segunda-feira, 28 de março de 2011

Evento multimídia - ABRIL PARA LEITURA


Evento multimídia ABRIL PARA LEITURA homenageia datas comemorativas relacionadas ao Livro em abril

Abril é um mês repleto de datas comemorativas relacionadas ao livro e à leitura: dia 02 é o dia internacional do livro infanto-juvenil; dia 18, o dia nacional do livro infantil; e 23, o dia mundial do livro.

Por isso, no próximo mês de abril, o Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - fone: (85) 3464.3108) realizará, com entrada franca, o evento multimídia ABRIL PARA LEITURA. A programação abrange peças de teatro adulto e infantil, um espetáculo cênico-musical, curso de apreciação de arte, oficina de formação artística, palestras/debates, passeios no Trenzinho da História, exibições de curtas-metragens, contação de histórias e uma Tenda Poética, entre outras atividades.

A programação tem início já no dia 1º (sexta-feira), com a apresentação da peça "Ensaio para um silêncio", com o grupo Expressões Humanas e direção de Herê Aquino, às 15 horas e às 18h30. Livremente inspirado na obra "A Hora da Estrela", de Clarice Lispector, o espetáculo é uma tentativa da captar a essência do silêncio que penetra o vazio do ato da criação. A peça se desenvolve através do jogo entre criador e criatura e dos diversos "eus" que duelam na criação dos personagens. O espetáculo será reapresentado no dia 15 (sexta-feira), nos mesmos horários. Classificação indicativa: 12 anos.

No dia 8 (sexta-feira), às 15h e 18h30, outro espetáculo: "Algumas histórias de amor", dirigido e encenado por Edivaldo Batista e Paula Yemanjá. Livremente inspirado em contos de Marina Colasanti e Nelson Rodrigues. Uma mulher espera o marido ausente, outra que se empanturra de comida para deleite do marido. Um marido infiel, atormentado pela esposa e pela amante. Uma esposa que abandona o lar. Em comum, sentimentos e relações discutidas à luz de uma bela refeição. Classificação indicativa: 14 anos.



Programação infantil

No domingo (dia 3), quando se desenrola a programação infantil do CCBN-Fortaleza, será apresentado o espetáculo "Livrolândia - o Reino da Leitura", às 11h e às 17h, com a Cia. Camarim de Teatro e direção de Davidson Caldas. A peça conta a saga de um rei que se cansou de ler histórias e decidiu lançar um concurso em seu reino para a pessoa que tivesse a voz mais bonita e soubesse ler bem. O espetáculo será reapresentado no dia 17 (domingo), nos mesmos horários e local, e no dia 30, às 17h30, no Centro Cultural Patativa do Assaré (av. B, 701), no Conjunto Ceará, dentro do programa Arte Retirante.

No dia 10 (domingo), será a vez de "Em cada canto um conto", com o grupo potiguar Carmim e direção de Rogério Ferraz, também às 11h e 17h. É um espetáculo lúdico e musical que trata da narração de histórias e brincadeiras populares. As histórias ressaltam valores como lealdade, trabalho em equipe e honestidade, entre outros.

A oficina de arte "Animais inventados de biscuit" parte da leitura do livro "O coelhinho esquisito descobriu que é bonito" para estimular as crianças a criar animais imaginários com as peças de biscuit. Tendo como facilitadora Alexandra Feliciano, a oficina dispõe de 20 vagas gratuitas, e acontecerá nos dias 03, 10 e 17, às 11h30. Classificação indicativa: 5 anos.

No Trenzinho da História, crianças de até 12 anos e seus acompanhantes passearão por ruas e avenidas do Centro Histórico de Fortaleza, conhecendo as principais praças e monumentos históricos da região. Haverá uma parada de 20 minutos na Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel. Os passeios acontecerão nos dias 03, 10 e 17, às 10h30 e às 15h. São 60 vagas gratuitas disponíveis em cada passeio.

Dentro dessa programação infantil alusiva ao livro e à leitura, acontecerá, ainda, a contação de histórias "Marcelo, Marmelo, Martelo", baseada no livro homônimo da escritora de literatura infantil Ruth Rocha. Na história, um simpático menino muito curioso passa a questionar o nome e o sentido das coisas. Dias 3, 10 e 17, às 16 horas.



Tenda Poética, Clube do Leitor, curso, oficina e curtas

No período de 05 (terça-feira) a 07 (quinta-feira), de 14h às 18h, acontecerá o curso de apreciação de arte "Fortaleza das Letras: a Cidade na Literatura", ministrado pelo professor Carlos Eduardo de Oliveira Bezerra. O curso visa apresentar poemas, trechos de contos, romances e crônicas da literatura cearense, que enfocam Fortaleza, no mês do aniversário da cidade. Realizadas na recepção do CCBN-Fortaleza, as inscrições são gratuitas.

Por sua vez, a oficina de formação artística "Laboratório de produção literária" acontecerá no período de 12 (terça-feira) a 15 (sexta-feira), de 14h30 às 18h30. Com 25 vagas disponíveis, a oficina visa vivenciar a criação literária de narrativas, através de conhecimentos teóricos e exercícios práticos de escrita artística.

O Clube do Leitor é um programa onde as pessoas se encontram para participar de um grupo e compartilhar novas leituras e conhecimentos. No ABRIL PARA LEITURA, o Clube do Leitor acontecerá nos dias 12 e 26, em dois horários: de 12h às 13h, e de 18h às 19h.

A programação especial exibirá quatro filmes de curta-metragem cujo foco é a literatura, em dois sábados (dias 16 e 30), a partir das 10h30. Os títulos a serem exibidos são os seguintes: "Memórias de papel", "Como comer um elefante", "Pedreiro literário" e "Nosso livro".

A Tenda Poética serão dois dias de evento com performances poéticas, rodas de leitura, leituras dramáticas e Mostra de Poesia Falada. O público poderá inscrever sua poesia e apresentá-la no palco do CCBN-Fortaleza. Dias 19 e 20 (terça e quarta-feira), das 14h às 18h. Inscrições gratuitas no período de 05 a 15 de abril, na recepção do Centro Cultural.



Literatura em Revista, Troca de Ideias e Arte Retirante

No Literatura em Revista, programa de apreciação e difusão literária, as escritoras Érica Zíngano e Roberta Ferraz falarão e conversarão sobre o livro "fio, fenda, falésia", que as duas escreveram em parceria com Renata Huber. A palestra/debate acontecerá no dia 19 (terça-feira), às 18h30.

Em outra edição do Literatura em Revista, o poeta Ítalo Rovere rememorará, em prosa e verso, as viagens que fez para a Índia em 1989, 1990, 1991 e 1997, para encontrar-se com a Madre Teresa de Calcutá, com quem conviveu e trabalhou. Em 2010, Madre Teresa teria completado 100 anos de nascimento, se fosse viva.

Livre adaptação do conto "A menina dos brincos de ouro", recolhido da cultura popular pelo folclorista Câmara Cascudo, a peça homônima será apresentada no dia 23 (sábado), às 19h30, no Centro de Educação, Arte e Cultura Portal da Serra (rua Rodolfo Teófilo, nº 2 - Centro), em Guaiúba, dentro do programa Arte Retirante. No enredo, Maria do Socorro é filha de uma lavadeira e sonha em ser cantora. Sua vida muda quando é raptada por Venâncio, o "velho do saco", homem inescrupuloso que a obriga a cantar em troca do seu belo par de brincos de ouro.

Também dentro do programa Arte Retirante, o espetáculo cênico-musical "Diferente olhar infinito", do grupo N Infinito, será apresentado em Limoeiro do Norte, no Teatro Municipal daquela cidade, no dia 28 (quinta-feira), às 19h30. Num encontro com a literatura, o espetáculo conta a história de um homem que via as cores com sabor de frutas e sabor de terra. "Diferente olhar infinito" é um convite à imaginação e à transformação do nosso olhar e provoca uma indagação: "a gente vê fora o que se é por dentro?".

O programa Troca de Ideias abordará, no dia 26 (terça-feira), às 18h, a obra e a vida do artista visual Efrain Almeida, cearense radicado no Rio de Janeiro. O artista conversará com a plateia sobre sua trajetória artística e história de vida. Além disso, lançará o livro "Efrain". Seus trabalhos afirmam o caráter autobiográfico de sua produção, que levanta questões relacionadas à natureza do sertão nordestino, ao corpo, à sexualidade e à religião.

Nenhum comentário: