: outras possibilidades para o olhar.



Serviço:

Inscrições para Laboratórios de Leitura

Data e horário: Até 20 de agosto (de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h)
Local: Secretaria de Cursos da Coordenação de Literatura - Palacete Wolf – Praça Garibaldi, 7, ou encaminhar a ficha de inscrição devidamente preenchida para coordenacaodeliteratura@fcc.curitiba.pr.gov.br.

Início das atividades: 23 de agosto
Informações: 3321-3317

Nenhum comentário: