quinta-feira, 28 de abril de 2011

EVENTOS - Literatura clássica e contemporânea se encontram no Teatro da Caixa







Obras de Voltaire, Ricardo Piglia e David Foster Wallace no projeto EntreMundos





O projeto “EntreMundos – Mundo da Leitura, Leitura do Mundo” levará ao palco do Teatro da Caixa obras de autores de diferentes épocas e continentes. O francês Voltaire, o argentino Ricardo Piglia e o norte-americano David Foster Wallace terão trechos de suas obras lidas no dia 4 de maio, quarta-feira, a partir das 20h. O ingresso é um livro não-didático.



Nesta edição, o diretor Walter Lima Torres é o responsável por comandar as leituras dos livros escolhidos pelo curador Flávio Stein. “Ricardo Piglia e David Foster Wallace estão mais próximos de narrativas, digamos, mais ousadas em relação a Voltaire, que é um autor clássico. Em comum entre todos, pode-se perceber certa brevidade na narrativa, certa capacidade de síntese - cada um à sua maneira. Em todos os casos temos um grande exercício de concisão”, diz o diretor Walter Lima Torres.



Vale lembrar que a leitura de prosas é diferente da atuação de textos dramáticos ou da poesia. “Nesta leitura vamos tentar subtrair ao máximo a presença corporal e física dos participantes. Vamos experimentar a voz em um novo lugar de onde dizer os textos que foram selecionados”, completou Walter. Esse é o desafio que as leitoras selecionadas pelo diretor, Jaqueline Valdívia e Maíra Weber, terão pela frente.



Para ajudar a criar a atmosfera da experiência, o músico Gilson Fukushima irá fazer intervenções sonoras durante o evento, que ainda conta com Caetano Galindo como mediador do debate que segue as leituras. Professor da Universidade Federal do Paraná, Galindo é o tradutor dos textos de Foster Wallace que serão lidos na ocasião.



Autores



Do século 18, Voltaire estará representado pelo livro “Cândido”. Escritor e filósofo, o francês foi um dos pensadores mais influentes do Iluminismo e, com obras sarcásticas e polêmicas, criticou as instituições de seu tempo. Em cerca de 70 publicações, escreveu nos mais variados gêneros literários como poemas, romances, ensaios, obras científicas e históricas.



Já a literatura contemporânea terá dois representantes: David Foster Wallace e Ricardo Piglia. O primeiro tem em seu currículo o aclamado romance “Infinite Jest”, um livro com mais de mil páginas que é considerado um marco da ficção contemporânea. O autor morreu em 2008, aos 46 anos de idade, tendo publicado dois romances e dois livros de contos. Entre eles, um trecho de “Breves Entrevistas com Homens Hediondos” poderá ser acompanhado pelo público durante o evento.



Ricardo Piglia, além de escritor, é crítico literário e professor na Universidade de Buenos Aires e na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Adepto da metaficção, Piglia se encontra no mesmo universo urbano de Jorge Luis Borges e Julio Cortázar. Além de seus nove livros publicados, colaborou com o diretor Hector Babenco no roteiro de “Coração Iluminado”, filme de 1998. Na ocasião, será lido um trecho de sua obra “A Invasão”.



EntreMundos



Depois dos projetos “Brasis: Leituras Plurais” e “XX Narrativas do Século XX”, realizados em 2009 e 2010, neste ano serão dez edições mensais de “EntreMundos - Mundo da Leitura, Leitura do Mundo”. Enquanto nas iniciativas anteriores focou-se na literatura de um determinado período ou de um espaço, a nova versão busca colocar em diálogo obras e autores através do tempo, tendo a narrativa como fio-condutor.



Nas primeiras edições, realizada em março e abril, foram lidos trechos de Giovanni Bocaccio, Lima Barreto, Mia Couto, Luís Henrique Pellanda, Paulo Venturelli e Assionara Souza. Durante o ano, ainda serão visitados Ítalo Calvino, Julio Cortázar, Miguel de Cervantes, Milan Kundera, Lygia Fagundes Telles, entre muitos outros.



Ficha técnica



Direção: Walter Lima Torres

Leitores: Jaqueline Valdívia, Maíra Weber e Walter Lima Torres

Mediação: Caetano Galindo

Músico convidado: Gilson Fukushima

Curadoria: Flávio Stein

Direção executiva: Leandro Daniel Colombo



Serviço



Literatura: EntreMundos - Mundo da leitura, leitura do mundo – 3ª edição Local: Teatro da CAIXA - Rua Conselheiro Laurindo, 280 - Curitiba/PR Data: 04 de maio Horário: quarta 20h Ingressos: Um livro não didático Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, as 16 às 19h) Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes) www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: