terça-feira, 22 de março de 2011

Exposições - Curitiba(nós)

Exposição Curitiba(nós) desvenda os múltiplos aspectos da capital



O que é ser curitibano? Que imagem traduziria a pluralidade cultural dos dias de hoje? Para motivar a discussão e trazer à luz diferentes visões e abordagens sobre a cidade e seus habitantes, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba inauguram na próxima quinta-feira (24), às 19h, na Casa Romário Martins, a mostra interativa Curitiba(nós), que permite aos visitantes compreender a pluralidade da Curitiba contemporânea. A exposição, que tem o patrocínio exclusivo da Foxlux, ao mesmo tempo em que traz dados atuais de Curitiba, revela a diversidade de sua gente, sua música, suas cores, sua culinária, sua arquitetura, entre outros aspectos da vida na capital paranaense.

Fazer um retrato da Curitiba de hoje, após profundas transformações de ordem econômica e social vivenciadas nas últimas décadas, é a proposta da exposição, organizada para comemorar o aniversário de 318 anos da cidade. “O projeto Curitiba-nós pretende estimular entre os curitibanos a reflexão sobre a sua própria identidade. É importante conhecer nosso passado, nossa história, mas também é fundamental compreender a diversidade que tomou conta de Curitiba nos últimos anos”, diz a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Maria Christina de Andrade Vieira.

A exposição está dividida em cinco seções. O Espaço Multicultural é destinado a mostrar a diversidade cultural. Fotos, dados e textos foram extraídos do Mapeamento de Culturas Populares, levantamento realizado pela Fundação Cultural nas nove regionais e que resultou num total de mais de dois mil itens em bancos de dados. Manifestações como danças de rua, hip hop, benzedeiras, artesanatos, entre outras, foram identificadas e cadastradas ao longo de três anos.

O espaço Dados Atuais procura definir quem é o curitibano, quem forma a população curitibana de hoje e quais os atrativos econômicos e turísticos que fazem a cidade atual. São questões permanentemente pesquisadas pelos institutos e que são lançadas nesta seção, mesclando dados e pesquisas com as dúvidas de todos os habitantes.

Em Traga sua cidade o público tem a oportunidade de interagir. Partindo da planta da capital, de 1857, os visitantes serão convidados a trazer fotos de paisagens, ruas, recantos que mais lhe agradam em Curitiba, bem como recados, textos, enfim, toda forma de manifestação dirigida à cidade. Ao término da exposição, um grande painel interativo terá se formado sob a autoria de todos aqueles que passaram pela mostra.

A Cabine do lambe-lambe é o espaço montado no centro da Casa Romário Martins dotado de um microcomputador e uma webcam. Nele, os visitantes poderão acessar o blog Curitiba(nós), www.curitiba-nos.blogspot.com, deixar recados e gravar uma mensagem em vídeo, respondendo a uma questão básica: o que é ser curitibano?

A seção Roteiros permite ver a cidade por outros ângulos e perceber a transformação e os contrastes da paisagem. Essa é a proposta dos quatro roteiros disponíveis na exposição sob a forma de vídeos. São eles: trilhos do trem, de bicicleta, a pé e de ônibus.

A abertura da mostra terá outras atrações. Haverá performances com quatro atores caracterizados no Largo da Ordem e na Boca Maldita, chamando para a exposição. Eles distribuirão filipetas e poesias. O bonequeiro Renato Perré fará uma apresentação de teatro de bonecos, com dois personagens curitibanos - o vampiro e a polaquinha. Também fazem parte da exposição croquis do projeto “Minha cidade vira moda”, criados por estilistas e inspirados em Curitiba.

A exposição “Curitiba(nós)” se integra a duas outras mostras: “Curitiba na Mira do Fotógrafo” e “Curitiba Histórica – Uma Cidade em Construção”. Na primeira, são 120 imagens captadas pelo fotógrafo Synval Stocchero, fundamentais para compreender a expansão urbana de Curitiba a partir de meados da década de 1950. As fotos de 1940 até 2007, poucos meses antes do falecimento do autor, agora estão reunidas no Salão Paranaguá do Memorial de Curitiba. Já a segunda, no Salão Paraná, mostra a história de Curitiba, do século 18 aos dias atuais, com documentos, pinturas, mapas, fotografias e filmagens de época.

Para saber mais sobre a exposição Curitiba(nós) e os demais eventos que integram a programação do aniversário, acesse o blog curitiba-nos.blogspot.com.





Serviço:

Exposição Curitiba(nós), com patrocínio exclusivo da Foxlux

Local: Casa Romário Martins – Largo da Ordem, 30

Abertura: 24 de março de 2011, às 19h. A exposição permanecerá em cartaz até o final do ano. Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 10h às 14h.

Entrada franca.

Nenhum comentário: