segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Teoria da história e história da educação de Sérgio Castanho


Teoria da história e história da educação

de Sérgio Castanho



Páginas: 110p.

O autor expõe na obra os conceitos de história-ciência, historiografia (metanarrativa historiográfica), teoria da história (discurso elaborado sobre a própria história) e filosofia da história são rigorosamente aclarados. Mas o tema principal é o da teoria da história. Em leituras marxianas e nas leituras do antiestruturalismo thompsoniano e do projeto social de Josep Fontana, Sérgio Castanho dá uma aula de teoria da história da educação.

AUTOR DO LIVRO

Sérgio Castanho nasceu em Campinas, SP, aos 21 de novembro de 1940. Fez seus estudos primários e secundários em Campinas, concluindo-os no Colégio Estadual Culto à Ciência. Graduou-se em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito da então Universidade Católica de Campinas, hoje Pontifícia, onde também frequentou, sem o concluir, o curso de ciências sociais. Cumpriu os créditos completos do doutorado em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), sob orientação do antropólogo dr. Rui Coelho. É mestre e doutor em educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Lecionou por muitos anos na PUC-Campinas, nas Faculdades Anchieta de Jundiaí e na UNIMEP de Piracicaba. Ao se desligar pela primeira vez da PUC-Campinas, fundou e dirigiu o Instituto Campineiro de Extensão Cultural, onde deu cursos de história e publicou História do Brasil, volume de circulação restrita. Desde 1995 é professor doutor na Faculdade de Educação da UNICAMP, na qual ingressou por concurso público de títulos e provas. Leciona história da educação nos cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) dessa instituição. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas HISTEDBR. Pertence aos quadros da Sociedade Brasileira de História da Educação. Exerceu os cargos de vice-presidente do Centro de Ciências, Letras e Artes e de diretor de sua revista. Jornalista, atuou profissionalmente na imprensa de Campinas e de São Paulo.

Cronista, escreveu e publicou mais de trezentas crônicas. Foi secretário municipal de Administração em 1973, presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas em 1974, secretário municipal de Cultura em 1975 e coordenador-geral de Programas Administrativos da Prefeitura Municipal de Campinas em 1975-1976.

Disputou em 1976 o cargo de prefeito de Campinas. Tem extensa lista de publicações, incluindo livros, capítulos de livros, artigos em revistas científicas, resumos e trabalhos completos em anais de congressos nacionais e internacionais. Da produção mais recente, Castanho destaca os capítulos “O Império e as correntes do mar histórico” e “Reação ao declínio da consciência histórica”, publicados pela Autores Associados no volume Navegando pela história da educação brasileira: 20 anos de HISTEDBR, organizado por José Claudinei Lombardi e Dermeval Saviani. É membro do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas, no qual ocupa a cadeira número 35, cujo patrono é Roland Corbisier, e da Academia Campinense de Letras, titular da cadeira número 31, que tem por patrono Plínio Barreto. Foi membro do Comitê Científico do Centro de Memória da UNICAMP no período 2002-2006. Ministrou palestras em simpósios, seminários, encontros e congressos, nacionais e internacionais, sobre temas na área da história da educação. É parecerista de instituições e publicações científicas nessa mesma área.


um lançamento




Nenhum comentário: