quinta-feira, 17 de março de 2011

MUSICA - Cursos - IMCLP





Workshop de Voz e Canto

Sábado, 9 de Abril de 2011

Horário: 15h – 17h

Inscrições: 10 euros

Destinatários: Público Geral
Esta oficina destina-se a um público geral – não específico para Músicos ou para quem tem já conhecimentos nesta área – tendo como objectivos fundamentais demonstrar, através da prática, que a voz é um instrumento versátil e muito completo; desinibir os mais introvertidos e aproveitar o à-vontade dos restantes, proporcionando uma tarde animada.

Mariana Vergueiro tem vindo a orientar diversas experiências de trabalho com grupos desta natureza, reforçando que “o gosto de nos expressarmos a cantar é algo que nos é, a todos, comum e natural”, por isso pretende cativar este colectivo a fazê-lo num ambiente descontraído e bem disposto.

As actividades propostas estarão, assim, ao alcance de todos os que queiram explorar e conhecer melhor este fantástico instrumento.

Formadora: Mariana Vergueiro

Workshop de Canto para Jovens

Sexta-feira, 15 de Abril de 2011

Horário: 15h às 18h

Inscrições: 10 euros

Destinatários: jovens e adolescentes

Esta oficina destina-se a todos os jovens que gostem de cantar, queiram descobrir mais sobre as suas potencialidades neste campo e pretendam alargar horizontes relativamente ao gosto pela Música.

A formadora, Mariana Vergueiro, pretende captar a atenção e interesse deste público para diversos aspectos, sejam técnicos ou expressivos, sendo o principal objectivo desta tarde a prática, exploração e diversão com os formandos.

Assim, não existirão barreiras estilísticas: teremos todo o gosto em receber jovens que gostem de qualquer género, seja Pop, Hip-Hop, Beatbox, Jazz, Rock….

Enfim, não há barreiras para as actividades que se irão desenvolver ao longo desta tarde, que se pretende ser didáctica, mas acima de tudo, divertida e bem passada, sempre à volta do Canto e da expressão musical através da voz.



Formadora: Mariana Vergueiro


Mariana Vergueiro nasceu em 1987 no Porto e o seu gosto pela música revelou-se cedo, quando começou a estudar Piano aos oito anos. O Jazz surgiu mais tarde, ao longo do seu percurso académico em pintura na Faculdade de Belas Artes, sendo que actualmente frequenta o Curso de Canto Jazz na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo – Porto.

Paralelamente à formação superior, concluiu o curso de formação de Animadores Musicais na Casa da Música (em 2009) sendo que o trabalho com grupos - sejam estes de jovens, adultos, Músicos ou não - é uma das áreas de maior interesse na sua actividade como professora e formadora.

Lecciona a disciplina de Canto no Instituto de Música do Clube Literário de Porto e tem uma carreira activa e diversificada como cantora de Jazz.

Masterclass de Guitarra com Aires Pinheiro


O Instituto de Música CLube Literário do Porto vai realizar um Masterclass de Guitarra, com o professor Aires Pinheiro, nos dias 12, 13 e 14 de Abril de 2011, na primeira semana das férias da Páscoa.

Horário: 15h às 19 horas

Local: Clube Literário do Porto

Inscrições:

Participantes/30 euros pelos três dias

Ouvintes/10 euros pelos três dias



As inscrições podem ser feitas no Clube Literário do Porto ou através do email institutodemusica.clp@gmail.com


Aires Pinheiro – Guitarra

Aires Pinheiro iniciou os estudos musicais na Escola de Música Vasco da Gama de Fornelo. Aos catorze anos dedicou-se ao estudo da guitarra como autodidacta. Em 1996 ingressou na Academia de Música de S. Pio X de Vila do Conde, na classe de Guitarra de Mário Adélio Amorim. Durante o seu percurso nesta Academia, foi bolseiro da Fundação Dr. Elias de Aguiar, concluindo o Curso Complementar com a classificação final de vinte valores.

Em 1999, obteve o 1º Prémio do Concurso Nacional de Guitarra Legatto. Participou em Cursos de Aperfeiçoamento Musical sob orientação de Artur Caldeira, Paulo Vaz de Carvalho, José Pina, Margarita Escarpa, Julius Kurauskas,Ken Murray,Josef Zsapka,Gunnar Spjuth,Franz Haslaz, Betho Davezac, Alberto Ponce e Leo Brouwer.

Em 2002 foi admitido na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto (ESMAE), na classe de Guitarra de José Pina, concluindo em 2007 o grau de Bacharelato e em 2008 o grau de Licenciatura.

Estreou obras do compositor Eduardo Patriarca e colaborou com vários grupos de Música de Câmara. Tocou a solo para a Antena 1 e Antena 2 da RDP. Apresenta-se regularmente a solo e a duo com a violinista Patricia Lopes em várias cidades portuguesas e espanholas.

Integra o Corpo Docente das Escolas de Ensino Artístico Especializado: Companhia da Música (Braga), Escola de Música de Leça da Palmeira e Academia de Música de S. Pio X de Vila do Conde.

Alguns dos seus alunos têm sido premiados em competições nacionais e internacionais de Jovens Músicos.

Actualmente frequenta o Mestrado em Música da Universidade de Aveiro sob a orientação do Professor Doutor Paulo Vaz de Carvalho.

Nenhum comentário: