segunda-feira, 13 de setembro de 2010

“Jozú, o encantador de ratos” entra em cartaz no Teatro da CAIXA


Espetáculo traz o texto instigante, singular e sempre novo de Hilda Hilst









A CAIXA Cultural Curitiba apresenta “Jozú, o Encantador de Ratos”, peça baseada na obra de Hilda Hilst que trata da solidão humana. O espetáculo, que fica em cartaz de 17 a 19 de setembro, possui uma concepção diferenciada, pois o público assiste à peça no próprio palco. O texto é uma adaptação de “O grande pequeno Jozú”, de Hilda Hilst, considerada pela crítica especializada uma das vozes mais importantes da língua portuguesa do século XX, a interpretação é de Carla Tausz e a direção de Alexandre David.



Jozú, figura dramática e ingênua, ganha a vida treinando seu rato de estimação, seu melhor amigo, e visitando com freqüência o interior de um poço seco, onde recebe revelações nem sempre compreendidas. A peça traz à tona uma discussão sobre o direito a diferença e a individualização, pois em um mundo cada vez mais globalizado, em uma época tirânica onde a massificação tenta propositalmente ignorar as diferenças, é cada vez mais importante declarar justamente a existência dessas diferenças.



Montado e dirigido como um monólogo a múltiplos personagens, todos assumidos pela atriz Carla Tausz, a peça veste a obra de Hilda Hilst como uma segunda pele. “Jozú, o Encantador de Ratos” é uma fascinante experiência teatral, tanto no que diz respeito à escolha do jogo cênico, quanto à estrutura da sala em si, que acolhe os espectadores dentro da realidade sensível do personagem principal. Escolhas e embaraços cotidianos, dúvidas, desejos, angústias e desilusões são despidos de estratagema social e encontram na fala de Jozú a justeza da verdade crua. Jozú atravessa um verdadeiro comboio de sentimentos, passado e presente desembocam e afloram em sua sensível cabeça de homem/menino. A voz e a alma de Hilda estão presentes na montagem deste conto, que narra aos espectadores tudo aquilo que, na verdade, eles sabem e sentem.



Hilda Hilst



Paulistana de Jaú, nascida no dia 21 de abril de 1930 e falecida a 4 de fevereiro de 2004, Hilda é reconhecida, quase pela unanimidade da crítica brasileira, como uma das nossas principais autoras, sendo considerada uma das mais importantes vozes da Língua Portuguesa do século XX. Segundo o crítico Anatol Rosenfeld, “Hilda pertence ao raro grupo de artistas que conseguiu qualidade excepcional em todos os gêneros literários a que se propôs - poesia, teatro e ficção”.



Distinguida por vários de nossos mais significativos prêmios literários, presente em numerosas antologias de poesia e ficção, tanto nacionais como estrangeiras, há muito seu nome está incluído nos dicionários de autores brasileiros contemporâneos. De temperamento transgressor, prezando a liberdade, dona de uma rara beleza e coragem, culta e poeta, Hilda teve uma personalidade marcante e sedutora que ia de encontro aos costumes tradicionais vigentes nos anos 50, criando-se um folclore ao seu redor que, segundo alguns críticos, até chegou a ofuscar a importância de sua obra.



Carla Tausz e Alexandre David


Carla Tausz é atriz e diretora, formada em 1987 pela Casa das Artes de Laranjeiras. O diretor Alexandre David, também tradutor e ator. Morou na Europa tendo realizado trabalhos com Ariane Mnouchkine (Théâtre du Soleil) e Alain Ollivier em Paris, Simon McBurney, da Cia. Théâtre de Cumplicité, em Londres, Carina Holla, Teatro Físico de Amsterdam, atores da Cia. de Peter Brook: Sotigui Kouyaté, Yoshi Oida, Bruce Myers, além de ter feito o curso Conservatoire National Superieur d'Art Dramatique de Paris. No Brasil trabalhou com Bia Lessa, Gilberto Gawronsky, Moacyr Góes, Luís Carlos Rípper, Ricardo Waddington, Dênis Carvalho, Luís Fernando Carvalho, Wolf Maya, Atílio Riccó.


Ficha Técnica

Texto: Hilda Hilst - adaptação do conto “O grande pequeno Jozú” do livro “Rútilos”

Direção: Alexandre David

Elenco: Carla Tausz

Voz off Hilda: Camila Amado.

Direção de Produção: Carla Tausz

Fotografia: Renato Neto

Coordenação Geral: Carla Tausz

Duração: 60 minutos



Teatro: “Jozú, o Encantador de Ratos”

Local: Teatro da CAIXA – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba/PR

Data: De 17 a 19 de setembro

Horário: sexta e sábado 21h e domingo 19h

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de quarta a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h)

Ingressos: R$10 e R$5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA) e 20% de desconto para o Clube do Assinante Gazeta do Povo

Classificação etária: Livre para todos os públicos

www.caixa.gov.br/caixacultural



Oficina de Interpretação com Carla Tausz

Local: Teatro da CAIXA – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba/PR

Data: 18 de setembro

Horário: Das 10h às 14h

Público: Atores profissionais, através de análise de currículos, que devem ser encaminhados para caixacultural03.pr@caixa.gov.br

Nenhum comentário: