terça-feira, 5 de abril de 2011

Evento - Clube de Xadrez é opção para passar o tempo



Clube de Xadrez é opção para quem quer ter aulas gratuitas ou apenas jogar uma partida nas horas vagas.

É o jogo mais antigo que se conhece no mundo. Quem aprende a ter calma para utilizar as estratégias garante que isso passa a se refletir em outras atitudes do cotidiano. Basta conversar com os praticantes no Clube de Xadrez Erbo Stenzel para perceber que as aulas gratuitas e torneios ajudam a desenvolver a paciência e muito mais. Formado graças a uma parceria entre a Fundação Cultural de Curitiba e a Federação de Xadrez do Paraná, o Clube funciona na revitalizada Galeria Júlio Moreira, ligação entre a Praça Tiradentes e o Largo da Ordem. O objetivo é disseminar a prática do xadrez entre as pessoas que estão de passagem pelo centro, no horário de almoço, ou num pequeno intervalo do trabalho.

China, Índia ou península da Arábia. Ninguém saber ao certo onde surgiu o xadrez. O fato é que esse jogo, criado há mais de dois mil anos, auxilia no desenvolvimento mental, nas áreas ligadas à percepção, memória, juízo e também raciocínio. As aulas de xadrez, nos níveis básico e intermediário, são para todas as idades. Nos torneios relâmpagos, que acontecem toda semana, testa-se a flexibilidade da mente. Essa é uma modalidade que trabalha a intuição, já que nos exíguos dez minutos de jogo fica difícil calcular as consequências de várias jogadas. “Nessa hora é preciso pensar somente no que é essencial”, atesta o enxadrista e professor do Clube, Wilson da Silva.

Pedagogo, doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Wilson, além de atender alunos, desenvolve no Clube um trabalho de capacitação para professores de xadrez do ensino regular. A experiência mostra que começar o ensino com todas as peças do jogo pode confundir o aluno no início. A utilização de jogos mais simples atua como coadjuvante no ensino escolar.

O colégio foi o local onde Jorge Brandalize desenvolveu a aptidão para o xadrez. As regras do jogo, aprendeu com o pai, aos 6 anos de idade. Mas, foi agora, aos 17 anos, quando passou a frequentar o Clube de Xadrez que elevou o nível de conhecimento. Nos torneios, já ocupa o terceiro lugar no ranking do Clube. “Melhorei muito. Dei um salto. E quanto mais eu aprendo, mais percebo que preciso aprender. Não tem fim”, diz Jorge que não pretende parar tão cedo de frequentar as aulas. E já está trazendo mais gente para o Clube.

A amiga de Jorge, Juliana Barbosa, 17 anos, gosta dessa atividade praticada mais pelo público masculino. “Eles são maioria, treinam bastante e têm muita tática”, admite Juliana que gosta de jogar com os garotos e reconhece no jogo uma forma de aprendizado para a vida. “Sou mais paciente hoje. Percebo que para resolver alguns problemas é preciso ter estratégia e pensar com calma”. Essa é a maior vitória para o professor Wilson: “o nosso objetivo não é formar campeões. É trabalhar outras dimensões, como a educativa e cultural”.

Serviço:

Clube de Xadrez Erbo Stenzel

Local: Galeria Júlio Moreira, s/n

Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 13h às 19h, e aos domingos, das 9h às 13h.

Gratuito

Informações: 3323-7899

Nenhum comentário: