sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Affonso Romano de Sant'Anna

Affonso Romano de Sant'Anna participa do evento oficial de doação de livros do programa ALE Grandes Escritores em Belo Horizonte



No dia 30 de novembro, público terá acesso a palestra gratuita e poderá conversar com o escritor em bate-papo descontraído no teatro da biblioteca pública da cidade



No dia 30 de novembro, terça-feira, o escritor Affonso Romano de Sant'Anna chega a Belo Horizonte para a cerimônia de entrega de livros, na capital mineira, do programa ALE Grandes Escritores —iniciativa em prol da literatura que promove a aproximação entre o público e importantes autores brasileiros. Ele participará de um bate-papo descontraído com o público, às 19h30, em palestra gratuita no Teatro José Aparecido de Oliveira da Biblioteca Luiz de Bessa (Praça da Liberdade, 21, Funcionários). Os espectadores poderão tirar dúvidas sobre os livros e o processo de escrita, fazer comentários e descobrir um pouco mais sobre o universo literário. Poeta, cronista e professor, Affonso Romano de Sant'Anna já publicou mais de 40 livros.

No evento, será realizada a doação de 1.500 livros para municípios participantes do programa. Desses, 750 serão entregues a bibliotecas públicas, por meio da Superintendência de Biblioteca da Secretaria de Estado de Cultura. A outra metade será distribuída em postos do Livro para Voar, projeto da ALE que trouxe para o Brasil o conceito de bookcrossing. A ideia, originada nos Estados Unidos, promove a libertação de livros, deixados em locais públicos para que vários leitores tenham acesso gratuito às obras. Os livros doados serão deixados em estantes do projeto localizadas em locais públicos, como os postos ALE. Durante as palestras, promotores do evento incentivarão a participação da comunidade nessa iniciativa.

Cadastrados pelo site www.livroparavoar.com.br, os títulos ficam à disposição para quem quiser ler. Eles são etiquetados com instruções para que, após a leitura, sejam deixados em algum local público ou em pontos de troca do projeto para que outras pessoas possam encontrá-los e dar continuidade ao ciclo. Desde outubro de 2008, quando o Livro para Voar começou, foram distribuídos mais de 10 mil livros em diversas cidades participantes por todo o Brasil. O objetivo é incentivar a leitura e incluir todos os Estados do país no movimento cultural.



Sucesso de público

Em 2010, quatro cidades mineiras (Juiz de Fora, Tiradentes, Montes Claros e Viçosa) já receberam o programa ALE Grandes Escritores, sempre reunindo grandes públicos. Ao todo, cerca de 2.500 pessoas compareceram às palestras. Além de Belo Horizonte e Natal (RN), outras oito cidades do interior de Minas Gerais ainda vão receber o programa. São eles Divinópolis, Betim, Itabira, Sete Lagoas, Pará de Minas, Pouso Alegre, Lavras e Oliveira.

Idealizado pelo presidente da ONG Humanizarte, Marcelo Andrade, o programa incentiva a leitura tanto de forma direta, no contato com o público, quanto a partir da criação de políticas públicas em parceria com os municípios. “Estimular novos leitores é o grande objetivo do programa, que vem sendo alcançado desde sua criação, cumprindo a missão de promover o encantamento do público por meio da fala do autor convidado e obras doadas às bibliotecas por onde ele passa”, diz.



Grandes Escritores

O programa Grandes Escritores já realizou 324 palestras desde sua criação. Em oito anos, 22 autores conversaram com moradores de 66 cidades, atendendo a um público de cerca de 110 mil pessoas. Ao todo, foram mais de 17 mil livros doados. Entre os participantes da ação estão nomes como Adélia Prado, Alcione Araújo, Bartolomeu Campos Queirós, Carlos Herculano Lopes, Frei Betto, Moacyr Scliar, Nelson Motta, Roberto DaMatta, Sergio Cabral e Zuenir Ventura.



PRÓXIMOS EVENTOS

1º de dezembro – Divinópolis - Affonso Romano de Sant’Anna

2 de dezembro – Betim - Affonso Romano de Sant’Anna





Evento oficial de doação de livros do programa ALE GRANDES ESCRITORES



30 de NOVEMBRO, terça-feira - 19h30



Teatro José Aparecido de Oliveira

Biblioteca Luiz de Bessa



Praça da Liberdade, 21, Funcionários



ENTRADA FRANCA

Senhas distribuídas uma hora antes do evento

Nenhum comentário: