terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Marta é eleita a melhor jogadora do mundo pela quinta vez consecutiva



Com 24 anos de idade e 10 de carreira, Marta atingiu o topo do futebol mundial pela quinta vez consecutiva. A camisa 10 do Santos e seleção brasileira superou as alemãs Fatmire Bajramaj e Birgit Prinz e ficou com o prêmio de melhor jogadora do planeta, em 2010, em cerimônia realizada em Zurique, na Suíça, nesta segunda-feira.

"Alguém me disse que eu tinha de chorar e estou eu aqui chorando de novo. Este foi um ano especial pelo êxito que tive em várias equipes. Ser também eleita embaixadora da ONU foi uma grande honra e quero agradecer, primeiramente a minha família, às minhas companheiras do FC Gold Pride, da Seleção Brasileira e do Santos e às pessoas que trabalham comigo", afirmou Marta, a maior vencedora da história dos prêmios da FIFA, ao receber o troféu.

Nas 10 edições do prêmio, a alagoana de Dois Riachos, esteve presente em sete - além das cinco ocasiões em que ficou com o primeiro lugar (de 2006 a 2010), ela ainda tem um segundo em 2005 e um terceiro no ano de 2004. Mesmo com tanta experiência na premiação da FIFA, que pela primeira vez aconteceu em conjunto com a Revista France Football, a rainha do futebol não consegue segurar o nervosismo.

"Quero agradecer a Deus por tudo que acontece na minha vida. Primeiro coletivamente e depois individualmente", acrescentou emocionada a meia atacante brasileira, sendo muito aplaudida pelo público presente em Zurique.

Carreira meteórica - Marta começou a carreira no Vasco, em 2000, aos 14 anos de idade. Após dois anos no Rio de Janeiro, foi para o Santa Cruz, do Recife, onde ficou mais duas temporadas. Na sequência, foi para o Umea, da Suécia, clube que atuou de 2004 a 2009, onde apareceu para o futebol internacional e conquistou duas Copas da UEFA e três campeonatos nacionais.

Em 2010, fez parte do elenco do Los Angeles Sol (EUA), teve breve passagem pelo Santos e voltou aos Estados Unidos, para ser campeã pelo FC Gold Pride. Pela seleção, foi artilheira do Sul-Americano conquistado pelo Brasil, que garantiu vaga para a Copa do Mundo deste ano na Alemanha e para os Jogos Olímpicos da Inglaterra em 2012. "Os meus maiores sonhos na carreira são os títulos da Copa e da Olimpíada", contou Marta, que já marcou 63 gols em 60 partidas pela seleção e foi vice-campeã mundial em 2007 e olímpica em 2008.

Ela também ficou com a artilharia na campanha do vice-campeonato no Torneio Cidade de São Paulo, realizado em dezembro. Em 2011 assinou contrato de dois meses com o Santos, clube onde levantou a taça da Libertadores 2009, e depois voltará para os Estados Unidos, ainda sem clube definido.

Rainha voltará para o Torneio Interclubes em Araraquara -Nesta quarta-feira Marta voltará ao Brasil e irá direto para Araraquara, onde disputa pelo Santos o Torneio Internacional Interclubes de Futebol Feminino.

O Peixe encara o Foz Cataratas Caixa na quarta-feira, às 22 horas, no jogo de fundo que encerra a fase classificatória da competição. A primeira partida de Marta como a melhor do mundo cinco vezes terá transmissão ao vivo pelas TVs Band e Band Sports.

No domingo, a estrela jogou meio tempo e foi decisiva, com assistência milimétrica para o gol de Suzana, que garantiu a vitória de sua equipe por 1 a 0 diante do Palmeiras. No intervalo do jogo, Marta pegou um helicóptero rumo à Guarulhos (SP), de onde viajou até o local da premiação. Na estréia o Santos havia vencido do Umea, da Suécia, e com 6 pontos ganhos confirmou a classificação para a decisão do torneio, no sábado dia 15, diante do Foz Cataratas Caixa ou Palmeiras.

Nenhum comentário: