quinta-feira, 14 de abril de 2011

Evento -Musica - Camerata apresenta concerto especial de Páscoa


Camerata apresenta concerto

especial de Páscoa





A Camerata Antiqua de Curitiba apresenta neste fim de semana, na Capela Santa Maria, um concerto especialmente idealizado para o período de Páscoa. Será apresentada a obra Stabat Mater, de Joseph Haydn, compositor do século 18. Carregada de emoção, esta obra é baseada no texto da liturgia católica que fala sobre o sofrimento da Virgem Maria no momento da crucificação de Jesus. O concerto será apresentado sexta-feira (15), às 20h, sábado e domingo (16 e 17), às 18h30.

A regência será do maestro Luiz Otávio Santos, reconhecido violinista da área de música barroca, sua especialidade. Depois de viver quinze anos na Europa, integrando grupos de câmara e orquestras de vários países, Luiz Otávio Santos voltou ao Brasil e atualmente é professor da Escola de Música do Estado de São Paulo e diretor artístico do Festival de Juiz de Fora (MG). Ele continua com sua carreira internacional, realizando recitais, gravando CDs e participando de conjuntos de câmara da Bélgica e França.

Luiz Otávio Santos explica porque escolheu a Stabat Mater de Haydn para este concerto, uma vez que o poema foi musicado por muitos compositores, como Vivaldi, Rossini, Pergolesi, Scarlatti, entre outros. De acordo com o regente, esta é uma das composições de Haydn pouco executadas, tanto que a Camerata fará a sua primeira audição no Brasil. “É uma obra-prima, maravilhosa, que merece ser mais conhecida. Além disso, a sua instrumentação cai como uma luva para a Camerata de Curitiba”, afirma o maestro.

A participação de um quarteto vocal é uma das características da versão escrita por Haydn. Neste concerto, o quarteto é formado por Marília Vargas (soprano), Ariadne Oliveira (mezzo soprano), Sidney Gomes (tenor) e Fernando Klemann (baixo), todos destacados cantores da música lírica no Brasil. A participação dos solistas garante um concerto emocionante. “O Stabat Mater é um texto litúrgico dolorido, que contém um material dramático muito interessante para os compositores. Haydn soube explorá-lo muito bem”, explica Luiz Otávio.

O quarteto vocal junta-se ao coro e aos instrumentistas da Camerata, grupo curitibano mantido pela Prefeitura de Curitiba, cujo trabalho, dirigido pelo maestro Wagner Polistchuk, é reconhecido em todo o país. A história da Camerata tem mais de 35 anos, tempo em que se consolidou como um dos mais importantes da área de música erudita. A Camerata carrega em seu currículo oito elepês, seis CDs gravados e mais de mil apresentações no Brasil e exterior.

“A Camerata é um conjunto prestigioso, não só pela sua longevidade, que já é motivo de muito respeito, mas também pelo seu repertório. Sua longa trajetória pela música barroca e clássica faz dela um grupo único no país”, diz o maestro Luiz Otávio Santos. O concerto deste fim de semana tem aproximadamente uma hora de duração.



Serviço: Camerata Antiqua de Curitiba – Stabat Mater, de Joseph Haydn, com regência do maestro Luiz Otávio Santos. Solistas: Marília Vargas, Ariadne Oliveira, Sidney Gomes e Fernando Klemann Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro) Datas e horários: dia 15 de abril (sexta-feira), às 20h; dias 16 e 17 de abril (sábado e domingo), às 18h30. Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada).

Nenhum comentário: