quarta-feira, 30 de março de 2011

Palestras - Manhãs Iluminadas na CAIXA



VII Manhãs Iluminadas na CAIXA Cultural Curitiba



Encontro Internacional de Tecnologia teatral está na 7ª edição





A CAIXA Cultural traz para Curitiba o encontro internacional de tecnologia teatral “Manhãs Iluminadas”, de 05 a 07 de abril. Em sua sétima edição, o projeto reúne profissionais das artes cênicas, além de especialistas e técnicos, para debater os conhecimentos sobre tecnologia teatral. Esta edição conta palestras do diretor lírico italiano, Roberto Innocente; da representante da representação brasileira na Quadrienal de Praga 2011, Aby Cohen; do diretor teatral, Marcio Abreu; da diretora de arte, Luciana Bueno; da diretora cênica, Jacqueline Daher; e do dramaturgo e diretor, Ivam Cabral.



Mais do que um encontro, “Manhãs Iluminadas” é uma oportunidade para o enriquecimento artístico e técnico dos profissionais do teatro brasileiro, nas áreas de teatro, música e dança e das mais diversas especialidades como iluminadores, cenógrafos, figurinistas, criadores, entre outros. Além dos debates sobre assuntos técnicos da cena, será abordada também a relação entre o diretor artístico e os profissionais de criação e expostos os detalhes da participação brasileira na Quadrienal de Praga de 2011.



O evento, patrocinado pela CAIXA desde sua segunda edição e com parceria do Festival de Teatro de Curitiba, é organizado pelo núcleo Paraná da Associação Brasileira de Iluminação Cênica – ABrIC e pelo núcleo América Latina da Organização Internacional de Cenógrafos, Técnicos e Arquitetos de Teatro – OISTATBr, sediado no Brasil. A OISTAT é uma organização ligada à UNESCO, que promove o intercâmbio mundial de conhecimentos na área de tecnologia teatral.







Roberto Innocenti - Diretor de prosa e ópera, ator, dramaturgo, professor de interpretação e direção, cenógrafo e artista plástico, o italiano Roberto Innocenti se formou na “Academia Veneta dello Spettacolo”, em Padova, seguindo os ensinamentos de Checco Rissone, Grazia Manconi, Sandro Roberti, Adriana Castellani Rossi (canto lírico), Mariolina Giaretta (dança), Costantino De Luca (direção), Loriano della Rocca (grupo Tadheus Kantor), Dario Fo, Carlo Boso (Commedia dell’Arte), Pawel Rouba (acrobacia), Kathy Marchand (Living Theatre), Ferruccio Soleri (Commedia dell’Arte), Gianfranco de Bosio (direção) entre outros. Dirige varias obras de Teatro e Ópera na Itália, Lituânia, Grécia. No Brasil desde 2005 dirige pelo Teatro Guaíra de Curitiba as óperas; “La Boheme” e “La Serva Padrona”. Desde 2006 diretor Artístico do Grupo Arte da Comédia de Curitiba. Dirige o ator Luis Melo na obra “O senhor Carlo Goldoni”. Professor em 2008 pelo Centro das Artes de Laranjeiras (RJ). Ministra oficinas de Teatro em Blumenau, Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e, pela FUNARTE, em Porto Alegre. Participou como ator da novela Passione da rede Globo.



Aby Cohen – Mestre em Artes Cênicas, Aby Cohen vem representando o curador da representação brasileira na XII Quadrienal de Praga PQ'11, Antônio Grassi. Tem graduação em Educação Artística e em Desenho Industrial pela FAAP. Participou de diversos eventos de tecnologia teatral, como a Quadrienal de Praga 2007 e 2003, I Congresso de Iluminação Cênica, Conferência Municipal de Cultura, 2º Espaço da Cena Latino Americana no FILO. Realizou trabalhos técnicos para a Bienal Brasileira de Design de Curitiba, para a II Bienal Brasileira de Design, para a Bienal Fin Del Mundo na Patagônia, 2ª e 5ª Bienal do MERCOSUL, entre outros.



Luciana Bueno - Cenógrafa, figurinista e diretora de arte de teatro e cinema, Luciana Bueno é designer gráfica e mestre em Artes pela ECA/USP. Iniciou sua carreira de cenógrafa no CPT – Centro de Pesquisa Teatral do SESC, em 1989, integrando o núcleo dirigido por Antunes Filho e coordenado por J.C.Serroni até 1991. Nesse período, participou das XX e XXI bienais de São Paulo e da Quadrienal de Cenografia e Indumentária de Praga na Rep. Tcheca. Entre 1993 e 1996, integrou a Cia de Ópera Seca, dirigida por Gerald Thomas. Ainda trabalhou com nomes como Gianni Ratto, Flávia Moraes, Ney Latorraca, Ney Matogrosso e Ivaldo Bertazzo. Como cenógrafa e figurinista de teatro, trabalhou com os grupos Parlapatões, Patifes e Paspalhões, Circo Mínimo, LePlat Du Jour e LaMínima. Em cinema realizou vários curtas e inúmeros filmes comerciais junto a seguintes produtoras: Film Planet, Paradiso Films, Bossa Nova, Cabra Filmes e Dínamo. Seus trabalhos já foram indicados vencendo vários prêmios inclusive o Prêmio Shell e Pananco de melhor Cenografia e Figurino. Realiza ainda trabalhos na área de educação coordenando e ministrando cursos, palestras e oficinas de Direção de Arte.



Ivam Cabral - Formado em Artes Cênicas pela PUC-PR, é mestre em Prática Teatral pela ECA/USP e fundou, com Rodolfo García Vázquez, em 1989, a Cia. de Teatro Os Satyros. Como ator, participou do elenco de vários espetáculos, recebeu inúmeros prêmios, atuou em diversos países europeus e foi apontado por Paulo Autran como um dos mais talentosos atores de sua geração. Como dramaturgo, escreveu dezenas de textos, encenados inclusive em Portugal e Espanha e traduzidos para o alemão. Editou os livros "O Teatro de Ivam Cabral – Quatro Textos para um Teatro Veloz" (2006) e "Primeiras Obras: Ivam Cabral" (2010), ambos pela Imprensa Oficial de S. Paulo e foi indicado ao Prêmio Jabuti na categoria Comunicação e Artes pela organização da coleção "Primeiras Obras". Também escreve para cinema e televisão, tendo assinado o roteiro do telefilme “A Noiva” e da minissérie “Além do Horizonte”, ambos para a TV Cultura. Desde 1997, apresenta e escreve o programa radiofônico “Os Cantos de Portugal” para a Rádio Educativa do Paraná, em Curitiba. Participou do processo de revitalização da Praça Roosevelt, no centro de São Paulo a, ao lado de nomes como Alberto Guzik e J.C. Serroni, é um dos idealizadores da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, respondendo pela direção executiva do projeto.



Márcio Abreu - Ator, diretor e dramaturgo, integrou a EITALC - Escola Internacional de Teatro da América Latina e Caribe e o Lusco-Fusco Teatro Laboratório. Fundou o Grupo Resistência de Teatro e a Companhia Brasileira de Teatro. Principais trabalhos como ator: “Woyzeck”, “O Tempo e o Lugar”, “A Vida é Cheia de Som e Fúria”, “A melhor parte do homem”. Como diretor fez “Paredes de Vento”, “Adeus, Robinson!”, “Volta ao dia...”, “Projeto Ópera Ilustrada”, “O Empresário”, entre outros. Coordenou o Grupo de Estudos sobre Tchekhov, ao lado de Luis Melo, no ACT – Ateliê de Criação Teatral em 2004. Márcio Abreu foi indicado para o prêmio Shell de melhor autor teatral 2010, com o espetáculo “Vida”.

Jacqueline Daher - Artista plástica, atriz, cenógrafa e diretora de espetáculos, Jacqueline Deher atua há mais de 26 anos com diretora de arte na criação de ambientes cenográficos. Além do teatro, também dirigiu diversos show para grupos instrumentais, líricos e cantores de música brasileira como Grupo Fato, Grupo Dois a Dois, Grupo Tocaia, Vocais Brasileirão e Brasileirinho, Camerata Antiqua de Curitiba, Sandra Ávila, Michelle Pucci Kátia Drummond, Eliane Keller, entre outros. Internacionalmente participou do 8th Symposium on Choral Music em Copenhagen em 2008 e 18º Festival Corale “La Fabrica Del Canto”em Milão em 2009.

Programação das Palestras e Debates



05 de abril - terça-feira



9h30: Café da manhã com os palestrantes e participantes do dia

10h: Abertura com o presidente da ABrIC/OISTATBr, José Henrique Moreira (RJ)

11h: Palestra sobre a PQ11 com Aby Cohen, representante do curador da representação brasileira na Quadrienal de Praga 2011, Antônio Grassi (Funarte - RJ),

12h30: Encerramento



06 de abril - quarta-feira



9h30: Café da manhã com os palestrantes e participantes do dia

10h: Homenagem ao diretor de palco curitibano, Cleverson Cavalheiro (CCTG – PR)

11h: Palestra “O Equilíbrio entre a Tecnologia e a Arte no Espetáculo Cênico” com o diretor italiano Roberto Innocente (PR – ITA)

12h30: Encerramento



07 de abril - quinta-feira



9h30: Café da Manhã com os palestrantes e participantes do dia

10h: Palestra “Direção de Arte – Teatro e Cinema” com Luciana Bueno (SP)

11h: Mesa redonda “Tecnologia teatral e sua interação com a direção artística de espetáculos cênicos”.

Mediação: Prof. José Henrique Moreira (RJ).

Participação: Marcio Abreu, diretor teatral (PR – FR); Roberto Innocente, diretor lírico (PR – ITA); Jacqueline Daher, diretora de arte (PR) e Ivam Cabral, dramaturgo e diretor teatral (SP – PORT).

12h: Participação da plateia

12h30: Encerramento do Evento pela curadora e organizadora Nadia Luciani



Serviço Palestras: VII Manhãs Iluminadas Local: Teatro da CAIXA – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba/PR Data: de 05 a 07 de abril Hora: terça a quinta, das 09h30 às 12h Ingressos: Entrada franca. Bilheteria: (41)2118-5111(de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, as 16 às 19h) Classificação etária: Livre para todos os públicos Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes) www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: