sábado, 30 de outubro de 2010

Obra crítica de Reynaldo Roels

Doutora em Artes Visuais,Rosana de Freitas aborda obra crítica de Reynaldo Roels no Troca de Ideias



Doutora em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e curadora do Centro de Pesquisa e Documentação do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, a professora Rosana Pereira de Freitas apresentará o tema "Reynaldo Roels Jr. - Crítica Reunida", dentro do programa Troca de Ideias, no cineteatro do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - 2º andar - Centro - fone: (85) 3464.3108), no próximo dia 9 de novembro (terça-feira), às 19 horas. A palestra e debate têm entrada franca.

Reynaldo Roels Jr. foi curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio) por dois anos (2007 a 2009), com passagem também pelo centro de pesquisa e documentação do museu. Carioca nascido no bairro da Urca, Roels Jr. faleceu em julho de 2009 e dedicou a maior parte de sua vida às artes.

Conhecido por suas críticas de artes plásticas publicadas no Jornal do Brasil na década de 1980, era formado em História pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ e pós-graduado em História da Arte pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Durante quatro anos trabalhou como diretor e professor de Estética e História da Arte da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

Também foi curador da coleção de arte de Gilberto Chateaubriand, criando salas no MAM-Rio com uma exposição permanente das obras. Entre seus últimos trabalhos como curador, constam as exposições "Nova Figuração", "MAM 60 Anos" e "Neoconcretismo 50 Anos". Reynaldo Roels Jr. deixou texto inédito sobre a evolução da escultura no Brasil.

Segundo a professora Rosana de Freitas, "como contribuição fundamental à circulação e à reflexão da nossa produção artística e ao entendimento e discussão das iniciativas internacionais em solo brasileiro, os textos de Reynaldo Roels Jr. merecem transcender os arquivos públicos e privados, e retornar à arena pública".

Nenhum comentário: