terça-feira, 23 de novembro de 2010

Teatro de máscaras na CAIXA Cultural Curitiba






Espetáculo “Larvárias” retrata aspectos do cotidiano com humor e poesia





A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 26 a 28 de novembro, o espetáculo de máscaras “Larvárias”. A montagem é realizada pela Cia do Giro, de Porto Alegre, e traz, como protagonistas, seres com rostos inacabados que lembram insetos. As máscaras, inspiradas na estética do carnaval de Basel, na Suíça, são os principais recursos da montagem, complementada pela iluminação, figurino, cenário e música executada ao vivo.



A trama acontece em um imenso mundo branco, no qual não há homens nem bichos: apenas máscaras-larvas, em diferentes estados e formas. A montagem fala dos encontros e desencontros desses seres, de seus atritos, confusões, equívocos e aproximações, ampliando o mundo fenomenal, que envolve o contato entre eles. A ambientação da cena aponta em direção aos eternos, sábios e perenes movimentos do universo, revelando que, junto ao gesto diário, está o movimento das marés, das estrelas e dos planetas. Revela ainda realidades paralelas e tangentes que, numa explosão de sensibilidade mútua, podem se inter-relacionar.



O recurso da utilização das máscaras foi introduzido no universo teatral na década de 60, pelo francês Jacques Lecoq. Elas foram incorporadas, depois, à pesquisa de outras escolas – como a École International Philipphe Gaulier – que desenvolveram princípios técnicos para sua utilização no espaço cênico. As máscaras “larvárias” foram trazidas pela diretora Daniela Carmona, após pesquisas na Europa.



“Larvárias” recebeu o prêmio FUMPROARTE 2005; o Prêmio Açorianos de Teatro Adulto, categoria Melhor Iluminação, em 2006; e destaque da crítica carioca como um dos 10 melhores espetáculos teatrais do ano de 2007.



Adriano Basegio



Ator, diretor e professor de teatro e música, Licenciado em Educação Artística – Habilitação em Artes Cênicas pela UFRGS e Escola de Música da OSPA. Formação em Mimo Corporal, método Etienne Decroux, com Thomas Leabhart (Paris) e École Philippe Gaulier (Paris). Fez cursos com: Sotygui Kouyaté, Yoshi Oida, Ângela de Castro, Leo Bassi, Maria Lúcia Raymundo, Inês Marocco, Daniela Carmona, Roberto Birindelli, Leela Alaniz, Grupo LUME, Ivaldo Bertazzo e Luis Carlos Vasconcelos, entre outros. Atuou em diversos espetáculos, dos quais se destacam: “O Parturião”, “O Pequeno Principe”, “Esconderijos do Tempo”, “Fellini per Stravaganza”, “Memória”, “Larvárias”, “Clownssicos” e o “O Sonho de Uma Noite de Verão”. Conta também com participações no cinema e na TV, como diretor musical e ator. Desde 1994, ministra oficinas de teatro e música para crianças e adolescentes, além de cursos para formação de atores. Desenvolve pesquisa de ritmos e sonoridades para a construção da cena dramática.



Daniela Carmona



Atriz, diretora e professora, Bacharel em Artes Cênicas pelo DAD/UFRGS; participou de pesquisa sobre as Energias Corporais, de Arthur Lessac, e a Antropologia Teatral, de Eugênio Barba, sob orientação de Irion Nolasco e Maria Lúcia Raymundo. Formação na Ecole Philippe Gaulier (Londres) e Formação em Mimo Corporal, método Etienne Decroux, com Thomas Leabhart (Paris). Cursos de Aperfeiçoamento no Laban Centre for Moviment and Dance (Londres); Clown, com Carlo e Alberto Colombaioni (Madri); cursos de Especialização com Sotigui Kouyaté, Gardi Hutter, Yoshi Oida, Leo Bassi, Ivaldo Bertazzo, Perla Jaritonsky, Luis Otávio Burnier, Carlos Simioni, Ricardo Puccetti, Wolker Quandt, Pino di Buduo e Daniela Regnole, Helena Maria Varvaki, Luís Gustavo Trestini e Renato Cohen, entre outros. Desde 1986, ministra cursos de teatro em espaços regionais e nacionais – escolas, universidades, festivais e grupos de teatro. É fundadora e professora do Teatro Escola de Porto Alegre (TEPA), desde 1996. Entre seus trabalhos, destacam-se as atuações em “Antônio Chimango”, “Boca de Luar”, “Náufragos” e “Um Inimigo do Povo”; as encenações de “Besta-Fêmea”, “Melodrama”, “Theatro Esperança”, “Arruaça” e “Jardim Tchekhov”; e a direção-atuação em “Gueto Bufo”, “Clownssicos”, “Larvárias” e “O Sonho de Uma Noite de Verão”. É co-autora do Livro “Teatro - Atuando, Dirigindo, Ensinando”, da editora Artes & Ofícios, 2004.



Ficha Técnica



Direção e Roteiro: Daniela Carmona
Diretora Asistente: Adriane Mottola
Composição Musical: Fábio Mentz
Atuação: Adriano Basegio e Daniela Carmona

Duração: 55 minutos



Serviço



Teatro: “Larvárias”

Local: Teatro da CAIXA

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba (PR)

Data: de 26 a 28 de novembro de 2010

Horários: sexta e sábado 21h e domingo 19h

Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA) – Clube do Assinante da Gazeta do Povo tem 20% de desconto

Bilheteria: (41)2118-5111 (terça a sexta das 12h às 19h e sábado e domingo das 16h às 19h)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 07 anos

Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: