terça-feira, 30 de novembro de 2010

“O CAMINHO PARA BELÉM”, A CAMINHO DE ALGÉS

“O Caminho para Belém” chega a Algés a 19 de Dezembro. Um espectáculo comunitário de Natal, feito pela e para a comunidade. Uma corrente Humana de comunicação.



Dia 19 de Dezembro de 2010, todos os caminhos vão dar a Algés. As ruas transformam-se em palco para assistir ao espectáculo de Natal feito pela e para a comunidade, “O Caminho para Belém”, uma iniciativa da actriz Valéria Carvalho e da Companhia de Actores (CDA). Ambas, contam já com um forte história no trabalho social, reconhecido publicamente com o Prémio “Boas Práticas Autárquicas” da Fundação Calouste Gulbenkian em 2008 e com a Medalha de grau prata da Câmara Municipal de Oeiras em 2010.


“O Caminho para Belém” poderá ser percorrido no centro de Algés (início na Praceta dos Combatentes da Grande Guerra, Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, Rua Eduardo Augusto Pedroso e Rua do Parque Anjos), a partir das 15h00, de domingo 19 de Dezembro. “Este projecto, no âmbito do “Teatro/Comunidade” da CDA, dá a oportunidade a pessoas de todas as idades e sem formação específica, de participarem na criação deste espectáculo, nas áreas da representação, produção, figurinos, adereços, acolhimento e equipa técnica. Um convite que fazemos a toda a comunidade de Algés”, explica Valéria Carvalho, a mentora da iniciativa.


“O Caminho para Belém” é na verdade, um percurso individual para redescobrir o ‘nascimento’ de uma nova forma de estar na vida, mais humana e pacífica, menos solitária e material“, acrescenta Valéria Carvalho, actriz de origem brasileira que ficou conhecida do grande público sobretudo pelo seu trabalho para televisão, entre outros, com participações em “Ganância”, “Olhar da Serpente”, “Não Há pai”, “SIC 10 horas”, “Às duas por três”, “Maré Alta”, “Levanta-te e ri”, “Cenas de um casamento” ou “A Sagrada Família”, a estrear na RTP.


Valéria Carvalho que irá assumir a direcção artística expõe que “mais que um espectáculo de teatro, “O Caminho para Belém” trabalha o aprofundamento de relações interpessoais entre os seus diferentes segmentos da comunidade, visto todos estarem envolvidos num propósito comum, desde particulares à comerciantes, fortalecendo laços de união. Por isso, é um projecto que visa a regeneração do espírito de comunidade, dos valores de cidadania, do espírito de solidariedade, resultando numa comunidade mais coesa. Será igualmente um percurso interno de reflexão sobre questões como, o verdadeiro sentido do Natal, o seu impacto económico, a obrigação social, o consumismo e a fraternidade”. A Junta de Freguesia e os comerciantes de Algés têm um papel fundamental neste processo, pois são eles que oferecem à comunidade esta prenda de Natal, através do apoio ao projecto.


Os ensaios para o espectáculo comunitário “O Caminho para Belém” irão decorrer diariamente, de 5 a 18 de Dezembro, das 19h30 às 21h30 no Salão Paroquial da Freguesia, situado na Praceta dos Combatentes da Grande Guerra, 139-B, com um primeiro encontro aberto a todos, dia 4 de Dezembro, das 17H00 às 19H00. Tal como todo o processo, as incrições são gratuitas e poderão ser feitas no Teatro Municipal Amélia Rey Colaço(10h30/13h – 14h30/19h), através do número 917 751 353 ou do e-mail cda.ocaminhoparabelem@gmail.com. “O Caminho para Belém”, onde todos os caminhos se cruzam.









Ficha Técnica





Direcção Geral | Valéria Carvalho



Concepção e Encenação | Valéria Carvalho



Direcção de Cena | Valéria Carvalho, Ricardo Ladeira e Ana Pinto



Assistência de Encenação | Maria Vasconcelos



Música | Pedro Lima



Coro | Mafalda Marques



Adereços | Conceição Correia



Produção | Companhia de Actores



Direcção de Produção | Ricardo Ladeira



Assistência de Produção | Ana Pinto



Comunicação | Nilza Sousa



Design Gráfico | Ricardo Ladeira



Documentário | Amadeu Lopes



Audiovisual | Amadeu Lopes e Bruno Oliveira



Contabilidade | Telmo Nogueira

Nenhum comentário: