domingo, 28 de novembro de 2010

Imprensa Oficial e Instituto Moreira Salles lançam publicação com partituras de Pixinguinha

“Pixinguinha na pauta: 36 arranjos para o programa O Pessoal da Velha Guarda” reúne arranjos do compositor para o programa de rádio O Pessoal da Velha Guarda. Marcado para a próxima segunda-feira (29 de novembro), lançamento em São Paulo terá apresentação da Orquestra Pixinguinha na Pauta, com participação especial do cantor Pedro Miranda.

Uma das facetas pouco conhecidas do compositor e instrumentista Pixinguinha é a de arranjador genial. Entre as décadas de 1940 e 1950 ele trabalhou como diretor musical do programa “O Pessoal da Velha Guarda”, transmitido pela Rádio Tupi e apresentado por Almirante. O programa evocava o rico cenário musical do final do século XIX e início do século XX, período em que se construiu a identidade da música popular brasileira. Com um clima saudosista, trazia aos ouvintes arranjos de Pixinguinha tanto para composições mais antigas – de Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Mário Álvares, Paulino Sacramento, entre outros – como para obras de com­positores contemporâneos, como Jacob do Bandolim e o próprio Pixinguinha, que dialogavam com a sonoridade típica daquele momento peculiar, em que conviviam ritmos como a polca, o tango, o maxixe, a valsa, a mar­cha e o schottisch. E é este outro lado inédito de um dos principais músicos brasileiros que a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e o Instituto Moreira Salles apresentam ao público com o lançamento, na próxima segunda-feira (29 de novembro), de Pixinguinha na pauta: 36 arranjos para o programa O Pessoal da Velha Guarda, a partir das 19 horas, no Auditório Ibirapuera, no Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 2.

Na mesma noite a Imprensa Oficial lançará seu tradicional calendário anual. A edição 2011 terá fotos de flores brasileiras, de autoria do premiado artista Frans Krajceberg. A organização é de Emanoel Araújo, diretor-curador do Museu Afro Brasil.

A publicação contém uma caixa especial com 36 partituras mais um livro com textos da organizadora do projeto e coordenadora de música do IMS, Bia Paes Leme, da pesquisadora Anna Paes, do violonista e arranjador Paulo Aragão e do bandolinista e maestro Pedro Aragão. Duas partituras reunidas nessa edição especial são de músicas inéditas do compositor.

“Pixinguinha é um dos mais importantes músicos brasileiros de todos os tempos. Esta valiosa publicação histórica serve para apresentá-lo a quem eventualmente não o conheça e mostra também este lado inédito, ou em parte desconhecido, para muitos de seus admiradores”, comenta Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial.

As partituras e o livreto estão acondicionados em caixa de acabamento requintado. As partituras vêm editadas uma a uma, separadamente, para facilitar a utilização pelo instrumentista ou regente. A edição caracteriza-se como mais um item de colecionador. A impressão e acabamento foram realizados nas oficinas gráficas da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

A noite de lançamento será marcada pela apresentação da Orquestra Pixinguinha na Pauta, comandada por Pedro Aragão, com participação especial do cantor Pedro Miranda, que também será o apresentador da noite.

Nenhum comentário: