segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Insight Um estudo do conhecimento humano

Insight
Um estudo do conhecimento humano

de Bernard Lonergan
Tradução: Mendo Castro Henriques e Artur Morão

Formato: 13,5 X 23,5 cm

Número de Páginas: 728


Mais que uma obra uma redefinição dos lampejos da criação. Somos nós descobrindo nossa "iluminação". Um livro de fôlego! (E.C.)

Insight: Um Estudo do Conhecimento Humano é a obra-prima do filósofo canadense Bernard Lonergan, agora traduzida para língua portuguesa no âmbito de um projeto de investigação do CEFi, Centro de Estudos de Filosofia, da Universidade Católica Portuguesa, patrocinado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. A intenção de Insight é colocar cada um de nós diante do próprio conhecimento.

O livro está estruturado para responder a duas questões: 1) O que sucede quando conhecemos e 2) O que conhecemos quando isso sucede. A resposta à primeira questão viabiliza uma teoria cognitiva e uma epistemologia (cap. 1-10). O capítulo 11 serve de enlace para a segunda questão cuja resposta origina uma metafísica (cap. 12-17). Os últimos capítulos estabelecem a possibilidade da ética (cap. 18) e da teologia (cap. 19-20). Todo o livro é um exercício de apropriação intelectual em que se trata de aprender a distinguir entre tipos diferentes de conhecimento e discernir o seu respectivo alcance.

O AUTOR
Bernard Lonergan

Bernard Joseph Francis Lonergan, CC, S. j. (17 de dezembro de 1904 - 26 de novembro de 1984) foi um padre jesuíta canadense. Ele foi um filósofo e teólogo de tradição tomista e também um economista, formado em Buckingham, Quebec. Lonergan era professor do Colégio Loyola, de Montreal, da Universidade de Toronto (Regis College), da Pontifícia Universidade Gregoriana e do Boston College.


Lonergan é autor, entre outras obras, de Insight: A Study of Human Understanding (1957) e de Method in Theology(1973), trabalhos que estabeleceram os lineamentos daquilo ele denominaria Método Empírico Generalizado (Generalized Empirical Method - GEM).









LANÇAMENTO

É REALIZAÇÕES

Nenhum comentário: