terça-feira, 26 de abril de 2011

Evento - HOJE - 34 Leituras Íntimas_#4

Veronica Stigger e Leandro Sarmatz desvelam o tema da morte na literatura universal



Na próxima terça-feira, dia 26 de abril, Veronica Stigger e Leandro Sarmatz ocupam o palco da Casa de Francisca na quarta edição do projeto 34 Leituras Íntimas, sarau literário mensal da Editora 34. Para contrapor e complementar a primeira edição do evento, que tratou sobre o amor, os autores propõem uma noite para falar de morte.



Para Veronica, "toda a literatura trata fundamentalmente de dois temas: amor e morte", e como amor foi o tema do primeiro encontro, já está na hora de abordar a morte. A dupla apresentará diferentes abordagens do tema, começando pelo final do conto "Os mortos", de James Joyce, quando o protagonista, Gabriel, se dá conta que estamos todos cercados de mortos. Borges, Kafka, João Cabral, Auster, Stuparich, Brodsky, Roth, Laub, Bellow e Kafka, entre outros, estarão na seleção de trechos da dupla de autores.



Dentro do tema da morte, Leandro pretende tratar a questão dos filhos que velam pelos pais moribundos, a consciência da finitude diante da chegada de uma nova geração, a percepção de que se tornar pai é se alinhar no primeiro lugar para a sucessão em direção ao reino dos mortos. "Enterramos nossos pais e esperamos ser enterrados pelos nossos filhos", diz o autor.



Sobre os autores:



Veronica Stigger nasceu em 1973, em Porto Alegre. Desde 2001, vive em São Paulo. É escritora, professora e crítica de arte. Possui quatro livros publicados: O trágico e outras comédias (Coimbra: Angelus Novus, 2003; Rio de Janeiro: 7Letras, 2004), Gran Cabaret Demenzial (São Paulo: Cosac Naify, 2007), Os anões (São Paulo: Cosac Naify, 2010) e o infantil Dora e o sol (São Paulo: 34, 2010).



Leandro Sarmatz nasceu em Porto Alegre e vive em SP desde 2001. Jornalista e Mestre em Letras pela PUC-RS, é autor de peças teatrais e dos livros Logocausto (Editora da Casa, poemas) e Uma Fome (Record, contos).



Serviço:

34 Leituras Íntimas_#4

com Veronica Stigger e Leandro Sarmatz

Dia 26 de abril, terça-feira, às 21h

Local: Casa de Francisca (Rua José Maria Lisboa, 190)

R$ 19,00

Reservas através do site WWW.casadefrancisca.art.br

Nenhum comentário: