quinta-feira, 24 de março de 2011

Exposição - obras de Bakun





Curitiba recebe obras de Bakun como presente de aniversário



Nesta quinta-feira (24), às 18h, o projeto “Curitiba(nós)” recebe da artista Eliane Prolik a doação de quatro obras do pintor paranaense Miguel Bakun (1909 – 1963). Eliane, que responde por extensa pesquisa sobre Bakun, presenteia a cidade no mês de seu aniversário com três desenhos e uma pintura de paisagem, em solenidade que acontece no Memorial de Curitiba.

O acervo municipal será enriquecido com esses trabalhos de Bakun, considerado um dos artistas pioneiros da Arte Moderna no Paraná e de reconhecida importância para o cenário brasileiro das artes plásticas. As obras participaram das exposições comemorativas do centenário de nascimento do artista – “A Natureza do Destino”, na Casa Andrade Muricy (2009), e “Na Beira do Mundo”, no Museu Oscar Niemeyer (2010).

Filho de imigrantes eslavos, Bakun nasceu no interior do Paraná em 1909. Foi aluno da Escola de Aprendizes da Marinha, em Paranaguá, em 1926. Transferido para o Rio de Janeiro, encontrou o jovem marinheiro e artista, ainda desconhecido, José Pancetti (1902 – 1958), que o estimulou a desenhar, desenvolvendo uma inclinação de infância. Em 1930, quando foi desligado da Marinha, transferiu-se para Curitiba e passou a trabalhar como fotógrafo ambulante. Logo conheceu Guido Viaro (1897 – 1971) e João Baptista Groff (1897 – 1970), que o incentivam a pintar. Autodidata, dedicou-se profissionalmente à pintura até o fim de sua vida.



Outros presentes – Outras doações também marcam a relação de presentes para Curitiba, em seus 318 anos. A primeira delas aconteceu no dia 16 passado, quando a artista paulista Célia Euvaldo – que comanda exposição em cartaz no Museu da Gravura – doou uma de suas pinturas ao acervo municipal. A obra revela a técnica precisa de Célia, que iniciou sua carreira na década de 1980 e possui extenso currículo de exposições no Brasil e no exterior, com obras em importantes acervos, entre eles os do Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu do Pará e Pinacoteca de São Paulo.

O Museu da Fotografia também vai ganhar quatro trabalhos da fotógrafa gaúcha radicada em Curitiba, Juliana Stein. Com participações em diversas exposições nacionais e internacionais, Juliana integrou a 29º Bienal de São Paulo, a Biennial of Quebéc, no Canadá (2010), a Kaunas Photo Festival of Light, na Lituânia (2010), e os Encontros da Imagem, em Portugal (2009). As obras que serão doadas para Curitiba fazem parte da séria “A Caverna”, feitas no prédio do antigo presídio do Ahú.

Nenhum comentário: