sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

“O Cravo Brasileiro e suas Raízes Europeias”








A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, no dia 07 de dezembro, a cravista carioca Rosana Lanzelotte, na Série Solo Música. A artista apresenta o recital “O Cravo Brasileiro e suas Raízes Europeias”, expondo a influência da música europeia do século XVIII sobre os ritmos da música brasileira.



O programa do recital passa pelas obras de Sousa Carvalho, Avondano e Scarlatti, em que se percebem as ricas influências do folclore ibérico. Desde o lundo do século XIX – coletado por Spix e Martius – faz-se presente a síncope, característica dos tangos de Nazareth, registrados por Rosana no seu mais recente trabalho, “Nazareth”.



Lanzelotte é professora pesquisadora da Uni Rio, além de idealizadora da série “Música nas Igrejas”, que, desde 1993, leva concertos de música clássica a todos os bairros do Rio de Janeiro. Concebeu também o projeto “O Amor Brasileiro”, que apresentou a música de José Maurício Nunes Garcia e Sigismund Neukomm em concertos por diversas cidades da França durante o ano do Brasil, em 2005.



Fundadora do Quadro de Cervantes, a artista possui um LP e quatros CDs solo: “Bach” (1995), “O Cravo Brasileiro” (1998), “Haydn” (2002) e “Pedro Antonio Avondano – Sonatas” (2005), distinguido com o importante prêmio Diapason de Ouro, da Revista Diapason. Pela gravadora Biscoito Fino, lançou com o flautista Ricardo Kanji o CD Neukomm no Brasil (2008), que ganhou o Prêmio Bravo 2009, na categoria melhor CD de música erudita. Seu último CD é Nazareth (2009), com o percussionista Caíto Marcondes e o violonista Luís Leite, no qual transporta a linguagem musical de Ernesto Nazareth para o cravo.



Lanzelotte se apresentou em importantes salas de concerto, como Wigmore Hall, St Martin-in-the-fields (Londres), Otto Braun Saal (Berlim), Palazzo Barberini (Roma) e Fundação Gulbenkian (Lisboa), além das principais salas da América Latina. Suas realizações na área musical a fizeram merecedora do prêmio Golfinho de Ouro, do Conselho Estadual de Cultura do Rio e da Comenda Chevalier dês Arts et dês Lettres, outorgada pelo Governo da França.



Série Solo Música



Rosana Lanzelotte encerra a segunda temporada da Série Solo Música. O projeto apresenta um recital mensal, nos quais são exibidas apresentações raras, com artistas solo tocando instrumentos que dificilmente são mostrados em outras programações culturais. A série é exclusiva, pois diversifica os instrumentos e gêneros na mesma programação.



A Série promove uma aproximação entre a música instrumental e erudita, sendo que a única ligação entre os recitais apresentados é o fato de estar no palco um único músico, cuja característica principal é ter absoluta segurança na sua qualidade como instrumentista e intérprete.



Nas duas temporadas, já se apresentaram artistas como Marlui Miranda (música indígena), Caíto Marcondes (percussão), Ângelo Esmanhotto (sarod), Toninho Ferragutti (acordeom), Pierre Hamon (flauta), Luhli (voz e violão), Fernando Deghi (viola brasileira), entre outros grandes músicos.



Serviço Série Solo Música – Rosana Lanzelotte – Cravo Local: Teatro da CAIXA Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR Data: 07 de dezembro Horários: terça 20h30 Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntistas CAIXA) e 20% de desconto para o Clube do Assinante Gazeta do Povo Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h e sábado e domingo, das 16 às 19h) Classificação etária: Livre para todos os públicos Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes) www.caixa.gov.br/caixacultural

******

Nenhum comentário: