domingo, 12 de dezembro de 2010

Prorrogadas as inscrições para a 29ª Oficina de Música


Várias oficinas já estão lotadas, mas ainda há vagas para 33 cursos.

Entre os cursos com inscrições abertas estão os de ritmos latinos.

Foram prorrogadas até dia 16 de dezembro as inscrições para a 29ª Oficina de Música de Curitiba. Com o patrocínio da Petrobrás, a Oficina acontece de 9 a 29 de janeiro de 2011. Dos 86 cursos, 33 ainda têm vagas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.oficinademusica.org.br.

Um dos cursos que ainda têm vagas é o de música peruana. Nessa minioficina, os alunos vão aprender a tocar o cajón com o professor peruano Rafael Santa Cruz, que participa de vários workshops pela Europa e América Latina. Instrumento simples e barato, o cajón vem se popularizando cada vez mais no Brasil, tanto entre os músicos profissionais quanto entre os amadores. Revelou-se um acompanhamento muito rico para voz e violão. Hoje é tão comum a presença do instrumento nas apresentações flamencas que muitos imaginam ser sua origem espanhola.

O instrumento encanta pela simplicidade, desempenho, por sua grandiosa vibração e versatilidade. Acompanha praticamente todos os ritmos, podendo ser utilizado acusticamente ou microfonado em apresentações ao vivo. Para quem quiser fazer o curso mais longo de cajón pode frequentar a oficina do italiano Marco Fadda, que toca diversos instrumentos de percussão étnica e popular.

Ritmos da Venezuela e Caribe - Joropo, merengue venezuelano, gaita, sangueo. São esses os ritmos que o professor venezuelano Aquiles Baez vai ensinar no curso de ritmos da Venezuela e Caribe. Violonista, arranjador, compositor e produtor musical, Aquilez Baez é a história viva da música de seu país. No curso, o músico vai falar das três culturas que determinaram a música na Venezuela (indígena, espanhola e africana). Para participar é preciso ter domínio de algum instrumento e saber ler partitura.

Música boliviana – “O substrato índigena em diferentes ambientes da música boliviana” é outro curso que ainda tem vaga. O saxofonista e flautista Álvaro Montenegro, da Bolívia, vai dar uma visão geral da influência da música indígena em várias formas da música boliviana: folk tradicional, urbano, jazz, rock e erudito. Nas aulas haverá leituras, audições, vídeos e prática com instrumentos nativos dos Andes.

Serviço:

29ª Oficina de Música de Curitiba

Cursos do Núcleo de Música Latino Americana

Local: UTFPR - Av. Sete de Setembro, 3165

“Música do Peru”
Data e horário: 24 a 28 de janeiro, das 14 às 17h.
“Ritmos da Venezuela e Caribe”

Data e horário: 24 a 27 de janeiro, das 14 às 17h.

“O substrato indígena em diferentes ambientes da música boliviana”

Data e horário: 24 a 28 de janeiro, das 14h às 17h

Inscrições: R$50,00

“Percussão do Mundo – Cajón Power”

Data : 20 a 29 de janeiro, das 14h às 17h

Inscrição: R$100,00

Período de inscrições: até 16 de dezembro, no site

www.oficinademusica.org.br

Informações: (41) 3321-2839 ou (41) 3321-3315 e

oficinademusica@fcc.curitiba.pr.gov.br.

Nenhum comentário: