quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Grupo Moitará funde a linguagem das máscaras


Grupo Moitará funde a linguagem das máscaras e a cultura popular do Brasil



“Acorda Zé! A Comadre ta de Pé!” entra em cartaz na CAIXA Cultural Curitiba







A CAIXA Cultural Curitiba apresenta a peça “Acorda Zé! A Comadre tá de Pé!” nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, interpretada pelo Grupo Moitará. O espetáculo integra o universo popular brasileiro e a tradição das máscaras de teatro, com base em personagens de contos populares e trilha sonora executada ao vivo.



A montagem é uma farsa que conta a epopeia de um grande contador de causos que inventa estórias cheias de vantagens e presepadas, criando grandes confusões ao se perder entre o real e o imaginário. “O roteiro possui referência em cinco contos populares, que vão inspirar a história”, conta o diretor Venício Fonseca. São eles: “O Vaqueiro que não mentia”, “A história de João Grilo”, “As Aventuras de Pedro Malazarte”, “O Preguiçoso” e a “A Comadre Morte”. O espetáculo se aprofunda no universo cultural brasileiro, relacionando tipos populares da nossa cultura e personagens da commedia dell‘arte, forma teatral em que a ação cênica se baseia no improviso, com personagens cujas características são similares às do interior do Brasil.



A encenação de “Acorda Zé! A Comadre tá de Pé!” conta com o uso de máscaras do mestre italiano Donato Sartori, um dos maiores mascareiros do mundo, que potencializam o clima farsesco. “A linguagem da máscara encontra a palavra no corpo e no tom de voz da personagem”, diz Fonseca. “A personagem central é a simbiose de João Grilo, Pedro Malazarte, Macunaíma e outros. É a mistura destas personagens que cria os arquétipos, com características que se encontram no país todo” completa o diretor. A trilha sonora é executada pelos atores, com direito a rabeca, sanfona, caixa do divino, pandeiro, triângulo, violão e viola.



O Grupo Moitará realiza ainda oficina de treinamento do ator com a linguagem da máscara teatral, destinada a bailarinos e atores. Na oficina serão desenvolvidos trabalhos com ações físicas e vocais que servirão de base para o jogo da máscara teatral, tendo como objetivo uma reflexão prática sobre a dramaturgia do ator. Os interessados devem enviar uma carta de intenção e um breve currículo para caixacultural03.pr@caixa.gov.br até o dia 08 de fevereiro. Os selecionados serão avisados no dia 09 de fevereiro.


Ficha Técnica



Texto, dramaturgia e direção artística: Venício Fonseca

Elenco: André Marcos, Diogo Borges, Erika Rettl, Fabiano Manhães, Mariana

Bernardes Baltar e Venício Fonseca

Roteiro: Venício Fonseca e Erika Rettl

Direção musical, composições, arranjos e trilha sonora: Mauro Menezes

Preparação dos atores com a linguagem da máscara teatral: Erika Rettl e Venício Fonseca



Serviço Teatro: Acorda Zé! A Comadre ta de Pé! Local: Teatro da CAIXA - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR Data: de 11 a 13 de fevereiro Horários: Sexta e sábado 21h e domingo 19h Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA) Bilheteria:(41)2118-5111(de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, as 16 às 19h). Classificação etária: Não recomendado para menores de 12 anos Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes) www.caixa.gov.br/caixacultural Oficina: Treinamento do Ator com a Linguagem da Máscara Teatral Local: Centro Cultural Teatro Guaíra – Sala 300 Data: 10 a 12 de fevereiro Horários: de quinta a sábado, das 9h30 às 12h Inscrições: Os interessados devem enviar uma carta de intenção e um breve currículo para caixacultural03.pr@caixa.gov.br até o dia 08 de fevereiro. Os selecionados serão avisados no dia 09 de fevereiro. Público alvo: Atores e bailarinos Vagas: 12

Nenhum comentário: