quinta-feira, 12 de agosto de 2010

“Na Trilha do Arco-Íris – Do movimento homossexual ao LGBT”



“Na Trilha do Arco-Íris – Do movimento homossexual ao LGBT” de Regina Facchini e Júlio Assis Simões Número de páginas: 194 pp.

Editora Fundação Perseu Abramo recebe o

10º Prêmio pela Cidadania em Respeito à Diversidade



“Na Trilha do Arco-Íris – Do Movimento homossexual ao LGBT”, de Regina Facchini

e Júlio Assis Simões, Organização Parada do Orgulho LGBT





Legenda (da esquerda para a direita): Júlio Assis Simões, Rogério Chaves (coordenador editorial da Editora Fundação Perseu Abramo), Regina Facchini e Jean Willys



No dia 4 de junho, o livro “Na Trilha do Arco-Íris – Do movimento homossexual ao LGBT”, da Editora Fundação Perseu Abramo, recebeu o 10º Prêmio pela Cidadania em Respeito à Diversidade, concedido pela Organização Parada do Orgulho LGTB, no Sesc Pompéia, em São Paulo.



Instituído em 2001, o Prêmio é uma forma de homenagear instituições, ações culturais e protagonistas de propostas e fatos significativos para a população LGBT, reconhecendo a atuação dos premiados na promoção dos Direitos Humanos. Sendo, por isso, um momento importante de divulgação e valorização das atividades que colaboraram com o movimento na consolidação do respeito à diversidade, bem como um estímulo às práticas socialmente responsáveis.



Os autores Regina Facchini e Júlio Assis Simões receberam o prêmio pelas mãos do jornalista, escritor e mestre em Literatura pela Universidade Federal da Bahia, Jean Willys, ao lado do coordenador editorial da Editora Fundação Perseu Abramo, Rogério Chaves, que ressaltou a importância política do evento:



“Uma das belezas do livro de Júlio e Regina é a capacidade de informar e entreter, reunindo a história de luta de homens e mulheres que se identificam pelas letras LGBT. Certamente é um apanhado do passado que dá luz ao presente e ao futuro. É uma honra participar, junto com os autores, desse prêmio de grande relevância política e cidadã”, afirmou Rogério.



Escrito por Regina Facchini e Julio Simões, o livro é um registro dos principais fatos históricos que desencadearam na formação do movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) no Brasil. Além de curiosidades e casos verídicos sobre as vitórias e desafios da comunidade homossexual no país, a obra destaca, também, a importância desse movimento na construção de um programa de combate ao preconceito e de garantia dos direitos civis básicos. O livro é parte da coleção História do Povo Brasileiro, que busca oferecer uma visão abrangente e alternativa da história brasileira, combinando rigor historiográfico com linguagem acessível e publicando obras de autores de reconhecida competência nos temas selecionados para cada volume.




Editora Fundação Perseu Abramo



Fundada em 1997, a Editora Fundação Perseu Abramo é um espaço para o desenvolvimento de atividades de reflexão político-ideológica, estudos e pesquisas, destacando a pluralidade de opiniões, sem dogmatismos e com autonomia. Com mais de 150 livros em catálogo, a editora conta com autores importantes como Antonio Candido, Celso Furtado, Aloísio Biondi, Michael Löwy, Marilena Chauí, Lélia Abramo, Milton Santos, Maria da Conceição Tavares, Francisco de Oliveiras, Maria Rita Kehl e Leandro Konder, entre outros. Mais informações nos sites da editora www.efpa.com.br ou da Fundação Perseu Abramo www.fpabramo.org.br

Nenhum comentário: