terça-feira, 10 de agosto de 2010

XX Narrativas do Século XX apresenta as obras de Borges e J.M. Coetzee






O argentino e o sul africano são os autores da sessão de agosto





Jorge Luis Borges e J. M. Coetzee são os autores da próxima edição do projeto XX Narrativas do Século XX. A sessão, dirigida por Flávio Stein, acontece no dia 11 de agosto, no Teatro da CAIXA.



O projeto propõe uma leitura mensal, sempre nas quartas, composta por dois textos de autores da literatura universal. A intenção é expor e comparar a panorâmica da literatura mundial no século XX, em que o homem é visto como o “contador de histórias”, em todas as diferentes maneiras de se contar a cultura.



O coordenador do projeto, Mauro Zanatta, busca valorizar a vocalização das leituras e dar atenção à palavra, às melodias e aos ritmos dos textos, pois acredita que este é o caminho para devolver aos textos a sua função primordial: a de serem lidos e ouvidos. “Acreditamos que com esta proposta podemos contribuir para uma valorização do texto, estimulando dessa forma que as pessoas prestem mais atenção nele e se interessem pela palavra nas suas mais diversas formas”, acredita Zanatta.



Jorge Luis Borges - Argentina



Jorge Luis Borges nasceu em 1899 em Buenos Aires, na Argentina. Borges mostrou o precoce talento com o primeiro conto, "La Visera Fatal", e com a tradução do inglês da obra "O Príncipe Feliz", de Oscar Wilde. Em temporada na Europa, de 1914 a 1920, escreveu e publicou poemas, livros e manifestos na imprensa. Na década de 20 regressou a Buenos Aires e publicou "Fervor em Buenos Aires", "Luna de Enfrente" e "Inquisiciones". Transformou-se em um dos mais brilhantes e polêmicos escritores da América Latina, com a obra traduzida para mais de 25 idiomas.


Um novo tipo de regionalismo, com uma perspectiva metafísica da realidade, pode ser observado em obras como "Cuaderno San Martin" e "Evaristo Carriego". Dividiu com Samuel Beckett o prêmio concedido pelo Congresso Internacional de Editores. Recebeu também diversos prêmios e títulos, entre eles o Cervantes em 1980. O relato "Agosto 25, 1983", publicado no diário La Nación, profetizava seu suicídio, que não se realizou.



J. M. Coetzee – África do Sul



John Maxwell Coetzee, ou apenas J. M. Coetzee, nasceu em 1940 na Cidade do Cabo, África do Sul. Coetzee se graduou em inglês e matemática com honras. De 1962 a 1965 trabalhou na Inglaterra como programador. Em 1968 fez pós-graduação na Universidade do Texas, em Austin, e se tornou PhD em inglês, lingüística e línguas germânicas.



Em 1971 retornou à África do Sul e lecionou na Universidade de Cape Town. Entre 1984 e 2003 fez parte do quadro da Universidade Estadual de Nova York, da Universidade de Harvard e da Universidade de Chicago. A carreira como escritor iniciou apenas em 1969, com “Dusklands”. Posteriormente vieram “No Coração do País”, que recebeu o prêmio CNA, “Waiting for the Barbarians”. “Life & Times of Michael K” foi a obra que consolidou Coetzee como um dos nomes da literatura mundial, com a qual ganhou o prêmio Booker britânico. Vieram então “Foe”, “Idade do Ferro”, “O Meste de Petersburgo” e “Disgrace”, com o qual ganhou novamente o prêmio Booker. Em 2003 recebeu o prêmio Nobel de Literatura.



Serviço



Projeto XX Narrativas do Século XX: Textos de Jorge Luis Borges e J. M. Coetzee

Local: Teatro da CAIXA

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba

Data: 11 de agosto

Horários: quarta 20h

Ingressos: 01 (um) livro não didático

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos

Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: