sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Renata Rosa se apresenta pela primeira vez em Curitiba no Teatro da CAIXA



Consagrada na Europa com o maior prêmio já concedido a um artista brasileiro pelo Le Monde, a artista apresenta “Manto dos Sonhos”






O Teatro da CAIXA recebe pela primeira vez em Curitiba, de 27 a 29 de agosto, Renata Rosa. A artista, que possui uma voz sinuosa e cristalina, adota a rabeca como eixo de sua obra e apresenta seu último trabalho intitulado “Manto dos Sonhos”.



Renata Rosa, além de um apurado sentido de interpretação e primor cênico, e vem se tornando uma das artistas de maior reconhecimento na Europa. Dona de uma carreira artística ímpar, Renata Rosa se orgulha de voltar a Curitiba depois de longa jornada. "Vim muito a Curitiba participar das Oficinas de Música, a cada início de ano durante minha época de estudante de música. Lembro-me da intensa experiência musical, desde as aulas com ótimos músicos, o intercâmbio entre músicos e estudantes de todo o Brasil e shows e jams maravilhosas que rolavam a cada noite. É um prazer voltar para apresentar meu trabalho autoral", comemora a artista.



Renata Rosa desenvolve um primoroso trabalho de canto e polifonias vocais caboclas, juntamente com Hugo Linns, Lucas dos Prazeres, Ana Araújo e Pepê, seus parceiros de criação. Há dez anos, sob um intenso trabalho de criação e preparação vocal, cada músico se transformou também em cantor, constituindo, sob a direção de Renata Rosa, um dos mais aclamados trabalhos de polifonia vocal.



A rabeca aprendeu a tocar nas noites de Cavalo-marinho, um teatro de rua como a Commédia dell’arte, com mais de 80 personagens, máscara, dança e poesia. Nas mãos de Renata o instrumento dialoga com os violinos de Ricardo Herz e Didier Lockwood, com o Kamanche oriental e gadulka do leste europeu.

A música tradicional do leste europeu, do norte da África e da Península Ibérica e a música clássica são grandes influências da artista e dialogam com a sua imersão no universo da música tradicional pernambucana e alagoana.



O trabalho é caracterizado pelo cruzamento de elementos do coco, do cavalo-marinho, da ciranda, dos xangôs, de ritmos indígenas, da música moura e ibérica, não necessariamente “modernizados” ou tornados “mais eruditos”, mas desenvolvidos e desdobrados a partir de suas próprias estruturas essenciais. Cantora por excelência, a artista vai além dos limites geográficos brasileiros atingindo a ancestralidade ibérica e a universalidade da sua obra. O resultado da obra é singular, tanto na forma como Renata expressa seu canto, quanto na presença marcante no palco.



Renata também é idealizadora do Projeto Le Cor de La Rosa (criação com o Grupo Marselhes de Polifonia vocal Lo cor de la Plana), no qual assina a direção musical juntamente com Manu Théron, pelo Ano da França no Brasil.



Renata Rosa



Sua trajetória iniciou com “Zunido da Mata”, premiado internacionalmente Lançou então a obra do rabequeiro Luiz Paixão, protagonizou “A Pedra do Reino”, de Luiz Fernando Carvalho (TV Globo) e, entre outros feitos, a artista chega amadurecida com o CD Manto dos Sonhos, com o qual acaba de receber o prêmio da música brasileira 2009 de melhor cantora regional.



Renata Rosa já se apresentou em mais de 180 cenas na Europa, de Festivais de Música do Mundo a importantes cenas de Jazz. São destaque os Festivais Ile de France, o Auditório da Radio Nacional de Bruxelas, Theatre des Bouffes du Nord, Theatre de la Ville de Paris e os Festivais Jazz a Nancy e Jazz Sur les Pommiers. No âmbito nacional foi selecionada pelo Programa Rumos Música, produziu o cd Pimenta com Pitú, do Seu Luiz Paixão, um dos maiores expoentes da rabeca nordestina e seu mestre. Atualmente está lançando, sua segunda e mais recente obra, “Manto dos Sonhos” pelo Brasil e Europa.



Além do prêmio da música brasileira 2009 por “Manto dos Sonhos”, a artista recebeu diversas outras premiações, Choc de l' Année 2004 (Le Monde de la Musique), os selos Coup de Couer, BRAVO! (Trad Magazine) e 5 Étoiles (Mondomix) pelo trabalho “Zunido da Mata”.



Ficha Técnica



Renata Rosa – voz, rabecas e direção artística

Pepê - viola nordestina, violão de 7 cordas e vocais

Aninha Araújo - percussão e vocais

Lucas dos Prazeres - percussão e vocais

Hugo Linns - contrabaixo, violão de 7 cordas e vocais

Nana Milet – voz e percussão



Serviço



Música: Renata Rosa – Mantos dos Sonhos

Local: Teatro da CAIXA

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba

Data: de 27 a 29 de agosto

Ingressos: R$10 e R$5 (meia – conforme legislação e clientes CAIXA) e 20% de desconto para o Clube do Assinante Gazeta do Povo

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h)

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: