sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Palestras sobre cinema digital movimentam a CAIXA Cultural Curtiba



Carlos Ebert, Marlon Klug, Bruno Ravagnolli, Fernando Lui Latorre e Fábio Lima fomentam a discussão sobre o tema

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 16 a 18 de novembro, o projeto “Masterclass de Cinematografia Digital”. Grandes profissionais do mercado cinematográfico brasileiro ministram aulas sobre direção de cena, direção de fotografia, tecnologia de captação, pós-produção e colorização. Voltado para estudantes, professores, jornalistas e realizadores do audiovisual, o evento irá abordar desde as novas ferramentas disponíveis no mercado até os processos criativos e os novos suportes de projeção e distribuição. Carlos Ebert, Marlon Klug, Bruno Ravagnolli, Fernando Lui Latorre e Fábio Lima são os palestrantes que fomentam a discussão sobre o tema.

O cinema atual vive um importante momento de transição: a substituição da película para o suporte digital, o que permite redução de custos e flexibilidade de produção com qualidade técnica em constante aprimoramento. As transformações não se resumem à captação da imagem, estendendo-se também a distribuição – a partir de arquivos comprimidos – e a exibição, graças aos sistemas de projeção digital. Tais mudanças contribuem para uma maior valorização do cinema independente, aumentando as possibilidades de inserção de novos realizadores no mercado profissional.

Mas as reais vantagens da cinematografia digital ainda carecem de um debate mais amplo, crítico e aprofundado. “Masterclass de Cinematografia Digital” busca promover este espaço de discussão, aprendizado e troca de experiências. As aulas, que acontecerão às 15h e às 19h, serão uma oportunidade dos interessados aprenderem técnicas e dicas práticas, dividir experiências e conhecer o processo de produção criativa dos profissionais. No último dia do evento, os convidados participarão de um debate sobre inovações tecnológicas na produção e distribuição audiovisual, com participação especial do sócio-fundador e criador da RAIN Network e da MovieMobz, Fabio Lima. A mediação do debate será feita pelo documentarista e pesquisador Eduardo Baggio, com entrada franca.

Palestrantes

Carlos Ebert – Masterclass de Direção de Fotografia

Membro-fundador da Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), cineasta e diretor de fotografia desde 1968, quando atuou como fotógrafo do filme “O Bandido da Luz Vermelha”, de Rogério Sganzerla. Dirigiu e fotografou centenas de comerciais e séries de TV, entre eles “O Povo Brasileiro”, vencedor do Grande Prêmio Cinema Brasil de TV 2001. Em 2003 recebeu o prêmio de Melhor Fotografia no Festival de Gramado e em 2008 foi contemplado com o prêmio ABC de Melhor Cinematografia pelo curta-metragem Satori Uso. Desde 1970 é professor de fotografia para cinema, com workshops ministrados na USP, PUC-PR e na Cinemateca de Quito, Equador.

Marlon Klug – Masterclass de Direção de Cena

Publicitário, sócio e diretor de cena da produtora Corporação Fantástica e da finalizadora Indústria Fantástica. Diretor de cena de mais de 600 comerciais de televisão realizados entre 2000 e 2010 para clientes como GVT, Mitsubishi, TIM, Electrolux, BOB’S, Unimed, Hipercard, HSBC, Prefeitura de Curitiba, Banco do Brasil, entre outros. Recebeu Bronze no prêmio iberoamericano de publicidade El Ojo e no New York Festivals, Ouro no About e no Festival do Rio de Janeiro, Grand Prix no Prêmio Colunistas e, mais recentemente, o prêmio Saatchi & Saatchi New Directors Showcase 2010, do Festival do Cannes.

Bruno Ravagnolli (“Coroinha”) – Masterclass de Tecnologia de Captação

Publicitário, fotógrafo, operador de câmera e professor, dedica-se ao ensino de novos conceitos de cinema e televisão na era do HDTV. É um dos principais conhecedores da tecnologia das câmeras Red Cine no Brasil, ministrando workshops sobre o tema na Stein Produções, em São Paulo. Atuou ainda como Assistente de Direção de Fotografia em grandes produtoras como O2 filmes e Conspiração.

Fernando Lui Latorre – Masterclass de Colorização

Formado em Propaganda e marketing pela Universidade Paulista, atua desde 2001 como colorista de filmes publicitários, séries de TV, videoclipes e longas metragens no Brasil e na Argentina, com passagens pelas empresas Casablanca e Cinema – referências no país em pós-produção, efeitos especiais e intermediação digital para alta definição. Na publicidade, colorizou mais de 1.200 campanhas publicitárias, algumas premiadas no Festival de Cannes. No cinema, seus principais trabalhos são o longametragem argentino La Leyenda, de Sebastian Pivotto, o brasileiro Contra Todos, de Roberto Moreira e episódios da série Filhos do Carnaval, da HBO.

Fábio Lima – Convidado especial para o debate

Sócio-fundador e criador da RAIN Network, pioneira na distribuição digital para cinemas independentes, onde implantou uma rede digital com mais de 200 salas no país. É também diretor executivo internacional da MovieMobz, distribuidora que opera exclusivamente em formato digital. Considerado uma autoridade em assuntos ligados à convergência de mídias, ministra palestras em seminários acadêmicos e fóruns internacionais de negócio. É professor de distribuição digital no curso de formação executiva em cinema na FGV.

Serviço

Cinema: “Masterclass de Cinematografia Digital”

Local: Teatro da CAIXA

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR

Data: de 16 a 18 de novembro

Horários: Terça a quinta, 15h e 19h

Ingressos: R$10 e R$5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA) – Clube do Assinante da Gazeta do Povo tem 20% de desconto ou 1 livro de cinema por aula

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h)

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: