quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Ensaios sobre o rádio e o cinema


Ensaios sobre o rádio e o cinema lançando dia 15 em Juiz de Fora

A Editora UFMG e as Edições Allia lançam simultaneamente neste mês de setembro, no Brasil e na França, o livro Ensaio sobre o rádio e o cinema: estética e técnica das artes-relé, 1941-1942. No Brasil, o livro será lançado durante o Encontro Internacional de Música e Arte Sonora, dia 15 de setembro, em Juiz de Fora (MG).
A obra apresenta texto inédito de Pierre Schaeffer (1910-1995), escrito em Marselha durante a ocupação nazista, no qual se preparam a arte radiofônica de 1943, a música concreta de 1948, a pesquisa musical de 1958 e o Traité des objets musicaux de 1966. O trabalho foi reconstituído por Carlos Palombini e Sophie Brunet, a partir de manuscritos inéditos depositados na Abadia de Ardenne, sede do Instituto Memórias da Edição Contemporânea (Imec), na Normandia.
O texto é acompanhada por um extenso aparato crítico no qual Carlos Palombini examina a situação dos estudos sobre o trabalho de Schaeffer e expõe as diretrizes da edição. Ao descrever e analisar os documentos nos quais se baseou, ele revela o projeto de incorporação de uma parte substancial do Ensaio sobre o rádio e o cinema a uma obra abandonada. Uma série de excertos inéditos de 1938 a 1964 nos quais o autor prepara, retoma ou reformula o tema das artes-relé ilustra o desenvolvimento do pensamento de Schaeffer. O anexo contém uma variante, um esboço e o relato de uma visita de Schaeffer a André Malraux.
O rádio foi um dos instrumentos da ascensão nazista, e o cinema francês conheceu uma estranha idade de ouro sob a Ocupação. A onipresença do rádio e do cinema justifica o estudo de suas premissas técnicas e estéticas: ao lidar diretamente com a realidade sonora e visual, eles têm poder sobre o concreto. A tela sonora do alto-falante monaural e a tela bidimensional da projeção cinematográfica destituem os eventos sonoros e visuais de sua consistência material, ou seja, não apresentam nem o evento, nem sua reprodução ou transmissão, mas simulacros. Essa evocação in absentia das coisas é análoga à da linguagem, que torna presente o intangível – conceitos, ideias, relações – pela mediação da palavra. O rádio e o cinema almejam poder igual.
Nas páginas do Ensaio sobre o rádio e o cinema: estética e técnica das artes-relé, 1941-1942, a linguagem reflete o rádio e o cinema, que refletem a linguagem, ad infinitum.

Lançamentos
15 de setembro de 2010 | quarta-feira | 18 horas
Instituto de Artes e Desing da UFJF – JUIZ DE FORA /MG
17 de setembro de 2010 | sexta-feira |14 horas
Escola de Comunicação e Artes da USP

Ensaio sobre o rádio e o cinema: estética e técnica das artes-relé 1941-1942
Pierre Schaeffer (1910-1995)
Carlos Palombini (tradução, prefácio e aparato crítico) e Sophie Brunet (Orgs.)
Apoio: FAPEMIG
Área: Arte, história, radiodifusão, estética, cinema, crítica de arte
Coleção: Inéditos & esparsos


LANÇAMENTO DA

Nenhum comentário: