quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Fotógrafo João Roberto Ripper apresenta “Imagens Humanas”


Fotógrafo João Roberto Ripper apresenta “Imagens Humanas” na Galeria da CAIXA



A mostra apresenta um olhar humanista sobre os brasileiros e traz à tona a questão dos direitos humanos





A CAIXA Cultural Curitiba inaugura no dia 22 de fevereiro, às 20h, a exposição “Imagens Humanas”, com obras do fotógrafo João Roberto Ripper. Com curadoria de Dante Gastaldoni, a mostra exibirá 70 ampliações e um mosaico de rostos de brasileiros de diversas regiões, raças e cores. Ripper e Gastaldoni realizam ainda o debate “A fotografia a serviço dos direitos humanos”, também no dia 22 de fevereiro, às 19h. A mostra fica em cartaz de 23 de fevereiro a 20 de março e a entrada é franca.



Ripper possui um arquivo com mais de 150 mil fotos. O fotógrafo, em 35 anos de carreira, alia excelência fotográfica à militância social e, é extremamente voltado para a questão dos direitos humanos e a busca de um mundo socialmente mais justo. Na tentativa de representar uma parcela deste importante trabalho, a exposição foi dividida em cinco módulos temáticos: “Amor”, “Alegria”, “Dor”, “Superação” e “Liberdade”. Um grande painel com pequenos retratos completa a mostra, formando um mosaico que instiga o público a ver bem de perto o povo brasileiro na sua individualidade, do mesmo modo como o fotógrafo o observa.



"Poucas imagens são tão radicalmente humanas quanto as fotografias produzidas por João Roberto Ripper. Elas são frutos de um olhar humanista sobre os muitos territórios que integram nosso país e constituem um vigoroso painel fotográfico do povo brasileiro. O fio condutor desta documentação fotográfica são os direitos humanos que sempre nortearam Ripper", declara o curador Dante Gastaldoni. Os trabalhos do fotógrafo são reconhecidos por se apoiarem sobre o total domínio técnico e apuro estético, fascinando não só pela beleza, mas também pela exposição crua da realidade.



Ripper cobriu o Brasil de norte a sul, com um olhar poético e investigativo, provocou "furos de reportagem" e ganhou diversos prêmios internacionais com seus projetos artísticos focados nos Direitos Humanos. "Ripper chega perto, convive, cria intimidade e ganha a cumplicidade do fotografado. Quase sempre ele utiliza objetivas de curta distância focal e isso o obriga a estar sempre por perto das pessoas que fotografa", explica Gastaldoni.



Além de seu trabalho como fotógrafo, João Roberto Ripper está à frente da agência-escola Imagens do Povo, criada em 2004, na Maré, uma das maiores favelas do Rio de Janeiro. Na agência-escola ele ensina jovens fotógrafos e os prepara para o mercado de trabalho. Com seu trabalho exposto em diversas galerias e instituições nacionais e internacionais, esses jovens aprendem com o “Mestre Ripper” o talento, a obstinação e o sonho de um Brasil mais fraterno e justo.



João Roberto Ripper



O fotógrafo João Roberto Ripper é formado em jornalismo e já teve seus trabalhos publicados em grandes veículos de comunicação no mundo, como: Última Hora, O Globo, Washington Post, New York Times, Le Mond, Herald Tribune, Revista Marie Claire, Revista Caros Amigos, Revista Veja, Revista Domingo (Jornal do Brasil), Revista Sem Fronteiras, entre outros.



Recebeu diversos prêmios pelos seus trabalhos, como Prêmio Interpresphoto, Prêmio Waldimir Herzog, Prêmio Nacional de Fotografia da Fundação Nacional de Arte e do Instituto Nacional de Fotografia, Prêmio Agenda Latino-americana, João Canuto – Homenagem da organização “Humanos Direitos”, Prêmio Marc Ferrez, entre outros. O fotógrafo publicou os livros “Imagens Humanas” e “Retrato Escravo”. Além disso, coordena escolas e workshops de fotografia e faz projeções e palestras em favelas, áreas rurais e quilombolas.



Serviço



Exposição: “Imagens Humanas” do fotógrafo João Roberto Ripper

Local: Galeria da CAIXA - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR

Abertura: 22 de fevereiro – Terça 20h

Exposição: de 23 de fevereiro a 20 de março

Horários: de terça a sábado das 10 às 21h e domingos das 10 às 19h

Ingressos: Entrada Franca

Informações: (41) 2118-5114

Classificação etária: Livre para todos os públicos

www.caixa.gov.br/caixacultural



Debate: “A fotografia a serviço dos direitos humanos” com João Roberto Ripper e Dante Gastaldoni

Local: Teatro da CAIXA - Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro – Curitiba/PR

Data: 22 de fevereiro

Horários: terça 19h

Ingressos: Entrada franca. Os ingressos serão distribuídos no dia do evento, a partir das 18h.

Bilheteria: (41)2118-5111(de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, as 16 às 19h)

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes)

Nenhum comentário: