segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O monólogo “Mediano”


O monólogo “Mediano” conta com o texto de Otávio Martins e direção de Naum Alves de Souza





A CAIXA Cultural apresenta “Mediano”, de 12 a 14 de novembro, em Curitiba. Com direção de Naum Alves de Souza e texto inédito de Otávio Martins, Marco Antônio Pâmio sobe ao palco em monólogo que reflete sobre a história contemporânea brasileira.



Pâmio interpreta o protagonista Zé Carlos e outros 15 personagens, com poucos elementos cênicos e um único figurino. Zé Carlos vivencia os anos de transformações políticas radicais no Brasil, de 1977 a 2007, se adaptando às situações com extrema desenvoltura e pouquíssima ética, graças ao famoso jeitinho brasileiro. Para conceber a montagem, o diretor Naum Alves de Souza privilegiou a clareza narrativa do monólogo e a evolução do personagem ao longo do período. “Meu foco está no trabalho do intérprete, nos tantos outros personagens que aparecem em cena, além do protagonista”, explica o diretor.



Zé Carlos acompanha a manifestação das Diretas Já, a morte de Tancredo Neves, a criação do Plano Cruzado, a eleição e o impeachment de Fernando Collor, a criação do Plano Real e a eleição e reeleição de Fernando Henrique Cardoso e Lula. “Tudo isso sem o menor traço de didatismo ou julgamento moral, pois esses fatos são pano de fundo, cenário histórico que afeta o protagonista, principalmente no que diz respeito a suas escolhas éticas e morais”, explica o autor Otávio Martins



A ideia do texto nasceu durante a CPI do mensalão, em 2007. “Quis mostrar um pouco dessas figuras míticas do funcionalismo público, que maquiam as coisas e são ligadas a partidos políticos”, conta Martins. “Escrevi e entreguei ao Pâmio para ele fazer uma cena, mas ele achou tão bom o argumento que resolveu guardar e pediu para transformar numa peça completa”, completa. Pâmio possui indicações ao prêmio Shell e premiações da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA pelo espetáculo.



Pâmio ministra ainda o workshop “O Ator e seu Texto”, com o objetivo de discutir e aperfeiçoar o trabalho técnico do ator, com base no método de Cicely Berry, diretora vocal da Royal Shakespeare Company. O método propõe exercícios dramáticos, físicos e vocais que levem o ator a encontrar a energia correta na produção vocal. O workshop acontece no sábado (13), das 15h às 18h.



Marco Antônio Pâmio - Ator, diretor, tradutor e professor de teatro, iniciou sua carreira no CPT (Centro de Pesquisa Teatral), dirigido por Antunes Filho, tendo participado dos espetáculos “Romeu e Julieta” (que lhe valeu o prêmio APCA 1984 de ator-revelação, no papel de Romeu), “Macunaíma” e “Nelson 2 Rodrigues”. Estudou no Drama Studio London, Inglaterra. Como ator participou, entre outros, dos espetáculos “Como se tornar uma supermãe em dez lições” (Wolf Maya), “Laranja Mecânica” (Olayr Coan), “O senhor Paul (indicado ao Prêmio Mambembe 1998 de melhor ator coadjuvante), “Longa jornada adentro” (Naum Alves de Souza), “Um número” (Bete Coelho, com indicação ao Prêmio Shell 2004 de melhor ator), “Edmond” (pelo qual recebeu o Prêmio APCA 2006 de melhor ator em teatro). Na TV, fez “JK”, “A Grande Família” e “Tempos Modernos” na Rede Globo, “Sangue do meu Sangue” e “Corações Feridos” no SBT, além de “Água na Boca”, na Band. Com “Mediano”, comemorou 26 anos de carreira.



Naum Alves de Souza - Diretor, dramaturgo, cenógrafo, figurinista, artista plástico e professor. Dirigiu, roteirizou e criou cenários e figurinos para peças teatrais, shows musicais, concertos de música erudita, ópera e balés. Escreveu textos que se tornaram clássicos da cena teatral brasileira, como “Aurora da minha vida” e “Um beijo, um abraço, um aperto de mão”. Seus trabalhos mais lembrados no campo da cenografia foram para os espetáculos “Macunaíma” (Antunes Filho), “Falso Brilhante” (Elis Regina) e “A Divina Sarah” (Tônia Carrero). Dirigiu “Dona Doida”, com Fernanda Montenegro, e “Soppa de Letra”, com Pedro Paulo Rangel, além de “Amadeus”, com Francisco Cuoco, e “Sopro de Vida”, com Nathália Timberg.



Otávio Martins - Ator, diretor e dramaturgo, escreveu e dirigiu “Últimas Notícias de uma História Só”. Foi indicado como melhor ator aos prêmios Shell, Qualidade Brasil e APCA, em 2006, pelo espetáculo “A Noite Antes da Floresta”, sob a direção de Francisco Medeiros. No teatro fez também “Uma Pilha de Pratos na Cozinha” (Mário Bortolotto), “Os Jogadores” (Nikolai Gogol), “Futebol” (Bia Lessa) e “O Mala” (Larry Shue). No cinema fez os longa metragens “Blindness” (Fernando Meirelles), “Viva Voz” (Paulo Morelli), entre outros. Na TV participou de “O Quinto dos Infernos”, “Retrato Falado” e “Beleza Pura”, na Rede Globo, e “Mothern”, no canal GNT. Esteve em cartaz no teatro em “Dores de Amores” (Leo Lama) e “O Livro dos Monstros Guardados” (Rafael Primot).



Ficha Técnica



Texto: Otávio Martins

Direção: Naum Alves de Souza

Interpretação: Marco Antônio Pâmio

Iluminação: Wagner Freire

Fotos: Jefferson Pancieri

Duração do espetáculo: 60 minutos



Serviço



Teatro: “Mediano”

Local: Teatro da CAIXA

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR

Data: de 12 a 14 de novembro

Horários: sexta e sábado 21h e domingo 19h

Ingressos: R$10 e R$5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA) – Clube do Assinante da Gazeta do Povo tem 20% de desconto

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos

Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural



Workshop: “O Ator e seu Texto”

Local: Teatro da CAIXA

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR

Data: 13 de novembro – Sábado das 15h às 18h

Inscrições: Gratuitas, pelo email caixacultural03.pr@caixa.gov.br, com nome completo, RG e um breve currículo.

Público- alvo: Atores, estudantes de artes cênicas e interessados com alguma experiência teatral anterior.

Número de participantes: 20 pessoas

Nenhum comentário: