quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Sonia Guggisberg expõe Fundo




Obra inédita dá origem à um espaço construído por imagem, luz, som e movimento

no Espaço Cultural do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos

O Centro Cultural do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos expõe ate o dia 31 de janeiro de 2011 a obra site specific da artista paulistana Sonia Guggisberg. Intitulada Fundo, a obra ocupa o hall de entrada edifício principal do Complexo Hospitalar.



Fundo é a construção de novo espaço através da adesivagem de imagens fotográficas de um fundo de piscina que recobrem a totalidade do espaço expositivo original. Imerso na obra, o público fica suspenso da ilusão contemporânea da mobilidade constante.



A sonorização da obra foi feita a partir da gravação da ambiência normal do hospital, porém transformada em ambiência submersa. O som de que se escuta é de fato o som do fundo da água. Sonia propõe um paradoxo: é um site specific onde imagens flexíveis da superfície adesivada amolecem a estrutura arquitetônica do prédio, desestabilizando o ambiente. É uma simulação que dá mobilidade ao espaço, oferecendo ao publico a sensação de esperar em um local onde não se poderia ficar se fosse real.



“Respirar no fundo tranqüilo de uma piscina é impossível, mas quem não gostaria?”, brinca a artista, que propõe uma nova forma de se pensar o espaço.



A instalação integra de uma série de trabalhos do projeto (I)mobilidade, desenvolvido pela artista desde 2007. Nesse projeto, os nadadores retratados têm seus movimentos contidos pelo confinamento numa piscina, por uma força contrária, uma situação sem saída. Nadam até a exaustão sem ir a lugar algum, nadando contra a corrente ou ficando presos e confinados. O projeto reúne trabalhos como este, que trata da ilusão contemporânea de mobilidade constante, porém realizado num ambiente novo.



Organizada pelas curadoras Paula Amaral e Rejane Cintrão, a exibição se inscreve no Programa Bem Viver do hospital, que visa promover uma convivência mais próxima e afetiva entre os mais de 8 mil usuários diários da instituição, localizada na Vila Clementino, zona sul de São Paulo.



Sonia Guggisberg (1964. Vive e trabalha em São Paulo, SP)

Mestre em Artes Visuais pela Unicamp, a artista atua na área de artes visuais desde a década de 1990, participando de mostras coletivas e individuais. De 2005 a 2007 dedicou-se ao projeto Bolhas Urbanas, realizando intervenções site specific em ruínas do Patrimônio Histórico na cidade de São Paulo, que foi objeto de pesquisa de mestrado em 2009. Iniciou seu trabalho em vídeo instalação em 2007 e a partir de então vem trabalhando em projetos multimídia com vídeo-instalações e site specifics que integram o Projeto (I)mobilidade, realizados em diferentes instituições.



Realizou mostras individuais em espaços como: Centro Cultural Banco do Brasil (São Paulo, 2008); Projeto Bolhas Urbanas, 1ª, 2ª (2006) e 3ª etapas (SP, 2007); MARP (Ribeirão Preto, SP, 2005); Galeria Virgílio (SP, 2003); Galeria Baró Senna (SP, 2002); Museu Metropolitano de Curitiba (Curitiba, PR, 2001); Galeria Millan e Capela do Morumbi (SP, 2000); Galeria SESC Paulista (SP, 1999); Centro Cultural dos Correios (Rio de Janeiro, 1999); Projeto Macunaíma FUNARTE (Rio de Janeiro, 1996); e Itaú Galeria (SP, 1993).



Dentre as coletivas de que participou, destacam-se Sujeito: Corpo, no SESC Pinheiros (SP, 2010); Sincretismo dos Sentidos, no SESC Ipiranga, Poéticas da Natureza, no MAC SP, Projeto Tempo Buscar, no SESC Piracicaba, Metáforas Tecnológicas – exposição e palestra na Universidade de Siegen, Alemanha; Infiltração, no Paço Municipal (Porto Alegre, RS, 2009); Natureza, Olhar de Artista, no MAC USP (2008); Mergulhos, no SESC Pinheiros (2008); Projeto Ocupação, no Paço das Artes (SP, 2005); Acervo, no Centro Cultural São Paulo, e Outro Lugar, na Galeria Virgilio (2004); Pele, Alma, no CCBB de São Paulo, e MAC USP 40 Anos (2004); Ares e Pensares, no SESC Belenzinho (SP, 2002); Heranças Contemporâneas, no MAC Ibirapuera (SP, 1999); El Partenaire Sintoma, na Galeria Maeght (Barcelona, Espanha), e Geração 90, na Pinacoteca (SP, 1998); e Projeto Antártica Artes com a Folha, no Pavilhão Manoel da Nóbrega (SP, 1996). Mais informações em: www.soniaguggisberg.com.br.



Complexo Hospitalar Edmundo de Vasconcelos



Inaugurado em 1949, com projeto arquitetônico inicial de Oscar Niemeyer, a complexo se preocupa em manter um ambiente onde os clientes possam ter acesso tanto à saúde quanto à cultura. Suas instalações contam com dois murais realizados em pastilhas de vidro, assinados por Di Cavalcanti, e jardins internos e externos que remetem ao paisagismo da escola de Burle Marx. A realização de um projeto cultural em suas instalações se inscreve numa filosofia de trabalho que gera ações de bem-estar e de relacionamento não só com seus clientes , mas com as pessoas que trabalham no complexo e também com a cidade de São Paulo, que ganha mais um espaço para a arte contemporânea.

Nenhum comentário: