sexta-feira, 22 de abril de 2011

EVENTO - Música Silvério Pessoa e Italo Pay e a Zabumba Mundi

A CAIXA Cultural Curitiba reúne Silvério Pessoa e Italo Pay e a Zabumba Mundi



Projeto “Encontros Pernambucanos” celebra as várias faces da cultura nordestina





O Teatro da CAIXA apresenta o projeto Encontros Pernambucanos, de 29 de abril a 01 de maio. O projeto celebra a música dos canaviais promovendo neste show o encontro de dois artistas nascidos na Zona da Mata pernambucana: Silvério Pessoa e Italo Pay com a Zabumba Mundi. Os artistas percorreram caminhos diferentes e agora se encontram para um show inédito. A primeira edição do projeto Encontros Pernambucanos, idealizado por Ederlan Fábio, contou com Geraldo Azevedo, Isaar e a Orquestra 28 de junho e foi apresentado no Rio de Janeiro no Teatro Nelson Rodrigues da Caixa Cultural.



Silvério Pessoa e Ítalo Pay e a Zabumba Mundi apresentam uma música recheada de reinvenções, tragadas das fontes mais puras da Zona da Mata pernambucana, terra dos famosos maracatus, cocos de roda, emboladores e forrozeiros. Cada um, com sua originalidade, leva ao público shows elaborados e únicos. O encontro vai revelar a magia da Música Popular Brasileira e aguçar os sentidos dos seus espectadores para uma viagem musical.



Ítalo Pay e a Zabumba Mundi



Ítalo Pay nasceu no município de Goiana, em Pernambuco. Concluiu Licenciatura em Música na UFPE e estudou por seis anos no Conservatório Pernambucano de Música, flauta transversal. Mudou-se para o Rio de Janeiro para fazer mestrado em musicologia no Conservatório Brasileiro de Música e ficou por 18 anos, tendo a oportunidade de tocar com artistas da MPB, fazer música instrumental, cantar e tocar flauta e saxofone nas noites cariocas.



Há seis anos vem desenvolvendo um trabalho musical em sua cidade natal com a Banda Zabumba Mundi, que possui a seguinte formação: Ítalo Pay, Guilherme Milagres, Van Silva, Pato Jr., Lú Oliveira, Leandro Silva e Vagalume. A música de Ítalo Pay e a Zabumba Mundi é fruto de um trabalho de pesquisa musical de dez anos. O grupo vem mostrando uma nova roupagem sem deixar de lado a cultura nordestina, inspirado principalmente no ritmo do xaxado, do xote e do samba, marcados pela forte pulsação dos zabumbas. Tem conquistado a atenção do público por sua originalidade na forma de tocar, seus timbres, seus ritmos, seus arranjos e composições musicais.



Silvério Pessoa



Natural de Carpina, Pernambuco, Silvério Pessoa sempre buscou em seus trabalhos dar um tratamento contemporâneo às referências do cancioneiro popular da Zona da Mata, Agreste e Sertão do estado, com o cuidado de não descaracterizá-las. Rock, hip-hop, punk e intervenções eletrônicas são algumas sonoridades absorvidas pelas tradições e refletidas num trabalho que sai do interior de Pernambuco e conquista ouvintes do mundo todo.



Desde 2003, quando deu início a uma série de turnês com o trabalho solo, Silvério mantém uma agenda anual com temporadas no exterior, tendo como base a França. Nesses anos, tem participado de importantes Festivais como Sfinks Festival e Esperanzah (Bélgica), Roskilde (Dinamarca), Paleo (Suíça), Festival de Sines (Portugal), dentre tantos, expandindo também para outros continentes, como a participação em um dos maiores eventos musicais, o Rainforest Festival, na Ilha de Borneo (Malásia), e a realização de dois shows em Tóquio (Japão). Em 2008, Silvério lançou pela editora Bagaço o livro “Nômade”, uma versão impressa do blog que mantém, com comentários sobre turnês, viagens, encontros e curiosidades.



Ficha Técnica



Idealização – Ederlan Fábio

Voz, Violão e Efeitos: Silvério Pessoa

Violão e Guitarra: Thiago Hoover

Bateria: Ricardo Fraga

Acordeon e Escaleta: André Julião

Voz e Flauta: Ítalo Pay

Guitarra: Guilherme Milagres

Guitarra: Van Silva

Baixo: Pato Jr.

Zabumba: Lu Oliveira

Zabumba: Leandro Silva

Caixa e Pratos : Vagalume

Duração: 90 minutos



Serviço



Música: Encontros Pernambucanos – Silvério Pessoa e Ítalo Pay e a Zabumba Mundi

Local: Teatro da CAIXA – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba/PR

Data: de 29 de abril a 01 de maio

Hora: sexta e sábado 21h e domingo 19h

Ingressos: R$20 e R$10 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)

Bilheteria: (41)2118-5111(de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, as 16 às 19h)

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: