quarta-feira, 9 de março de 2011

RESENHA - O PARADOXO AMOROSO - DIFEL



O PARADOXO AMOROSO

ENSAIO SOBRE AS METAMORFOSES DA EXPERIENCIA AMOROSA

de PASCAL BRUCKNER

236 páginas


Frequentemente nos deparamos com encruzilhadas de conceitos, é até natural qwue isso aconteça quando o livro é de Pascal Bruckner. Ele nos instiga em seu ensaio sobre as metamorfoses da experiência amorosa. Em O Paradoxo Amoroso, lançado agora pela Difel
a questão é - escolher quem amamos, amar quem nós queremos: para conquistarmos estas liberdades que são reais para nós, foi preciso que se desse início, no século XVIII, a uma longa revolução deste sentimento.

Mas estes direitos tão preciosamente adquiridos tiveram um preço. Como é que o amor, que nos prende, pode ser conciliável com a liberdade, que nos separa? É este o dilema do casal contemporâneo que anseia simultaneamente pela paixão e pela independência.

Neste novo ensaio de Pascal Bruckner fala-nos, por meio das metamorfoses do casamento e do erotismo, sobre a resistência do sentimento a todas as tentativas de unificação.

Talvez fosse siples resumir que nesta obra , Pascal Bruckner apresenta a evolução do sentimento do amor, da relação entre casais, da liberdade sexual e do erotismo. É, na verdade, um novo mundo amoroso o que ele explora, conta e analisa. E desenvolve o tema por meio de uma linguagem clara, elegante e com várias matizes.

Pascal Bruckner nasceu em Paris, em 15 de dezembro de 1948. Passou sua infância e adolescência na Áustria e na Suíça. Após o doutorado em Letras lecionou nas Universidades de San Diego e Nova York. Em 1981 teve seu romance Lua de Fel - Lune Fiel -adaptado para o cinema por Roman Polanski (Bitter Moon, 1992).

Escreveu várias obras tendo sido laureado com o Prêmio Renaudot 1997 pelo romance Les Voleurs de Beauté e com o Prêmio Médicis em 1995 pelo romance La Tentation de L´Innocence. É também autor de L’Euphorie Perpétuelle (2000), Misère de la Prospérité (prémio para o melhor livro de Economia em 2002) e L’Amour du Prochain (2005). Em 1977, foi co-autor, juntamente com Alain Finkielkraut, da obra Le Nouveau Désordre Amoureux.

Como todas as obras de Pascal Bruckner, O PARADOXO AMOROSO, é um texto capaz de proporcionar discussões muito bem-vindas à sociedade contemporânea.




um lançamento da



Nenhum comentário: