terça-feira, 16 de novembro de 2010

Selma Reis faz show em homenagem à obra de Paulo César Pinheiro


Selma Reis faz show em homenagem à obra de Paulo César Pinheiro na CAIXA Cultural Curitiba



Show traz obras do compositor e clássicos consagrados na voz da cantora







O Teatro da CAIXA apresenta, de 19 a 21 de novembro, a cantora Selma Reis, com o show "A minha homenagem ao poeta da voz", um tributo a Paulo César Pinheiro. Três grandes músicos a acompanham: André Barros, Marcelo Nami e Reginaldo Gonçalves Dias.



O repertório, presente na memória brasileira há mais de quatro décadas, conta com músicas de diversas parcerias, como “Banho de Manjericão”, parceria de Pinheiro e João Nogueira, “Passatempo”, “Bolero de Satã”, “Portela na Avenida”, entre outros clássicos. Selma Reis apresenta o show fazendo o tributo a Paulo César Pinheiro e ainda relembra os clássicos conhecidos na sua voz, como “Sangrando” (Gonzaguinha), “O que é o amor” (Danilo Caymmi e Dudu Falcão), tema da Mini série Global Riacho Doce, e ainda “Emoções suburbanas” (Altay Veloso e Paulo César Feital).



Selma Reis



Uma das maiores cantoras da MPB, Selma Reis começou a carreira com o pé direto quando lançou na década de 80 seu primeiro disco, que contou com a participação de nomes ilustres como Dori Caymmi, Jacques Morelembaum, Geraldo Azevedo, Paulo Jobim, Armandinho e Sueli Costa. O 2º disco conta com faixas como “Meu veneno”, canção especialmente feita para a cantora por Milton Nascimento, musicando o Poema de Ferreira Gullar. Selma Reis estourou nas paradas com músicas temas de novelas da TV Globo, como “O que é o amor”, “Sombra em nosso olhar”, “Estrelas de Outubro”, “Deságua” e “Ave Maria”.



Entre seus trabalhos estão “Só dói quando eu rio” (1991); “Selma Reis” (1993), com arranjos de Grahamm Presket, arranjador de Paul McCartney e Elton John; “Todo sentimento” (1995); “Achados e perdidos” (1996), todo dedicado a obra de Gonzaguinha; “O abre alas” (1998) é um musical sobre a vida e a obra de Chiquinha Gonzaga; “Ares de Havana” (1999); participou de “Presença de Anita” na TV Globo em 2001, participou do famoso musical “Chicago” (2004), que rendeu um público superior a 150 mil pessoas.



Em 2005, Selma Reis participa do musical “Ópera do Malandro”, de Chico Buarque, representando a personagem Vitória. No mesmo ano fez uma temporada no Teatro Rival ao lado da Bailarina Ana Botafogo e no ano seguinte se aprofunda na música clássica para cantar Mozart, Schubert, Bach e gravar musicas sacras para sua personagem irmã Zenaide, grande sucesso na novela “Páginas da Vida”. Lançou o cd “Sagrado” (2007), participou da novela “Caminho das índias” (2009) e este ano lançou o cd “A minha homenagem ao Poeta da voz”, dedicado a Paulo César Pinheiro, trazendo este belo show para a CAIXA Cultural.



Paulo César Pinheiro



Poeta da mais fina estirpe, letrista versátil, cronista, melodista e pesquisador incansável da cultura afro-brasileira, Paulo César Pinheiro é considerado o poeta da voz. A beleza e o ritmo do seu texto são matéria-prima de luxo para intérpretes dotados de grande capacidade vocal, como a estrela Selma Reis, Marisa Gata Mansa, Clara Nunes, Elis Regina, Marcia, Simone, Maria Bethânia, Joyce, entre tantas outras. Pinheiro compôs mais de mil e quinhentas canções com parceiros de todas as regiões do país.



Ficha técnica



Selma Reis - Voz

André Barros – Violão e guitarra

Marcelo Nami – Violão, guitarra e cavaquinho

Reginaldo Gonçalves Dias – Percuteria





Serviço



Música: Selma Reis canta a obra de Paulo César Pinheiro

Local: Teatro da CAIXA

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba

Data: de 19 a 21 de novembro de 2010

Ingressos: R$20 e R$10 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 10 anos

Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: