segunda-feira, 21 de março de 2011

Teatro - Rua do Medo


Peça de Leonardo Cortez,

indicada ao prêmio Shell de melhor autor em 2010,

reestreia montagem em São Paulo

Rua do Medo

De 2 a 24 de abril no Teatro Ivo 60







Depois do sucesso da temporada de estréia no Centro Cultural São Paulo, em novembro e dezembro do ano passado, o espetáculo RUA DO MEDO, da Cia dos Gansos de Teatro volta em cartaz em uma curta temporada no Teatro Ivo 60. Produzida por Rafael Cortez (CQC), o texto rendeu a Leonardo Cortez indicações aos prêmios Shell e Cooperativa Paulista de Teatro na categoria de melhor autor, em 2010. A montagem irá representar o Brasil na Quarta Edição do Festival Ibero Americano de Teatro, que acontece a partir do dia 14 de março de 2011 no Memorial da América Latina e foi selecionada para o Projeto Viagem Teatral do SESI. A direção é de Marcelo Lazzaratto.



Rua do Medo retrata com humor e acidez a paranóia de uma classe média oprimida diante do crescimento galopante da violência urbana que, por sua vez, alimenta o rentável negócio da segurança privada.

O cenário é a casa de Dona Rúbia (Glaucia Libertini), anfitriã de uma reunião restrita de moradores que ainda não se mudaram de uma rua constantemente visitada por assaltantes. A presença da figura do Capitão Tobias (Leonardo Cortez), responsável pela empresa de segurança privada que instalou alarmes, câmeras e portões elétricos nas casas da rua, deflagra um processo incontrolável de revolta entre os participantes da reunião. A raiva de Odila (Mariana Loureiro), uma senhora amarga e aflita depois do recente assalto à sua propriedade, o ressentimento revelado de um certo Assessor de Deputado (Kiko Bertholini), a presença de um delegado de polícia alcoolatra e corruptível (Daniel Dottori) e o destempero de Adonis (Djair Guilherme), filho recém-divorciado de Rúbia, fazem do encontro uma sucessão de situações-limites, que revelarão o caráter deturpado de cada um dos personagens.

A crítica social se fortalece na exposição desses tipos que amparados no desejo de zelar pela própria segurança, justificam atos ignóbeis e irracionais. Um microcosmo social é revelado com as presenças da empregada doméstica Jerusa (Danielle Di Donato) e de seu namorado, acusados de cúmplices no assalto à casa de Dona Odila. A reunião desses personagens na busca de soluções para a problemática da violência que invade a Rua do Medo deflagra embates que revelam um pouporri de mesquinharias, egoísmos, mediocridades e preconceitos, tudo isso em meio à um processo de incomunicabilidade onde, efetivamente, ninguém percebe ninguém.

Para a criação do espetáculo Rua do Medo, Leonardo Cortez retomou a parceria com o encenador e pesquisador Marcelo Lazzaratto, responsável pela direção de sua peça anterior, O Rei dos Urubus (2008). A trilha sonora original é assinada pelo músico, ator e humorista Ricardo Corte Real.



A Cia dos Gansos celebra com Rua do Medo, doze anos de atividade. Foram seis montagens (cinco textos de Leonardo Cortez), diversas temporadas, prêmios e participações em Festivais Nacionais de Teatro, Editais e Projetos como o Viagem Teatral do SESI. Simplicidade estética, valorização do texto e do jogo franco e aberto entre os atores, além da grande ênfase no trabalho de interpretação são marcas do trabalho do grupo.





RUA DO MEDO





Texto: Leonardo Cortez

Direção: Marcelo Lazaratto



Elenco:



Glaucia Libertini

Leonardo Cortez

Djair Guilherme

Danielle Di Donato

Mariana Loureiro

Kiko Bertholini

Daniel Dottori
Temporada: de 2 a 24 de abril Horários: Sábados, às 21h e Domingos, às 20h Preço: R$ 30,00 (meia R$ 15,00) Classificação: 12 anos Duração: 70 minutos Local: Teatro IVO 60 - Rua Teodoro Baima, 78 (vizinho ao Teatro de Arena Eugenio Kusnet) Tel para informações: 9305 2007 Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo Lotação: 40 lugares não tem acesso para deficientes




FICHA TÉCNICA:

TEXTO ORIGINAL: Leonardo Cortez

DIREÇÃO : Marcelo Lazzaratto

TRILHA SONORA ORIGINAL: Ricardo Corte Real

CENÁRIO E ADEREÇOS: Djair Guilherme

PRODUÇÃO EXECUTIVA: Glaucia Libertini

ASSESSORIA DE IMPRENSA: Flavia Fusco

Nenhum comentário: