segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Histórias de amor


Histórias de Amor - PGL 22
de Elias José, João Antônio, João do Rio, Luis Fernando Veríssimo, Lygia Fagundes Telles, Machado de Assis, Marina Colasanti, Marques Rebelo, O. Henry, Orlando Bastos e William Shakespeare
Coleção:
Para Gostar de Ler


O volume Histórias de amor, da coleção "Para Gostar de Ler", da Ática, contou com a coordenação geral e seleção de textos do poeta e tradutor José Paulo Paes.

Em sua apresentação, Paes, dono de um estilo inconfundível, sempre dotado de rara sensibilidade, reflete: "Histórias de amor. Mas de qual amor? Há tantos! Amor carnal, amor platônico, amor conjugal, amor adúltero, amor à distância, amor à primeira vista, amor de perdição, amor de salvação - e quantos mais?".

No livro, uma formidável galeria de grandes escritores, de várias épocas, aborda, em suas narrativas, o "sentimento complexo, contraditório, que não se deixa prender numa definição", conforme, mais uma vez, as ponderações de José Paulo Paes.

Estão presentes, em Histórias de amor, William Shakespeare, João Antônio, Marques Rebelo, Orlando Bastos, Elias José, João do Rio, Luís Fernando Veríssimo, O. Henry, Machado de Assis, Marina Colasanti e Lygia Fagundes Telles.

O conto de Lygia se chama "Pomba enamorada ou uma história de amor". É curioso notar que a grande dama da literatura brasileira maneja com toda a propriedade um contexto com fartas dosagens de escracho, porém sem perder jamais a ternura que um amor verdadeiro encerra. Seja ele doentio ou não.

Mesmo que por demais já se tenha falado, após a leitura de Histórias de amor, o que vem à mente é mesmo a sensação de que cada amor é único. "Semelhantes, talvez; idênticos, nunca. Pois cada amor é sempre um amor como nunca houve outro igual", define José Paulo Paes.

UM LANÇAMENTO








**

Nenhum comentário: