sexta-feira, 18 de março de 2011

Cinema - MOSTRA DE FILMES QUEBEQUENSES

MOSTRA DE FILMES QUEBEQUENSES

De 18 a 20 de março de 2011

Mostra em comemoração ao Dia Internacional da Francofonia

(20 de março)

Realização:

Aliança Francesa de Curitiba

Entrada franca

Classificação 16 anos para os filmes

Filmes na versão original em francês com legendas em português

Dia 18, às 15h45:

A ÚLTIMA FUGA – La dernière fugue (Canadá/Luxemburgo, 2010 – 92’ – 35mm). Direção de Léa Pool. Roteiro: Léa Pool, Gil Courtemanche. Empresa Produtora : Equinoxe Films, Iris Produtions. Produção: Lyse Lafontaine, Michael Mosca, Nicolas Steil. Fotografia: Pierre Mignot. Montagem: Michel Arcand. Música: Lingo. Elenco:Jaques Godin, Andrée Lachapelle, Yves Jacques, Aliocha Schneider Contato: E1 Entertainment

Como todo ano, a família Lévesque se reúne para sua tradicional celebração natalina. Mas desta vez o clima é outro: patriarca está sofrendo de mal de Parkinson e suas recomendações médicas estritas tiram um pouco do brilho da festa. Nos meses que se seguem, a família fica dividida entre seguir as recomendações rígidas do neurologista ou preservar os pequenos prazeres do pai em seus últimos anos de vida. Mas o amor de sua devotada esposa, a cumplicidade do filho mais velho e do netinho Sam lhe trazem uma felicidade inédita. Adaptado de Une Belle mort, de Gil Courtemanche.

Léa Pool

Nasceu em 1950, na Suiça. Formou-se em Comunicação na Universidade de Québec, no Canadá. Dirigiu diversos curtas-metragens, vídeos e programas de televisão. Em 1984, realizou seu primeiro longa, La Femme de l'hôtel, exibido no Festival de Berlim e ganhador do prêmio da FIPRESCI no Festival de Montreal. Entre seus filmes, destacam-se ainda Emporte-Moi (1999), Prêmio do Juri Ecumênico no Festival de Berlim, e Assunto de Meninas (2000).

Às 18h:

AMORES IMAGINÁRIOS – Les Amours imaginaires (Canadá, 2010 – 95’).Direção, Roteiro e montagem: Xavier Dolan. Empresa Produtora : Mifil/films. Produção: Xavier Dolan, Daniel Morin, Carole Mondello. Fotografia: Stephanie Weber-Biron.Elenco:Jaques Monia Chokri, Niels Schneider, Xavier Dolan.Contato: Rezo Films International

Francis e Marie são amigos inseparáveis. No entanto, suas vidas mudam quando conhecem Nicolas, charmoso rapaz do interior que acaba de se mudar para Montreal. Um encontro se sucede ao outro - seriam eles imaginários? - e os três logo se tornam um grupo inseparável. Mas Francis e Marie, ambos apaixonados por Nicolas, desenvolvem fantasias obsessivas em torno de seu objeto de desejo comum. À medida que atravessam as típicas fases da paixão, embarcam numa verdadeira disputa pela atenção do rapaz, comprometendo sua antiga amizade. Mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes 2010.

Xavier Dolan

Nasceu em Montreal, em 1989. Começou a atuar em comerciais televisivos aos quatro anos. Desde então trabalha como ator de cinema e televisão, tendo participado de filmes como J'en suis!(1997), de Claude Fournier, La Forteresse suspendue (2001), de Roger Cantin, e Mártires (2008), de Pascal Laugier. Estreou na direção em 2009, com o filme Eu Matei a minha mãe, que lhe rendeu três prêmios na quinzena dos realizadores de Cannes.

Às 20h:

CURLING (Canadá, 2010 – 92’). Direção e roteiro: Denis Côté. Empresa Produtora: N1h/L Productions. Produção: Stephanie Morissette, Denis Côté. Fotografia: Josée Deshaies. Montagem: Nicolas Roy. Elenco: Emmanuel Bilodeau, Philomène Bilodeau, Roc Lafortune, Sophie Desmaeais. Contato: Doc & Film

Jean- François é pai solteiro e mora numa vila no interior de Québec. À noite, trabalha em um boliche deserto e, de dia em um hotel decadente. Temeroso que sua filha de 12 anos, Julyvonne, seja machucada pela sociedade como ele foi, faz o que pode para isolá-la em casa. Mas alguns acontecimentos inesperados colocam em risco o frágil equilíbrio da relação: um menino desaparece de casa e Julyvonne descobre cadáveres na mala próxima. No entanto, o encontro com um tigre pode ajudá-los a se libertar de suas próprias prisões. Leopardo de Melhor Direção no Festival de Locarno.

Denis Côté

Nasceu no Canadá, em 1973. Dirigiu diversos curtas-metragens, entre eles Des Tortues dans la pluie (1997), Seconde valse (2000) e la Sphatte (2003). Seu primeiro longa, Les États nordiques (2005), ganhou o Leopardo de ouro - vídeo no Festival de Locarno. Já Elle veut le chaos (2008) venceu o Leopardo de Prata de Melhor Diretor no mesmo festival. Em 2009, Carcasses (2009) foi selecionado para a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.

Dia 19, 15h45:

AMORES IMAGINÁRIOS (Canadá, 2010 – 95’).Direção

Às 18h:

CURLING (Canadá, 2010 – 92’). Direção e roteiro: Denis Côté

Às 20h:

A ÚLTIMA FUGA (Canadá/Luxemburgo, 2010 – 92’ – 35mm).

Dia 20, às 15h45:

CURLING (Canadá, 2010 – 92’). Direção e roteiro: Denis Côté.

Às 18h:

A ÚLTIMA FUGA (Canadá/Luxemburgo, 2010 – 92’ – 35mm).

Às 20h:

AMORES IMAGINÁRIOS (Canadá, 2010 – 95’).Direção

Nenhum comentário: