sexta-feira, 15 de abril de 2011

Notícia -Biblioteca no parque, uma experiência aprovada


Biblioteca no parque, uma experiência aprovada pelos curitibanos







Os frequentadores dos parques de Curitiba aprenderam que leitura também é sinônimo de lazer. Durante os meses de verão, ir ao parque aos domingos, emprestar um bom livro e se deixar levar pela leitura foi uma opção de entretenimento para muitos curitibanos. Todos conheceram e aproveitaram o Biblioparque, a unidade móvel de empréstimo gratuito de livros.

O projeto piloto do Biblioparque foi desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba em parceria com a Vivo, com prazo determinado de funcionamento de seis meses. Inaugurado em 17 de outubro de 2010, o equipamento encerra sua temporada no próximo domingo (17), atendendo ao público no Parque São Lourenço. A Fundação Cultural está aberta a novas parcerias para que o Biblioparque retorne às suas atividades.

Os dados relativos ao atendimento mostram o quanto o equipamento fez sucesso entre os curitibanos. Em seis meses, o Biblioparque atendeu 2.835 pessoas, sendo 1.218 crianças. Foram emprestados 433 livros por 250 leitores. As pessoas podiam emprestar o livro para ler no parque e entregá-lo em seguida, ou levar o exemplar para casa, por 21 dias, devolvendo no próprio Biblioparque ou em uma das Casas da Leitura da Fundação Cultural de Curitiba. “O resultado foi surpreendente”, diz o coordenador de Literatura da Fundação Cultural de Curitiba, Mauro Tietz. Segundo ele, mais de 85% dos livros emprestados foram devolvidos sem atraso.

Mauro Tietz destaca o aspecto da inclusão social e da democratização da cultura promovido pelo Biblioparque. O empréstimo é gratuito e sem burocracia. Basta fazer um rápido cadastro com nome e endereço do leitor, mediante apresentação de um documento.

Quem for ao Parque São Lourenço neste fim de semana poderá emprestar livros normalmente e depois devolvê-los em qualquer Casa da Leitura. Junto ao parque, no Centro de Criatividade de Curitiba, funciona nos dias de semana a Casa da Leitura Augusto Stresser.

Novos leitores - No período em que esteve em funcionamento, o Biblioparque conquistou inúmeros leitores. Entre os frequentadores assíduos está a família Cornelius, que descobriu o Biblioparque num dos passeios de bicicleta que faz nos finais de semana. “Frequentar o Biblioparque serviu como aprendizado para meus filhos e sobrinhos. Eles viram que não é preciso comprar para ter acesso aos livros. É possível emprestar, ler, ter cuidado e repassar para outras pessoas”, diz a dentista Elaine Sobieray de Oliveira Cornelius. Os passeios da família começaram a ser programados em função do local onde a biblioteca estaria instalada. “O Biblioparque passou a fazer parte dos nossos projetos de fim de semana. Sinto-me orgulhosa de saber que nossa cidade desenvolve uma iniciativa como essa”, afirma.

O mesmo aconteceu com a analista de suprimentos Walkiria Aparecida de Macedo, que conheceu o Biblioparque e não deixou mais de levar livros para casa. “Peguei dois livros por vez, durante várias semanas. Gostei muito da qualidade das obras”, diz Walkiria. O acervo do Biblioparque é composto de 300 títulos e 900 volumes de uma variada gama de autores da literatura brasileira e estrangeira – Machado de Assis, Guimarães Rosa, Jorge Amado, Isabel Allende, Mario Vargas Llosa e muitos outros. Há também inúmeros títulos de literatura infanto-juvenil.

A estrutura é composta por um veículo movido à energia elétrica e uma estante adaptada para acomodar livros e periódicos. Acompanham o equipamento ombrelones, cadeiras para adultos e crianças, pufs e mesas desmontáveis, que criam uma ambientação apropriada para a leitura. Recentemente, a estrutura itinerante do Biblioparque, desenvolvida pela empresa Komm, ganhou um prêmio internacional de design. Selecionado entre os mais importantes de 2011 na categoria Comunicação, o Biblioparque foi reconhecido pela IF, uma instituição alemã que qualifica há mais de 50 anos o melhor do design mundial.

O Biblioparque integra o programa Curitiba Lê, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba para estimular o gosto dos curitibanos pela leitura. Além desse projeto, outros são desenvolvidos com o mesmo propósito – a Estação da Leitura no Terminal do Pinheirinho, as Casas da Leitura, as oficinas literárias, as rodas de leitura e as contações de histórias para crianças. Todos fazem parte de um conjunto de ações de fomento, difusão e formação que visa aumentar quantitativa e qualitativamente os índices de leitura entre crianças, jovens e adultos.



Serviço:

Biblioparque

Local: Parque São Lourenço

Data e horário: 17 de abril de 2011 (domingo), das 10h às 18h

O equipamento só não funcionará se estiver chovendo.

Nenhum comentário: