sexta-feira, 18 de março de 2011

PATRIMONIO - "A PEDREIRA É DE CURITIBA E DOS CURITIBANOS"

"A PEDREIRA É DE CURITIBA E DOS CURITIBANOS"

Pedreira Paulo Leminski é uma das grandes prioridades da Fundação Cultural

Há três anos impedida de sediar grandes espetáculos, a Pedreira Paulo Leminski continua sendo um dos mais famosos cartões postais da cidade, aberta à visitação pública graças ao empenho da Fundação Cultural de Curitiba. Mesmo obedecendo a uma decisão da 4ª Vara da Fazenda, que em 2008 acatou uma solicitação do Ministério Público para restringir a realização de eventos de grande porte, a Fundação mantém na Pedreira, com autorização judicial, uma programação que já faz parte da tradição cultural da cidade: a Paixão de Cristo.

A presidente da FCC, Maria Christina de Andrade Vieira, que acompanha de perto o processo judicial, afirma que no que depender da atuação da Fundação Cultural não serão medidos esforços para que a ação avance da melhor maneira possível, já que todas as partes envolvidas estão em consenso quanto à necessidade de regularização do uso da Pedreira como um espaço cultural da cidade de Curitiba. “A perícia, determinada pelo juiz Douglas Marcel Peres, responsável pelo caso, já está em andamento e, agora, aguardamos ansiosos esse resultado para que possamos dar encaminhamento ao que for preciso para que a ação corra da forma ágil, afinal, a Pedreira é de Curitiba e dos curitibanos”, declara. Para Maria Christina, este assunto é uma das grandes prioridades da gestão.

A antiga pedreira municipal, localizada no bairro Pilarzinho, transformou-se em espaço cultural em 24 de agosto de 1989, com a apresentação do espetáculo “Parceiros de Paulo Leminski”. O evento integrava o programa “Perhappiness”, criado pela Fundação Cultural de Curitiba em homenagem ao poeta, escritor, músico, compositor e publicitário curitibano Paulo Leminski, falecido dois meses antes, em 7 de junho de 1989. A inauguração oficial aconteceu em 30 de setembro de 1990, com a entrega da primeira etapa das obras de adaptação do espaço.

A Pedreira Paulo Leminski ocupa uma área ao ar livre de 110 mil m2, com capacidade para 25 mil pessoas, palco coberto, camarins, lago, heliporto, estacionamento privativo para artistas e equipes de produção, sala para ambulatório e área para convidados especiais. O palco tem 10 m de altura, 18 m de largura e 13,8 m de profundidade.

Nenhum comentário: