segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

“O Maior Menor Espetáculo da Terra”


CAIXA Cultural Curitiba apresenta “O Maior Menor Espetáculo da Terra”



A mímica e a comicidade são marcas do Centro Teatral Etc e Tal



O Teatro da CAIXA apresenta o espetáculo “O Maior Menor Espetáculo da Terra”, do premiado Centro Teatral Etc e Tal, de 25 a 27 de fevereiro. A montagem celebra 17 anos de estrada da companhia e conta a história de um circo de pulgas, por meio de improvisações e da interação com o espectador, com trilha sonora executada ao vivo.


Com texto e direção de Álvaro Assad e Melissa Teles Lobo, a montagem apresenta o universo de um circo de pulgas. Entre as atrações, estão Pun Ching Oo, a pulga Funâmbula da China; PulGardel, a pulga bala argentina; e as lindas pulgas gêmeas trapezistas Pulg Lee e Pilg Luu, da Oceania. Também faz parte do circo a inimaginável pulga indomável da floresta do Zimbábue. Todas estas atrações internacionais contam com talentos arrebatadores e incrivelmente trabalhados por um trio de cômicos Mestres de Cerimônias, conduzindo o público a ver o que não pode ser visto e imaginar um extraordinário mundo mambembe em miniatura.


Para o diretor, este espetáculo é importante porque resgata um tipo de teatro muito popular em outras épocas e outras terras. Tradicionalmente interpretado por um único ator, o espetáculo é um modo encantador de arte cênica que vem sendo esquecido ao longo das décadas. “Montar no Brasil este especial tipo de teatro é um desafio instigante, no qual a mímica, a magia, o circo, o teatro popular e a engenharia cênica se encontram, para levar ao público uma peculiar montagem inédita e apaixonante”, conta Assad.



O diretor conta ainda que uma verdadeira estrutura circense será montada no palco e na plateia: uma maquinaria em miniatura no centro de um grande picadeiro. E o figurino dos protagonistas é resultado de uma mistura de referências, como a cultura popular interiorana do Brasil, vestimentas medievais europeias e o glamour circense. O realejo, tradicional instrumento da cultura popular de praças e ruas na Europa, permeará o espetáculo e dará o tom à trilha sonora, que conta ainda com elementos percussivos da cultura nacional. Tais intervenções serão executadas pelo atores durante o espetáculo.

Os Circos de Pulgas - O circo de pulgas é uma arte que teve início registrado no século XV, quando o conceito de higiene não encontrava espaço nos dicionários e nos hábitos da sociedade em geral. Incontáveis e ágeis adestradores apresentavam seus shows repletos de atrações a uma plateia que conhecia bem seus “mínimos artistas”.



Durante séculos, os domadores dessas minúsculas feras eram heróis e seus espetáculos eram as atrações prediletas de uma população habituada a partilhar o corpo com estes milimétricos insetos. Seguindo esta lógica, as pulgas não encontrariam moradas em corpos alheios enquanto estivessem num circo.


Histórico do grupo - Formado pelo trio de cômicos Alvaro Assad, Marcio Moura e Melissa Teles Lobo, a companhia carioca Etc e Tal foi fundada em 1993. Desenvolve uma pesquisa artística calcada na tríade Teatro-Mímica-Humor.



Fazem parte do repertório os espetáculos “Fulano e Sicrano”, “”O Macaco e a Boneca de Piche”, “No buraco”, “¿Branca de Neve?”, “Draguinho” e, o mais recente, “O Maior Menor Espetáculo da Terra”. Atualmente tem uma média de 150 apresentações e 25.000 espectadores por ano. Participa de turnê e Mostras de Teatro internacionais (Alemanha, Dinamarca, França, Portugal, Argentina e Paraguai) e nacionais, de norte a sul, arrematando prêmios e principalmente gargalhadas.

O Centro Teatral e Etc e Tal é um dos poucos grupos brasileiros de trabalhos continuados que investe nas inúmeras possibilidades da mímica, aliando a pesquisa e a sustentabilidade. Possui um núcleo fixo que vem imprimindo uma linguagem própria e aprofundada sobre a mímica e a comicidade, sem perder o que mais se preza no fazer teatral: a relação empática com o público.



Ficha Técnica


Texto e Direção: Alvaro Assad e Melissa Teles Lobo

Preparação Mímica: Alvaro Assad

Atuação: Melissa Teles Lôbo, Marcio Moura e Alvaro Assad

Coreografias: Marcio Moura



Serviço



Teatro: “O Maior Menor Espetáculo da Terra”

Local: Teatro da CAIXA – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba/PR

Data: De 25 a 27 de fevereiro

Hora: sexta 19h e sábado e domingo 17h

Ingressos: R$10 e R$5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)

Bilheteria:(41)2118-5111(de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, as 16 às 19h).

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: