segunda-feira, 28 de março de 2011

Teatro - “A Árvore Seca”



“A Árvore Seca”

Monólogo, com Ester Laccava, utiliza a poética do cordel

para contar a história de uma mulher

que retira a felicidade, à força, de seu amargo cotidiano.






Texto: Alexandre Sansão

Direção: Leandro Goddinho e Antonio Vanfill



Estreia dia 8 de abril no Teatro Imprensa





Em “A árvore seca”, o jovem autor Alexandre Sansão utiliza a poética do cordel para contar, de forma simples e delicada, a história de uma mulher do sertão nordestino que atravessa uma vida marcada por desgraças que acontecem de forma dura e seca.



Numa odisséia épica que vai do seu nascimento até a velhice, narrados em primeira pessoa, a personagem conta ao público, em versos rimados, a beleza de uma vida onde a felicidade é extraída à força de pequenos momentos incrustados num cotidiano amargo.



“Podemos chamar esse espetáculo de teatro sem fronteiras, inclassificável, que gera dúvidas nas nossas escolhas, que nos torna mais generosos e justos. Ao ler o texto do Alexandre Sansão, um jovem de 23 anos, fui rendida de compaixão por esse universo tão glorificante, "santo", que é nosso sertão”, fala Ester Laccava sobre o espetáculo.

O texto é assinado pelo jovem Alexandre Sansão, que possui em seu currículo textos como "O menino da violinha"; "Conto de fardos (pesados em alguma medida desconhecida)"; "O quarto poder"; "Sapeca e Infantil (ou a nova tríade sagrada)"; "O pé de manga" e "A onda gigante".



Sobre o Projeto

Nesses últimos anos, Ester Laccava vem buscando parcerias inusitadas, nada premeditadas, apenas deixando que os encontros tenham realmente um verdadeiro significado, acreditando que o acaso pode, quando não ignorado, gerar grandes vínculos e desses vínculos, trabalhos importantes.



Uma interprete motivada, juntando sua experiência a de jovens criadores. Fazendo e compreendendo o quanto importante e inovador é buscar novos talentos, abrir janelas para outras paisagens, livres de preconceitos, trazendo para o palco uma expressão tão atual, tão reveladora, que nos faz despoluir, descongestionar nossos sentidos.



A realização fica por conta da LACAVA Produções Artísticas, com 11 anos de atuação no mercado teatral brasileiro consolida-se a cada novo projeto como uma produtora sempre com a atenção de levar ao público, como marca registrada recorrente em suas produções, uma dramaturgia realista e popular, optando sempre pelos pequenos dramas do cotidiano de pessoas comuns. Procura sempre em seus espetáculos combinar reflexão com diversão ao fazer observação sobre hábitos e costumes da sociedade contemporânea. Esse posicionamento também a torna uma grande realizadora de sonhos dos artistas brasileiros.



Serviço:

“A árvore seca”

Monologo com Ester Laccava

Texto: Alexandre Sansão

Direção: Leandro Goddinho e Antonio Vanfill

Estreia: dia 8 de abril

Horários: Sextas e sábados às 21h00 e domingo às 19h00.

Ingressos: R$ 30,00 (meia-entrada para estudantes)

Duração: 50 minutos

Censura: 10 anos

Local: Sala Vitrine do Teatro Imprensa

Rua Jaceguai, 400 – Bela Vista.

Telefone – 3241 4203.

Capacidade - 48 lugares.

Horários da bilheteria: terça à quinta das 14h00 às 21h00,

sexta à domingo a partir das 15h00.

Ficha Técnica

Texto: Alexandre Sansão

Direção: Leandro Goddinho e Antonio Vanfill

Cenário: Marcelo Larrea

Figurino: Antonio Vanfill

Iluminação: Marcelo Montenegro

Trilha Sonora: Ester Laccava e Leandro Goddinho

Direção Executiva: Alexandre Lacava









Direção, Elenco e Produção



Leandro Goddinho é formado pela Escola de Arte Dramática (ECA/USP) e Cineasta formado pela UAM-Laureate Universities.

Como ator, trabalhou com diretores como Sergio Ferrara, Mario Bortolotto, Luiz Damasceno, Sidnei Cruz, Pedro Pires (Cia do Feijão), Dagoberto Feliz (Grupo Folias), dentre outros e também em diversos curtas-metragens. É também produtor e roteirista dos três curtas que dirigiu, os quais lhe renderam 4 prêmios e a participação em mais de 30 Festivais de cinema pelo Brasil e exterior.

Trabalhos mais importantes: Curtas: "Maria sem graça" - 2007; "BANHEIRO - Experimento Estético # 1" - 2008; "DARLUZ" - 2009. Peças: "Bodas de Sangue" - 2002; "O Mercador de Veneza" - 2004; "O Herói Devolvido" - 2005; "Um bonde chamado desejo" - 2006; "Na retentiva da gente" - 2007; "Saltimbancos" - 2008.



Antonio Vanfill é ator formado pela Escola de Arte Dramática –ECA/USP e Bacharel em Comunicação das Artes do Corpo com Habilitação em Dança, Teatro e Performance pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Trabalhou em teatro como ator e diretor em diversos espetáculos, como diretor integrou o grupo, “Asdrúbal roubou meu trombone”(2007), e também dirigiu “Viúva, porém honesta”(1999), “Cine Bijou”(2007) , “Esperando Macbeth”(2008) e “Vestido Longo”(2010).

No teatro trabalhou como ator e cantor em diversos espetáculos, dentre eles “A Aurora da minha vida” (2000/2001), dirigido por Iacov Hillel.

Diretor de arte do premiado curta “Darluz” com mais de 30 prêmios no Brasil e no exterior. E também dos filmes “Maria sem graça”, “Crônica Musicada”, “Banheiro – experimento estético #1”, dentre outros. Diretor de arte da Web-série As Olívias Queimam o Filme com mais de um milhão de acessos no Youtube.



Atriz e bailarina, Ester Laccava já trabalhou dentro e fora do País, tendo participado de produções de teatro e cinema nos Estados Unidos (Chicago) e na França (Paris). De volta ao Brasil, atuou sob a batuta de diretores como Gianni Ratto (“O Mambembe”), Mário Bortolotto (“F.You Baby”, “Anos que voam...”, “Thundebirds”), Paulo Guarnieri (“A farsa da Esposa Perfeita”) e Olair Coan (“O Belo Indiferente”). Na TV Bandeirantes, protagonizou a Sitcom “Guerra dos Pintos” e atuou na novela “Dance, Dance”. Com duas peças patrocinadas pelo Cultura Inglesa Festival obteve três indicações ao prêmio Shell: melhor atriz e tradução (“Garotas da Quadra”, 2004) e melhor atriz (“A Festa de Abigaiú”, 2008).



Alexandre Lacava, Produtor, Graduado em Administração de Empresas pela UNG – São Paulo (SP), Pós-Graduado em Psicologia Organizacional pela UNISA – São Paulo (SP) e MBA em Gestão Empresarial, Formado em Gestão Financeira e Negociação pela FGV – São Paulo (SP). Foi produtor da peça “Volta ao Lar” que recebeu indicação no Prêmio Contigo de Teatro de melhor peça/drama. É produtor da peça “A festa de Abigaiu” que foi vencedora do 11° Cultura Inglesa Festival prêmio de melhor produção. É Diretor Executivo da LACAVA Produções.

Nenhum comentário: