sábado, 8 de janeiro de 2011

Galeria Caixa Brasil” retorna com obras escolhidas pelo público



A mostra traz obras do acervo artístico do banco

A Galeria da Caixa apresenta, de 13 de janeiro a 13 de fevereiro, a exposição “Galeria CAIXA Brasil – Obras Selecionadas”. A exibição é o desdobramento do projeto “Galeria CAIXA Brasil“, que apresentou parte do acervo artístico da Caixa em exposições que aconteceram simultaneamente em todas as capitais brasileiras, durante o mês de novembro de 2010. Na primeira fase do projeto, o público votou nas obras preferidas escolhendo o que seria exposto nesta nova mostra.

A mostra abre às 20h do dia 12 de janeiro, dia em que a CAIXA comemora 150 anos, e estará acontecendo em Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, nos espaços da CAIXA Cultural. Cada uma dessas cidades abrigará parte das obras selecionadas pelo público. A exposição conta ainda com uma galeria virtual, que está disponível a partir de 10 de janeiro, com as mostras das cinco Galerias, no endereço www.galeriacaixabrasil.com.br.

Mostra em Curitiba

Na Caixa Cultural Curitiba estarão expostas obras de artistas que utilizaram as mais diversas técnicas, como óleo sobre tela, pastel sobre papel, acrílica sobre madeira, fotografia, entre outras. Segue abaixo os destaques da mostra:

- Cícero Dias: O pernambucano é um dos grandes nomes do modernismo e está representado pela obra “A Jovem e o Flautista”. Nos anos 20, início de sua carreira artística, Cícero se volta ao movimento regionalista. Já nos anos 40, se foca no abstracionismo usando formas geométricas, mas sem perder de vista as cores e elementos que remetem ao Nordeste. Mais tarde, o caráter lírico também é inspiração, apresentando figuras e paisagens construídas sempre com cores suaves.

- José Pancetti: O paulista pintou suas primeiras obras em serviço para a Marinha de Guerra e foi pintor integrante da Companhia de Praticantes e Especialistas em Convés. Autodidata, Pancetti mostrou grande interesse por paisagens marinhas, retratos e autorretratos. Nesta exposição é representado com a tela “O Menino”.

- Francisco Rebolo: Mestre das paisagens ao ar livre, especialmente os espaços de São Paulo, Rebolo transitou entre a figuração (representação dos objetos em suas formas reconhecíveis), o abstracionismo (decomposição da figura e simplificação da forma) e o construtivismo (a arte como construção e como não representação). Na “Galeria CAIXA Brasil – Obras Selecionadas” o artista é representado com um óleo sobre tela sem título.

- Yara Tupinambá: A pintora e muralista mineira se faz presente com a obra “Maria do Vale (Natal)”. Dedicou-se a gravura, especialmente em madeira, mas também produziu obras em óleo sobre tela, nas quais retratou o interior de Minas Gerais, com seus congados, cavalhadas e violeiros.

- Glauco Rodrigues: O gaúcho aparece com dois trabalhos: “Banhistas N°3” e “Samba Enredo”. Glauco transitou entre a figuração e o abstracionismo, tratando com humor de temas tipicamente brasileiros, como o samba, futebol e o carnaval.

- Rui Faquini: O consagrado fotógrafo goiano possui um acervo com mais de 20 mil imagens da cultura e paisagem brasileiras, das quais serão exibidas as obras “Carvalho Pinto”, “Aldeia Kuicuro III – MT – Da Série Moradas do Brasil” e ”Rosário – MA – Da Série Moradas do Brasil”

Acervo da Caixa e projeto Galeria Caixa Brasil

O acervo da Caixa conta com artistas renomados como Di Cavalcanti, Aldemir Martins, Djanira, Portinari, entre outros, entre pinturas, gravuras, fotografias, serigrafias, desenhos e outras técnicas. O acervo abrange um longo período das artes plásticas no Brasil, estando representadas quatro gerações de artistas brasileiros, formando um amplo quadro da diversidade de escolas e tendências que marcam a produção dos últimos cem anos.

O projeto faz parte da política de incentivo às artes nacionais, que a Caixa iniciou em 1998. A Caixa acredita que a cultura é um dos maiores instrumentos no fortalecimento da cidadania e este projeto visa oportunizar o acesso da população brasileira ao valioso acervo artístico da empresa, que conta com quase duas mil obras. As escolas e instituições que cuidam de idosos e de pessoas com necessidades especiais, podem agendar visitas monitoradas pelo telefone (41)2118-5114.

As escolas e instituições que cuidam de idosos e de pessoas com necessidades especiais, podem agendar visitas monitoradas pelo telefone (41)2118-5114.

Serviço

Exposição: “Galeria CAIXA Brasil”

Local: Galeria da CAIXA

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR

Abertura: 12 de janeiro – Quarta 20h

Exposição: de 13 de janeiro a 13 de fevereiro

Horários: de terça a sábado das 10 às 21h e domingos das 10 às 19h

Ingressos: Entrada Franca

Informações: (41) 2118-5114

Classificação etária: Livre para todos os públicos

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: