quinta-feira, 28 de abril de 2011

Evento -FCC inicia circuito de oficinas de arte

FCC inicia circuito de oficinas de arte nos bairros





Doze projetos financiados pelo Fundo Municipal da Cultura, da Prefeitura de Curitiba, garantem até novembro de 2012 a realização de oficinas e mostras de arte em todas as regiões da cidade. Os projetos foram selecionados por meio do edital Circuito de Arte e Cultura, que faz parte das iniciativas da Fundação Cultural de Curitiba para descentralizar as ações culturais.

As primeiras oficinas tiveram início neste mês de abril e prosseguem até o final de junho. Nas regionais de Santa Felicidade, Boa Vista e Cajuru está sendo realizada a oficina “O canto por todo o canto”, com orientação da cantora Ana Paula Cascardo. Com aulas teóricas e práticas de técnica e interpretação vocal, esse curso intensivo de canto é voltado para o público adulto (maiores de 17 anos), com o objetivo de favorecer o desenvolvimento pessoal e despertar os talentos existentes na comunidade.

No Boqueirão, Bairro Novo e Pinheirinho acontece a oficina “Grupo Zimba e a prática da capoeira de angola”. Um dos grupos mais atuantes em Curitiba, o Zimba está ensinando crianças de 7 a 12 anos a praticar a capoeira e a valorizar essa importante manifestação da cultura afro-brasileira. Os quatro integrantes do grupo atuam como instrutores, trabalhando com as crianças todos os movimentos e a música da capoeira, inclusive o uso do berimbau e dos outros instrumentos que compõem o ritual.

O Portão, CIC e Regional Matriz promovem a oficina “Poesia no Muro”, outro canal de expressão artística, poética e visual que se abre para a comunidade. Voltada para jovens de 13 a 17 anos, esse curso explora as possibilidades da literatura, do grafite e da pintura mural, tendo como palco o espaço urbano. Dessa forma, os orientadores Juliana Luz e Fernando Rosembaum estimulam a expressão juvenil e principalmente criam a consciência dos participantes em relação ao seu entorno e ao seu bairro.

A partir de julho novas oficinas ingressam no circuito, de forma que até o final do próximo ano as regionais recebam todos os doze projetos selecionados, com atividades de diferentes áreas artísticas. Ao todo serão promovidas 324 ações, pois além dos 108 cursos programados os bairros terão os eventos de mobilização que antecedem cada curso, além das mostras e apresentações de alunos ao final das oficinas.

Cada projeto tem duração de três meses. “Este programa da Fundação Cultural tem como foco a formação por meio de oficinas mais completas e contínuas. É preciso um tempo mínimo para criar um ambiente de sensibilização para a arte”, explica Clóvis Severo, coordenador de Teatro da Fundação Cultural de Curitiba.

Severo, que participou da elaboração do edital junto com coordenadores de outras linguagens artísticas e chefes dos núcleos culturais nas regionais, destaca que o programa procurou atender exatamente a demanda das comunidades. “Tivemos aproximadamente um ano de trabalho para chegarmos ao formato mais adequado, ouvindo as necessidades apresentadas pela comunidade e ao mesmo tempo buscando projetos artísticos que pudessem se adaptar a essas demandas”, diz.

As oficinas contemplam diversos segmentos – teatro, música, literatura, folclore e artes visuais. As outras propostas selecionadas e que serão desenvolvidas a partir de julho são “Olho do Boi” (manifestação folclórica), “Jogando e improvisando” (teatro), “A linha e a cor: desenho ou pintura?”, “Caravana: o papel da capoeira”, “Enquadrinho a cidadania” (história em quadrinhos), “Teatro no bairros - um projeto de teatro para adolescentes”, “Caixinha de música e oficina orquestra reciclável” e “Gravura colorida”.

Nenhum comentário: