sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

DVD com entrevista com diretor de fotografia Walter Carvalho

O Centro Cultural Banco do Nordeste lançará o DVD do seu programa Nomes do Nordeste, contendo entrevista com o diretor de fotografia paraibano Walter Carvalho, dentro da programação do VI Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro.

No DVD, Walter Carvalho compartilha sua história de vida e descreve sua trajetória artística, entrevistado pelo jornalista João Carlos Moura. O lançamento acontecerá no próximo dia 13 (segunda-feira), às 20 horas, no Salão Sérgio Bernardes, do Tropical Hotel Tambaú (av. Almirante Tamandaré, 229 - Tambaú - fone: (83) 2107.1900), em João Pessoa. No evento, o Banco do Nordeste será representado pelo gerente do seu Centro Cultural de Sousa (PB), Ricardo Pinto.

Como premiado diretor de fotografia, Walter Carvalho trabalhou com grandes cineastas, como Glauber Rocha e Nelson Pereira dos Santos. Alguns dos sucessos do cinema nacional tiveram a direção de fotografia assinada por ele como, por exemplo: "Abril despedaçado" e "Central do Brasil", ambos de Walter Salles; "Madame Satã", de Karim Aïnouz; e "Lavoura arcaica", de Luiz Fernando Carvalho.

Em 2001, Walter Carvalho lançou-se na direção cinematográfica, com o documentário "Janela da Alma", realizado em parceria com João Jardim. Em 2009, voltou a atuar como diretor em "Budapest", baseado em romance escrito por Chico Buarque.

No DVD, gravado em 09 de dezembro de 2009, durante a quinta edição do Fest-Aruanda do Audiovisual Brasileiro, Walter Carvalho fala sobre sua experiência de diretor cinematográfico, tanto no documentário "Janela da alma", como na ficção "Budapest". Também comenta a construção fotográfica dos filmes "Abril despedaçado" e "Madame Satã". Além disso, ressalta a subjetividade e o mistério no seu ato de ver e fotografar.

Nenhum comentário: