quinta-feira, 24 de março de 2011

Teatro - Fringe no Teatro da CAIXA


Fringe no Teatro da CAIXA Mostra Outros Lugares e o grupo Antropofocus estão na mostra paralela




O Teatro da CAIXA apresenta, de 30 de março a 10 de abril, espetáculos do Fringe, mostra paralela do Festival de Teatro de Curitiba. Com o caráter de mostra aberta, este ano o Fringe apresenta dois momentos no espaço: a Mostra Outros Lugares, teatro de novos autores e com uma curadoria diferenciada, e o grupo Antropofocus, que fecha os espetáculos do festival no espaço da CAIXA.



O Fringe é vitrine para a diversidade, pois apresenta espetáculos do Brasil e de outros países. A mostra paralela foi criada na sétima edição do Festival de Teatro de Curitiba, em 1998. Foi inspirada no modelo do Festival Internacional de Edimburgo de 1947, na Escócia, ano em que os grupos que não estavam na programação oficial da mostra resolveram criar um evento paralelo no qual todos pudessem participar.



Mostra Outros Lugares



A Mostra Outros Lugares nasceu com a intenção de apresentar a nova dramaturgia curitibana, representada pelos curitibanos Diego Fortes, Alexandre França e Luiz Felipe Leprevost, e pelo convidado catarinense Max Reinert. A busca de novos caminhos e a exploração da palavra no campo teatral é o que move esta safra de jovens autores.



Serão apresentados quatro espetáculos: “Habitué”, “O Butô de Mick Jagger”, “Os Invisíveis” e “Pequeno Inventário de Impropriedades”. Além das apresentações no teatro, a Mostra Outros Lugares leva para a Casa Damaceno a peça “Antes do Fim” e uma mesa redonda sobre a nova dramaturgia, com Roberto Alvim, premiado dramaturgo e diretor.



Antropofocus



O grupo Antropofocus fecha o Fringe no Teatro da CAIXA com o espetáculo “Contros Proibidos de Antropofocus”. O grupo nasceu em 2000, com a simples intenção de fazer comédia em um espaço democrático, que permitisse novas ideias. A peça de estreia foi “Amores & Sacanagens Urbanas”, mas “Pequenas Caquinhas”, com cenas curtíssimas, é que consagrou o grupo. Depois vieram “Estereotipacionices”, “Dimensão Desconhecida”, “Porcus” (primeira peça com um texto com começo, meio e fim) e, finalmente, “Contos Proibidos de Antropofocus”, peça em que o diálogo é exclusivamente por meio do som. A semelhança entre todos os espetáculos é a experimentação de novas linguagens, construindo novas maneira de se fazer teatro.



Programação



- O Butô do Mick Jagger: Com direção de Luiz Felipe Leprevost, a peça contém uma apropriação da dança japonesa e o universo pop no rock clássico, que tem ícones como Mick Jagger e Kurt Cobain. Duas cantoras que formam uma banda chegam a uma crise musical e pessoal. Drogadas e perturbadas, não conseguem mais se apresentar nos palcos. A peça acontece na garagem de ensaio delas.

Horários: 30/03 (19h), 31/03 (21h), 01/04 (19h), 02/04 (21h) e 03/04 (15h e 19h)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 16 anos



- Pequeno Inventário de Impropriedades: Escrita por Max Reinert e dirigida por Denise da Luz, a peça conta a história de um homem que vive dentro de um cotidiano previsível e repetitivo até que um acontecimento muda o rumo de sua vida. Saindo de uma vida ordinária, ele descobre o poder da violência latente dos dias em que vivemos. Ficção e realidade se misturam até não ser possível distinguir onde uma começa e a outra termina.

Horários: 30/03 (21h), 31/03 (19h), 01/04 (21h), 02/04 (15h e 19h) e 03/04 (21h)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 16 anos



- Habitué: A montagem da Cia Dezoito Zero Um, dirigida por Alexandre França, aborda o alcoolismo com uma linguagem contemporânea. No elenco, Otávio Linhares faz um quarentão solitário que busca na bebida um refúgio diante de um mundo infestado pela mediocridade e pelo tédio das horas. Seu objetivo maior é fugir a todo custo da rotina imposta pela sociedade e seu maior medo é de acabar inválido e com uma doença terminal.

Horários: 04/04 (19h), 05/04 (21h), 06/04 (19h), 07/04 (21h), 08/04 (19h) e 09/04 (18h)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos



- Os Invisíveis: O espetáculo é fruto da colaboração do autor e diretor paranaense Diego Fortes com a autora e diretora mineira Grace Passô (do Grupo Espanca!, premiada com o Shell), que teceram uma rede de onze personagens que se relacionam em três núcleos. O espelho literário desta peça é o "puzzle", ou seja, a narrativa se apresenta, a princípio, embaralhada e conforme se vai avançando na peça, as personagens vão se ressignificando e seus objetivos vão ficando mais claros.

Horários: 04/04 (21h), 05/04 (19h), 06/04 (21h), 07/04 (19h), 08/04 (21h) e 09/04 (15h)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 18 anos



- Contos Proibidos de Antropofocus: A companhia de teatro Antropofocus se lança no desafio de fazer um espetáculo inteiro sem nenhum diálogo, onde a comunicação acontece por meio do som. Partindo da metáfora da incomunicabilidade, as cenas – ou Contos – acontecem em ambientes onde pessoas desconhecidas se encontram, mas raramente iniciam uma conversa: dentro de um ônibus, debaixo de uma marquise num dia de chuva ou em um banheiro masculino.

Horários: 09/04 (21h) e 10/04 (15h, 18h e 21h)

Classificação etária: Livre para todos os públicos



Serviço Teatro: Fringe Local: Teatro da CAIXA - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR Data: de 30 de março a 10 de abril Horários: Consultar a programação Ingressos: Ingressos: R$20 e R$10 (meia) - Ingressos a venda no shopping Palladium, Shopping Mueller, Park Shopping Barigui e no site www.ingressorapido.com.br . Na bilheteria do teatro, somente uma hora antes de cada sessão (sujeito a disponibilidade de ingressos) Classificação etária: Consultar a programação Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes) www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: